Projeto no mundo mágico de Harry Potter
Quando a escritora escocesa J.K. Rowlling criou o personagem Harry Potter, não poderia nem sequer imaginar a dimensão que sua obra ganharia. As vendas em mais de 200 países superaram a marca de 33 milhões de cópias. Segundo a própria autora, o livro deveria ser uma obra para leitura infanto-juvenil, mas alguma coisa aconteceu e a história acabou “estourando” entre as mais variadas faixas etárias. Há mais de 20 anos a série ainda é um enorme sucesso. Aproveitando isso a professora mineira Jessica W. S. Costa desenvolveu com sua classe um projeto sobre o tema.
Nada melhor para despertar o interesse pela leitura, criando o prazer e o hábito de ler, do que uma série de sucesso consagrada como Harry Potter. Parabenizamos a ousadia da professora que não temeu em inovar e desenvolveu atividades bem interessantes com sua classe do 2º ano do Ensino Fundamental.
“O mundo do faz de conta é mágico. Toda criança tem necessidade de fazer parte dele.”
Quando brinca, imagina e cria, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. É necessário que a escola possibilite o espaço e o tempo, que sejam os elementos mediadores das interações das crianças com os objetos de conhecimento. (Justificativa do projeto elaborado por Jéssica Costa)
Dentre os objetivos definidos pela professora destacamos:
Entre os conceituais:
- Identificar os nomes e as características dos personagens;
- Comparar os personagens;
- Ampliar o vocabulário;
- Ler e interpretar imagens;
- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para o amigo.
Entre os Procedimentais:
- Produzir trabalhos artísticos;
- Explorar textos a partir do autoconhecimento;
- Coletar dados por meio de entrevistas;
- Desenvolver a capacidade criadora;
- Fabricar um jornal.
Entre os Atitudinais:
- Respeitar e valorizar o próximo;
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Apresentar atitudes de colaboração;
- Desenvolver o autoconhecimento;
- Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
- Confrontar realidade e fantasia.
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que não da forma
convencional; - Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força,
velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo; - Realizar movimentos para desenvolver a motricidade;
- Respeitar regras estabelecidas.
Durante o projeto a professora contextualizou as atividades integrando as áreas de estudo: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes visuais, Música e Movimento.
Seguem as etapas que foram cuidadosamente planejadas e garantiram o êxito na avaliação final:
1- Organizar as crianças em roda. Apresentar a sala toda transformada em um castelo. Conversar sobre o nosso projeto. Pedir que as crianças falem o que sabem sobre os personagens da história.
2- Confeccionar as vestes, as varinhas, os chapéus e providenciar a pena mágica (colar no lápis de escrever). A criança escolherá um animal de estimação e dará um nome a ele (aranha, rato, morcego, sapo)
3- Na roda de conversas, selecionar as casas que as crianças ficarão, Sonserina ou Grifinória, fechar os olhos e pousar o chapéu seletor na cabeça de cada criança e dizer o nome da casa.
4- Combinar a pontuação que será distribuída conforme os combinados. Montar um painel e deixar exposto na sala. Junto com ele colocar um cartaz com os nomes das casas, para que todos os dias os pontos sejam marcados.
5- Montar com o alfabeto móvel os nomes: Harry Potter, Hermione, Rony.
6- Na quadra combinar as regras do quadribol.
7- Registrar sempre os jogos de quadribol, dando um maior enfoque ao placar. A casa vencedora do dia ganhará pontos.
8- Montar o cantinho das poções, onde faremos quatro poções:
Poção da amizade-gelatina amarela e água
Poção da obediência-gelatina verde e água
Poção da sabedoria-gelatina azul e água
Poção do amor-gelatina vermelha e água
As crianças ganham pontos para as casas quando completam as poções.
9- Registrar através de cópia e desenho as poções, quinzenalmente.
10- Nos dias do projeto, para entrarem na sala, as crianças formam uma fila, pegam um papelzinho e leem a palavra escrita, essa será a senha do dia. Quem conseguir ler, ganha pontos para a casa.
11- Fabricar com as crianças um livro gigante sobre suas aventuras no mundo de Harry Potter. O livro com vinte páginas e individual. Fazer uma ilustração em cada parte da história, trabalhar o livro semanalmente. A participação das crianças na montagem da história é fundamental.
12- Elaborar os símbolos de cada casa, para poder pregar nas vestes.
13- Começar a editar o jornal do Harry Potter. Cada semana escrever uma matéria relacionada a ele. O jornal será dividido da seguinte maneira: editorial, texto do mês, o país, a cidade, a escola, entrevista do mês, notícias esportivas, curiosidades, classificados, divirta-se. Cada criança terá o seu jornal.
14- Registrar através da escrita espontânea, detalhes de cada casa. Ex: fundador, bruxo chefe, bruxos famosos, etc.
15- Dar significados a algumas palavras mágicas (espelho ojesed, capa da invisibilidade, revelador, moedas de leprechauns, bisbilhoscópio, vira tempo, poção redutora, berrador, noitibus, lembrol, onióculos, pó de flu, penseira e poção polissuco).
16- Fazer um questionário com algumas perguntas a respeito do Harry Potter, as crianças marcarão um X na resposta correta.
17- Toda semana uma criança de cada casa, irá somar ou diminuir os pontos utilizando material concreto. Escrever o resultado e expor no cartaz. A casa que vencer no final do projeto, receberá um prêmio.
18- Confeccionar com as crianças um castelo gigante de sucata individual.
“Trabalhar com projetos é uma experiência fascinante, por envolver todos os alunos e surpreendente por trazer embutido o inesperado. Através dos projetos podemos reafirmar que não existem verdades únicas e absolutas. Os projetos buscam romper o cotidiano monótono das salas de aula e apresentam uma nova visão dos métodos de ensino e aprendizagem em sala de aula, numa nova concepção transdisciplinar.”
Autoria do Projeto – Profª Jessica W. S. Costa