Projeto Robótica Educacional

O projeto robótica educacional reuniu neste ano 20 alunos dos sextos aos nonos anos e desenvolveu-se num ambiente de tranquilidade, colaboração e criatividade que valorizou e desafiou a inteligência dos participantes.

Jovens de diferentes anos interagiram entre si na solução de problemas enquanto desenvolviam os projetos escolhidos por eles. Grande foi o avanço no crescimento sócio afetivo e a aquisição de novos conhecimentos e habilidades nos fundamentos da robótica.

O Projeto Robótica Educacional articula-se com a Cultura Maker – o fazer fazendo e, nessa dinâmica, os alunos fortalecem a autoestima e ganham, a cada novo desafio, mais autonomia.

Neste ano, os alunos em nível avançado, desenvolveram o protótipo de uma cadeira de rodas motorizado. Durante o avanço desse projeto eles se colocaram no lugar do outro e sentiram os desafios em ser cadeirante no Brasil.

Para compreender a dimensão desse projeto, os alunos entrevistaram uma colega do nono ano que é cadeirante, além de adquirirem novos conhecimentos em desenho técnico e design; normas da ABNT; estruturas e engrenagens; motores elétricos; conforto e segurança para o portador de necessidades especiais, o grupo refletiu sobre a empatia, solidariedade, alteridade (se colocar no lugar do outro) e direitos civis garantidos pela nossa Constituição Federal para quem tem mobilidade reduzida. Destaco que grande foi o crescimento afetivo e social de todos os envolvidos!

Em novembro recebemos a visita do nosso ex-aluno Murilo Miranda, formando em engenharia mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ele ministrou para o grupo um minicurso sobre a História da Robótica e a Quarta Revolução Industrial. Esta ação educativa ampliou a dimensão do projeto e a participação dos alunos foi imensamente positiva. Para 2020 já estão convidados 4 palestrantes. Destaco, com felicidade, que está em andamento a efetivação de uma parceria entre nossa escola e a Universidade de Mogi das Cruzes para avanço tecnológico do projeto robótica educacional.

O projeto inicia-se às 12 horas e finaliza às 15 horas, porém, os participantes recusam-se a ir embora e pedem-me para ficar até ao final da tarde! Este movimento dos alunos sinaliza o profundo comprometimento deles com o projeto e com nossa escola!

Destaco estes depoimentos dos alunos:

“A robótica é mais que um projeto, faz parte de minha vida! A robótica me desafiou a solucionar problemas sem insultar minha inteligência!” (Gustavo Sousa)

“Eu me sinto ótima no projeto porque foi um jeito de abrir a mente e bater de frente com todas as minhas limitações e meus desafios!” (Geovanna Macedo)

“Eu adquiri muitas habilidades no projeto, consegui interagir muito bem com os alunos de outros anos, fui bem acolhido por todos e o ambiente é muito bom!” (Nicolas Mendonça)

“A robótica é um projeto que proporciona mudanças, desenvolvimento pessoal e novas habilidades.” (Miguel Cambuí)

“Com os desafios da robótica tenho observado que minha criatividade aumentou e agora desempenho melhor as rotinas diárias. Agradeço ao professor Pascarelli que nos proporcionou uma oportunidade de nos ajudar a subir na vida.” (Enrique Ferraz)

“O Projeto Robótica Educacional tem me ajudado a desenvolver minha capacidade mental, tem sido uma coisa inovadora. O professor Pascarelli nos ajuda a perceber fatos surpreendentes sobre a vida. Precisamos ampliar o tempo do projeto e ter mais recursos tecnológicos.” (Ana Paula Brandão)

“Na robótica tem muitos desafios que nos ajuda a desenvolver nossa capacidade mental. Eu já montei várias coisas, mas o mais desafiador foi o elevador que realizei com uma amiga, pois não tínhamos uma imagem e nem um modelo, tivemos que criar tudo desde o início!” (Carolina Marques)

Diante dos sinceros depoimentos dos alunos; das metas educacionais atingidas; do desenvolvimento sócio afetivo; das novas habilidades e conhecimento tecnológico adquiridos pelos alunos e a possibilidade de parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes; solicitamos a continuidade do projeto para 2020.


Projeto desenvolvido na EMEF ANÁLIA FRANCO BASTOS – SP .

Autoria Prof. Nelson Pascarelli Filho

Consultor Científico-Educacional. Conferencista. Escritor da FTD e Publit. 18 livros didáticos publicados e adotados em nível nacional.Pós-Graduado em Microbiologia, Pedagogia Hospitalar, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Bacharel em Filosofia e Psicologia. Licenciado em Pedagogia, Biologia, Ciências e Matemática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *