Projeto Olimpíadas
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.
Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.
Através da prática desportiva é possível integrar as áreas de estudo, mostrando e fazendo com que a criança se desenvolva melhor.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
História e Geografia:
- Pesquisar a origem do esporte preferido por cada um ou por grupos, relacionando-a com a história do País.
- Localização e representação gráfica dos países que irão participar das Olimpíadas, bem como do local que irá sediar os jogos.
- Conhecer um pouco sobre cada país participante do evento. Buscar informações socioculturais e políticas, características geográficas, tais como: fuso-horário, população, clima, posição econômica e política em relação ao resto do mundo, fronteiras, línguas faladas, etc.
- Relacionar as contribuições do país que sediará o evento com nossa cultura.
- Retrospectiva: construir linhas do tempo: com a histórias das Olimpíadas, com a participação dos diferentes países nesta.
- Levantamento dos espaços – públicos e privados – usados para a prática de esportes na vizinhança da escola.
- Acompanhar a agenda do evento e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
- Meios de comunicação e meios de transporte. Como assistir de perto as olimpíadas?
Matemática:
- Pesquisar e construir uma reta numerada, constando todos os anos em que ocorreram Olimpíadas.
- Pesquisar e calcular: a média de idade, de peso e altura dos jogadores brasileiros, o número de países e de jogadores que irão participar do evento. Tentar encontrar o resultado por caminhos diferentes.
- Construção de gráficos e tabelas para avaliar a evolução dos times.
- Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas – que podem ser reproduzidas em maquetes.
- Construir agenda e tabela dos jogos. Analisar datas, horários e resultados das partidas.
- Cálculos de distâncias entre cidade sede das Olimpíadas ou entre países.
- Horário dos jogos. Tempo de um para outro jogo.
Ciências:
- Investigação: como a prática esportiva se relaciona com a saúde do indivíduo? A questão central a ser debatida é a relação esporte/corpo/mente.
- Conceito de velocidade e movimento (Física);
- Substâncias químicas: drogas, estimulantes, aliviadores de dor, exames antidopping, (Química);
- Acidentes/socorros: quebraduras, músculos e nervos, cãibras, como são tratados?
- Aspectos psicobiológicos: concentração, percepção, preparação física, alimentação, cigarro, sexo, bebidas e estimulantes utilizados pelos jogadores.
- Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportada por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
- Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
- Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
- A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
- O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.
- Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.
- Reação do corpo em climas diferentes.
- Animais e vegetais característicos em outros países.
- Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).
- Água em outros países (preocupação mundial).
- Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura.
- Destino do lixo e outros materiais.
Língua Portuguesa:
- Linguagem oral: coletar, ler e contar para os colegas notícias esportivas de sua cidade, estado, país e mundo. Discutir algumas opiniões polêmicas de jornalistas: aproveitar para distinguir fatos de opiniões. E também um bom momento de se fazer uma pesquisa de opinião, definindo-se a informação a ser buscada, por exemplo: qual o esporte preferido de cada um? ou “o Brasil ganhará quantas medalhas nos jogos olímpicos?” Os alunos, em grupo ou individualmente, perguntam aos colegas das outras classes, aos trabalhadores da escola ou a um outro grupo de pessoas. Anotam, sistematizam, fazem os gráficos (com a ajuda do professor de Matemática) e publicam os resultados.
- Produção de textos diversos, como: contos, crônicas, “casos” sobre esportes diversos, histórias em quadrinhos, relatos, poesias, etc.
- Sistematizar por escrito conclusão final ou relatório das atividades do ciclo de estudos, como textos para o jornal, blog ou site da escola.
- Língua escrita: vocabulário e ortografia – glossário de termos esportivos, levantamento dos termos e tentativa de defini-los; organização em ordem alfabética, consulta ao dicionário para melhorar as explicações (se necessário), publicação do mesmo. Levantamento das palavras inglesas que fazem parte do vocabulário esportivo. Construção de frases e pequenos textos, utilizando-as.
- Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
- Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
- O Hino Nacional: trabalhar a letra do hino, interpretando-a, enfatizando as palavras que as pessoas mais erram, pesquisando no dicionário o significado das palavras desconhecidas da classe.
- Organização de listas de nomes comuns no esporte, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnicos e demais personalidades; lista de cores das bandeiras; lista dos continentes; dos países que jogarão com o Brasil; dos países que já sediaram os jogos olímpicos.
- Leitura de noticiários diários e de textos jornalísticos, revistas, livros, poemas, etc.
- Leitura e interpretação de imagens – produção de textos coletivos com base nas mesmas.
- Fazer paralelos entre características dos diferentes povos.
- Sistematizar os passos do projeto no álbum ou portfólio da classe. Organizar as informações por categoria. Coletivamente, a turma discutirá se o material deve ser incluído na categoria sugerida pelo grupo. A turma também selecionará os materiais que são interessantes para constar no livro, separando os que são redundantes. Este será o momento em que a escrita poderá ser muito explorada. Devemos aproveitar todos os motivos para se escrever.
- A reescrita também é um bom recurso. E importante que o álbum seja “escrito” pelos alunos, com suas letras e palavras. Cada grupo poderá ficar responsável por um tema, após releituras das informações, o grupo irá reescrever o que há de mais importante para constar no álbum.
- Outro tipo de texto bom para ser trabalhado, é legenda de fotos ou ilustrações. Pode-se criar além do álbum uma revista fotográfica sobre o tema.
- Informações ouvidas em rádios e TV poderão ser transformadas em pequenos textos. Os textos devem ser revisados em grupo e coletivamente até chegarem a forma final.
- Pesquisar biografias de personalidades esportivas.
- Debate sobre regras dos jogos, as que os jogadores são submetidos e fazer um paralelo das que devemos assumir na escola.
- Criar slogans, músicas e gritos de guerra para os jogos.
- Redigir cartas e bilhetes aos jogadores brasileiros , dos times adversários, aos técnicos, etc.
- Descrição dos jogadores através da oralidade, da escrita e do desenho.
- Realizar relatórios e resenhas dos jogos.
E A SUA SUGESTÃO, QUAL É?
Profª Paty Fonte – Consultora e conferencista educacional. Especialista em Educação Infantil e Pedagogia de Projetos. Escritora, autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos; Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice; Competências Socioemocionais na escola, todos publicados pela WAK Editora. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net.br