Projeto Identidade – Me conhecendo melhor

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.

Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivos:

  • Conhecer a história de seu nome e seu significado;
  • Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
  • Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Identificar fontes históricas sobre sua vida;
  • Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Desenvolver a autoestima;
  • Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
  • Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc.;
  • Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.

Público-alvo:  Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Áreas de estudo:

  • Linguagem
  • Matemática
  • Artes Visuais
  • Música

Recursos:

  • lápis diversos
  • giz de cera
  • canetas coloridas
  • papeis diversos (fichas)
  • tesouras
  • colas
  • internet/computador
  • fotos
  • espelhos
  • rádio/MP3/Datashow

Etapas do Projeto

Linguagem Oral e Escrita:

  • Pesquisa com a família: do significado dos nomes e da história de sua vida.
  • Pesquisa na internet: brasões dos sobrenomes.
  • Pesquisa: significado de cada nome. Cada aluno questionará seus pais e antecessores sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões. Ao trazê-los para a aula faremos observações sobre cada um.
  • Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno. Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão. Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros. Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar. Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno deverá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.

Matemática:

  • Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.
  • Quantos nomes começam com a mesma letra?
  • Quantas letras têm o meu nome? (Colar palitos na quantidade correspondente).

Artes Visuais

  • Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma. Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos. Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo ao questionário.
  • Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo. O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa. Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa!”. Deixe que cada um se surpreenda e permita que se observem com calma.
  • Autorretrato: Baseado na obra de Tarsila do Amaral, cada aluno fará seu autorretrato.
  • Boneca confeccionada para utilizar com as crianças, cada dia uma leva-a para a casa e questiona aos pais sobre seu nascimento.

Musica

  • Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”, de Toquinho.
  • Através da música trabalhar com danças e expressões.

Tempo previsto: Aproximadamente dois meses.

Culminância:

  • Convite aos pais, autoridades e demais turmas.
  • Livros individuais: autobiografia.
  • Coreografia da música: “Gente tem sobrenome”.

Avaliação

No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula. Realizando avaliações ao longo de todo o processo.


Autoria : Adriana Neves, Cintia, Janaina Justino, Rafaela Prosdócimo, Roberta Lousada Dourado, Nayara de Sá e Fabiola. – Estudantes de Pedagogia de Taquaritinga – SP

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