Projeto os três porquinhos

Atualizado de acordo com a BNCC

Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Competências:

  • Envolver os alunos em um trabalho de produção à leitura e à escrita, valorizando seus conhecimentos prévios e ampliando o repertório cultural.
  • Trocar opiniões, argumentar e discutir interpretações sobre aspectos do conto.
  • Criar um ambiente favorável e convidativo de imersão a leitura e releitura do conto utilizando diferentes linguagens.

1ª atividade: Propor que os alunos assistam ao filme:

 

 

Aula 1 – Reconto e interpretação

Habilidades:

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

 Desenvolvimento:

1)- Após o filme, em uma roda de conversas, propor o reconto oral da história através das perguntas:

  • Qual é o nome da história?
  • Quais são os personagens desta história?
  • Onde a história se passa?
  • Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?
  • Qual seu personagem preferido?
  • Qual a parte da história que você mais gosta?
  • Quais as diferenças da história contada através do livro para a história contada no filme?

2)- Lançar o desafio do desenho orientado:

  • Desenhe uma casa bem grande
  • Coloque a porta do lado esquerdo da casa
  • Faça uma janela grande em cima, do lado direito
  • Pinte a janela com a cor azul
  • Pinte a porta com a cor vermelha
  • Faça uma janela pequena do lado esquerdo, no meio da casa
  • Pinte a casa com a sua cor preferida
  • Desenhe 7 flores ao redor da casa
  • Desenhe o porquinho ao lado da casa
  • Desenhe o lobo atrás da casa com umas orelhas bem grandes

Aula 2: Canção e habilidade socioemocional

Habilidades:

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Desenvolvimento:

  • Propor que os alunos ouçam a história contada e cantada:

  • Cantar animadamente o refrão com as crianças: “Quem tem medo do lobo mau…” Se possível utilizar algum recurso como chocalhos, por exemplo.

Conversar com as crianças que na cidade não encontramos “lobos” mas podemos encontrar outras coisas que dão medo.

Sondar:

  • Sentimos medo de que?

Permitir que as crianças se expressem, mas sem forçar aqueles que porventura não se sintam à vontade.

  • Lançar a pergunta: O que você faz quando sente medo?
  • Listar juntamente com os alunos atitudes positivas para encarar o medo.

Faça download da atividade sistematizada.


Gostou? Quer o e-book com o projeto completo? São 13 aulas + atividades sistematizadas.

Adquira já o seu exemplar!  Para saber mais entre em contato pelo WhatsApp: (21) 98652-7021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *