Projeto Identidade – Me conhecendo melhor
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
Objetivos:
- Conhecer a história de seu nome e seu significado;
- Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
- Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
- Desenvolver habilidades sociais;
- Identificar fontes históricas sobre sua vida;
- Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
- Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
- Desenvolver a autoestima;
- Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
- Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc.;
- Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
Público-alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Áreas de estudo:
- Linguagem
- Matemática
- Artes Visuais
- Música
Recursos:
- lápis diversos
- giz de cera
- canetas coloridas
- papeis diversos (fichas)
- tesouras
- colas
- internet/computador
- fotos
- espelhos
- rádio/MP3/Datashow
Etapas do Projeto
Linguagem Oral e Escrita:
- Pesquisa com a família: do significado dos nomes e da história de sua vida.
- Pesquisa na internet: brasões dos sobrenomes.
- Pesquisa: significado de cada nome. Cada aluno questionará seus pais e antecessores sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões. Ao trazê-los para a aula faremos observações sobre cada um.
- Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno. Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão. Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros. Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar. Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno deverá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.
Matemática:
- Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.
- Quantos nomes começam com a mesma letra?
- Quantas letras têm o meu nome? (Colar palitos na quantidade correspondente).
Artes Visuais
- Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma. Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos. Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo ao questionário.
- Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo. O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa. Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa!”. Deixe que cada um se surpreenda e permita que se observem com calma.
- Autorretrato: Baseado na obra de Tarsila do Amaral, cada aluno fará seu autorretrato.
- Boneca confeccionada para utilizar com as crianças, cada dia uma leva-a para a casa e questiona aos pais sobre seu nascimento.
Musica
- Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”, de Toquinho.
- Através da música trabalhar com danças e expressões.
Tempo previsto: Aproximadamente dois meses.
Culminância:
- Convite aos pais, autoridades e demais turmas.
- Livros individuais: autobiografia.
- Coreografia da música: “Gente tem sobrenome”.
Avaliação
No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula. Realizando avaliações ao longo de todo o processo.
Autoria : Adriana Neves, Cintia, Janaina Justino, Rafaela Prosdócimo, Roberta Lousada Dourado, Nayara de Sá e Fabiola. – Estudantes de Pedagogia de Taquaritinga – SP