Projeto Olimpíadas

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.

Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

Através da prática desportiva  é possível integrar as áreas de estudo, mostrando e fazendo com que a criança se desenvolva melhor.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

História e Geografia:
  • Pesquisar a origem do esporte preferido por cada um ou por grupos, relacionando-a com a história do País.
  • Localização e representação gráfica dos países que irão participar das Olimpíadas, bem como do local que irá sediar os jogos.
  • Conhecer um pouco sobre cada país participante do evento. Buscar informações socioculturais e políticas, características geo­gráficas, tais como: fuso-horário, população, clima, posição eco­nômica e política em relação ao resto do mundo, fronteiras, línguas faladas, etc.
  • Relacionar as contribuições do país que sediará o evento com nossa cultura.
  • Retrospectiva: construir linhas do tempo: com a histórias das Olimpíadas, com a participação dos diferentes países nesta.
  • Levantamento dos espaços – públicos e privados – usados para a prática de esportes na vizinhança da escola.
  • Acompanhar a agenda do evento e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
  • Meios de comunicação e meios de transporte. Como assistir de perto as olimpíadas?
Matemática:
  • Pesquisar e construir uma reta numerada, constando todos os anos em que ocorreram Olimpíadas.
  • Pesquisar e calcular: a média de idade, de peso e altura dos jogadores brasileiros, o número de países e de jogadores que irão participar do evento. Tentar encontrar o resultado por caminhos diferentes.
  • Construção de gráficos e tabelas para avaliar a evolução dos times.
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas – que podem ser reproduzidas em maquetes.
  • Construir agenda e tabela dos jogos. Analisar datas, horários e resultados das partidas.
  • Cálculos de distâncias entre cidade sede das Olimpíadas ou entre países.
  • Horário dos jogos. Tempo de um para outro jogo.
Ciências:
  • Investigação: como a prática esportiva se relaciona com a saúde do indivíduo? A questão central a ser debatida é a relação esporte/corpo/mente.
  • Conceito de velocidade e movimento (Física);
  • Substâncias químicas: drogas, estimulantes, aliviadores de dor, exames antidopping, (Química);
  • Acidentes/socorros: quebraduras, músculos e nervos, cãibras, como são tratados?
  • Aspectos psicobiológicos: concentração, percepção, preparação física, alimentação, cigarro, sexo, bebidas e estimulantes utilizados pelos jogadores.
  • Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportada por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
  • Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
  • A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
  • O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.
  • Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.
  • Reação do corpo em climas diferentes.
  • Animais e vegetais característicos em outros países.
  • Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).
  • Água em outros países (preocupação mundial).
  • Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura.
  • Destino do lixo e outros materiais.
Língua Portuguesa:
  • Linguagem oral: coletar, ler e contar para os colegas notícias esportivas de sua cidade, estado, país e mundo. Discutir algumas opiniões polêmicas de jornalistas: aproveitar para distinguir fatos de opiniões. E também um bom momento de se fazer uma pesquisa de opinião, definindo-se a informação a ser buscada, por exemplo: qual o esporte preferido de cada um? ou “o Brasil ganhará quantas medalhas nos jogos olímpicos?” Os alunos, em grupo ou individualmente, perguntam aos colegas das outras classes, aos traba­lhadores da escola ou a um outro grupo de pessoas. Anotam, sistematizam, fazem os gráficos (com a ajuda do professor de Matemática) e publicam os resultados.
  • Produção de textos diversos, como: contos, crônicas, “casos” sobre esportes diversos, histórias em quadrinhos, relatos, poesias, etc.
  • Sistematizar por escrito conclusão final ou relatório das atividades do ciclo de estudos, como textos para o jornal, blog ou site da escola.
  • Língua escrita: vocabulário e ortografia – glossário de termos esportivos, levantamento dos termos e ten­tativa de defini-los; organização em ordem alfabética, consulta ao dicionário para melhorar as explicações (se necessário), publicação do mesmo. Levantamento das palavras inglesas que fazem parte do vocabulário esportivo. Construção de frases e pequenos textos, utilizando-as.
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
  • Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
  • O Hino Nacional: trabalhar a letra do hino, interpretando-a, enfatizando as palavras que as pessoas mais erram, pesquisando no dicionário o significado das palavras desconhecidas da classe.
  • Organização de listas de nomes comuns no esporte, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnicos  e demais personalidades; lista de cores das bandeiras; lista dos continentes; dos países que jogarão com o Brasil; dos países que já sediaram os jogos olímpicos.
  • Leitura de noticiários diários e de textos jornalísticos, revistas, livros, poemas, etc.
  • Leitura e interpretação de imagens – produção de textos coletivos com base nas mesmas.
  • Fazer paralelos entre características dos diferentes povos.
  • Sistematizar os passos do projeto no álbum ou portfólio da classe. Organizar as informações por categoria. Coletivamente, a turma discutirá se o material deve ser incluído na categoria sugerida pelo grupo. A turma também selecionará os materiais que são interessantes para constar no livro, separando os que são redundantes. Este será o momento em que a escrita poderá ser muito explorada. Devemos aproveitar todos os motivos para se escrever.
  • A reescrita também é um bom recurso. E importante que o álbum seja “escrito” pelos alunos, com suas letras e palavras. Cada grupo poderá ficar responsável por um tema, após  releituras das informações, o grupo irá reescrever o que há de mais importante para constar no álbum.
  • Outro tipo de texto bom para ser trabalhado, é legenda de fotos ou ilustrações. Pode-se criar além do álbum uma revista fotográfica sobre o tema.
  • Informações ouvidas em rádios e TV poderão ser transformadas em pequenos textos. Os textos devem ser revisados em grupo e coletivamente até chegarem a forma final.
  • Pesquisar biografias de personalidades esportivas.
  • Debate sobre regras dos jogos, as que os jogadores são submetidos e fazer um paralelo das que devemos assumir na escola.
  • Criar slogans, músicas e gritos de guerra para os jogos.
  • Redigir cartas e bilhetes aos jogadores brasileiros , dos times adversários, aos técnicos, etc.
  • Descrição dos jogadores através da oralidade, da escrita e do desenho.
  • Realizar relatórios e resenhas dos jogos.

E A SUA SUGESTÃO, QUAL É?


Profª Paty Fonte – Consultora e conferencista educacional. Especialista em Educação Infantil e Pedagogia de Projetos. Escritora, autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos; Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice; Competências Socioemocionais na escola, todos publicados pela WAK Editora. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net.br

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