Projeto Malala

A paquistanesa Malala Yousafzai queria apenas que ela e suas colegas tivessem o direito de estudar, o que, em seu país, é proibido para meninas. No Paquistão, menos de metade das meninas frequenta a escola, segundo um relatório da ONU. Mesmo perseguida, ela não se calou e nem desistiu de sua luta. Chegou a sobreviver a um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Malala Yousafzai foi a vencedora do Nobel da Paz 2014. Aos 17 anos, ela é a mais nova a ganhar o prêmio.

E a história de Malala inspirou a professora Raphaella Marques (que trabalha na Rede Municipal de Ensino no Rio de Janeiro) a desenvolver um projeto com sua classe do 3º ano do Ensino Fundamental. Confira as ideias de fundamentaram o trabalho.

Por que conversar sobre a Malala com as crianças?

Malala é uma menina ativista mais influente no mundo da atualidade, que busca a valorização da educação e o pleno acesso das crianças às escolas.

A sua história de vida é capaz de nos sensibilizar e perceber que vivemos realidades culturais bem distintas, mas que buscamos os mesmos ideais para os nossos alunos, uma vez que eles já possuem a oportunidade e liberdade para transformarem suas vidas, bem diferente da realidade de Malala, pois seus direitos já foram conquistados, porém, ainda precisam se apropriar dos mesmos.

Apresentar Malala é um ponto de partida para sinalizarmos os direitos já adquiridos pela Legislação Brasileira e Unesco e darmos autonomia e voz para os alunos expressarem seus sonhos e ideias sobre a vida.

Enquanto a escola será o espaço que tentará por meio dessa ação cumprir o seu papel político e social de conscientizar e mobilizar os alunos para além das salas de aula.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

1º momento “DIÁLOGO”:

1- Explorar inicialmente a imagem da Malala, sem dizer quem é.

Perguntar se alguém conhece esta menina? Sobre a vestimenta? Em que região do mundo se usa? E por que usa?

2- Apresentar a Malala, contar onde morou, a sua religião, quem é ela, a sua importância mundial, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz ( sempre explorando os nomes Malala, Paquistão, islamismo, luta, educação).

3- Explorar o discurso da Malala na Unesco , sinalizando as palavras “chaves” que representam a luta pela igualdade e oportunidade de escola e educação para todas as crianças e principalmente, para as meninas. (educação, crianças, livros, mundo, caneta).

4- Localizar geograficamente comparando o Brasil e o Paquistão.

5- Localizar a cidade que morava – Mingora. Comparar que vivemos na cidade chamada Rio de Janeiro.

6- Cultura: religião – islamismo – Alá – Alcoorão – Maomé (pode fazer comparação citando que no Brasil temos o Cristianismo, catolicismo/evangélicos, Deus, Bíblia).

7- Sinalizar que as mulheres e as meninas dessa região precisam usar um véu ao sair de casa e em outros lugares precisam usar uma burca. E perguntar como as pessoas se vestem no RJ.

8– Explicar que o Talibã é um grupo político de homens que atuam nessa região que querem tomar conta do local. Dizer que esse grupo de homens não permitem que as meninas estudem e que as mulheres trabalhem e saiam de casa. E que esse grupo castigou a Malala. E sinalizar que isso não acontece com mulheres e meninas do Brasil.

9- Relatar que Malala saiu do hospital, ganhou o Prêmio Nobel da Paz (dizer que é um prêmio mais importante do mundo) e hoje estuda na Inglaterra, que viaja pelo mundo lutando pelos direitos das crianças e o direito à educação.

10- No dia do seu aniversário, 12 de julho, inaugurou uma escola que tem o seu nome só para meninas.

11- Apresentar os direitos das crianças e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Explicar que no Brasil as crianças têm oportunidade de estudar numa escola, ninguém proíbe e que as meninas podem estudar em igualdade com os meninos.

2º momento “MÃO NA MASSA”:

  • Produção Textual sobre os direitos das crianças e quais outras necessidades das crianças.
  • Confecção de cartazes em grupo sobre os direitos das crianças.
  • Produção Textual: opinião sobre a história de vida da Malala.
  • Confecção de desenhos sobre a história de vida da Malala.
  • Atividade gramatical no caderno sobre as palavras chaves da apresentação.

3º momento “LEITURA E VÍDEO”:

Apresentação de alguns vídeos para contextualização:

  • Menina paquistanesa é baleada
  • Malala se recupera do atentado
  • Malala Yousafzai: “Deus deu-me uma segunda vida”
  • Malala ‘contra-ataca’ Talibã na ONU com “canetas e livros”
  • Sobre a vida e o local (algumas partes foram editadas por conter cenas de violência)
  • Prêmio Nobel da Paz – http://glo.bo/12zqkq0
  • Leitura do livro “Malala- a menina que queria ir para escola”, de Adriana Carranca.

4º MOMENTO “INTERAÇÃO”:

  • Tentar contato com a autora do livro para uma interação via rede social.
  • Tentar contato com a equipe da comunicação da Malala.
  • Assistir o documentário sobre a vida de Malala.

 


PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL TIA CIATA – SME/ RJ EM 2015 PELA PROFESSORA: RAPHAELLA MARQUES DE CARVALHO – www.raphaellamarques.com  PROPOSTA REALIZADA NO 3ºANO DO EF – TURMA:1.302

 

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