Projeto Cuidando das pessoas

Desenvolvido em Belo Horizonte – MG – durante todo o ano letivo na turma do Infantil II com dezesseis crianças de dois anos.

Objetivos

O planejamento do projeto visou possibilitar e garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, favorecendo nas crianças a percepção e a incorporação de cuidados importantes com o corpo (desenvolvimento de bons hábitos de higiene e de alimentação) o respeito pelas outras pessoas, sejam elas pais, amigos ou colegas (aprendendo a ouvi-las e tratando-as com educação), e a responsabilidade para com o mundo à nossa volta (animais, plantas, recursos naturais,principalmente a água). Além desses, outros objetivos integrantes da proposta pedagógica foram desenvolvidos durante o trabalho, como: favorecer nas crianças o desenvolvimento da autonomia e do respeito às regras básicas de convívio social; dar, a elas, a oportunidade de brincar (principalmente de faz de conta) e de utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral) ajustadas às várias intenções e situações de comunicação.

Os primeiros momentos do projeto

Para iniciar o projeto “Cuidando das pessoas”, os alunos identificaram através de brincadeiras, as pessoas que fazem parte da turma, fazendo um mural com as fotos de cada uma delas. Muitas brincadeiras e atividades foram realizadas para que as crianças fizessem a distinção entre pessoas, animais e plantas. Paralelamente a esse trabalho, mediu-se a altura de cada criança, que foi registrada num pedaço de barbante pintado com guache e colado abaixo da sua foto no mural da turma, propiciando brincadeiras e atividades envolvendo conceitos de tamanho de pessoas e objetos.

Dando sequência ao trabalho, os alunos adoraram saber que tinham na turma dois colegas que eram irmãos gêmeos. Primeiramente, eles conheceram a família dos dois através de fotos e, depois, observaram cuidadosamente cada um deles, percebendo as semelhanças e diferenças entre eles. Nesse momento, surgiu a ideia de convidar todos os irmãos dos alunos da turma para um lanche em nossa sala. As crianças ficaram empolgadas ao conhecerem os irmãos dos colegas.

Para essa ocasião, prepararam uma deliciosa pipoca feita com a ajuda de todos.

Na semana seguinte, uma surpresa inesquecível: uma boneca, do tamanho das crianças, veio fazer parte da turma, agitando todos. As crianças ficaram eufóricas ao abraçar a nova colega e logo, logo, decidiram fazer uma roda e escolher um nome para ela. O nome escolhido foi Patrícia.

Deste então, Patrícia passou a participar de todas as atividades da turma.

As crianças exploraram as características da mais nova colega e mediram também sua altura, registrando seu tamanho no mural da sala, com barbante abaixo da foto, como cada aluno

havia feito anteriormente. Após uma brincadeira de esconde-esconde realizada no pátio da escola, quando cada criança encontrou a foto de sua família para ser afixada no mural da sala, abaixo da sua foto, as fotos de Patrícia e a de seus pais também foram para o mural.

Em abril, tivemos um dia de visita dos pais dos alunos à escola, o que acontece mensalmente.

Nesse dia, os pais de Patrícia também compareceram à escola na forma de dois bonecos, e as crianças viram que a mãe da Patrícia estava grávida, assim como outras duas mamães de alunos da turma. Como três crianças da turma (incluindo a Patrícia) iam ganhar irmãozinhos em breve, foi lida, em sala de aula, a história de uma família na qual ia nascer um bebê. Depois, as duas crianças, cujas mães estavam grávidas, falaram desse fato aos colegas. Com isso, surgiu a ideia de convidarmos as duas mães para uma visita à turma para que elas pudessem contar um pouco sobre a gravidez e os bebês.

O encontro com as mães grávidas foi marcante, especialmente para seus filhos, que não conseguiam esconder a alegria ao mostrar a barriga da mãe onde estava o novo irmão de cada um. Os outros alunos da turma, inicialmente tímidos, aos poucos se soltaram, beijando e passando as mãozinhas com cuidado nas barrigas das mamães. Após esse momento, as crianças brincaram de mamãe e filhinho usando bonecos; também fingiram estar grávidas escondendo balões sob a blusa.

Paralelamente a esse trabalho com as mamães grávidas, a Patrícia vinha ganhando alguns presentes: uma mochila, calcinhas, roupas para passear e um lindo pijama. Como ela ainda não tinha produtos para sua higiene pessoal, a turma resolveu ir ao supermercado para comprar-lhe alguns.

Com a ajuda dos pais, os alunos trouxeram embalagens vazias dos produtos de higiene usados por eles em casa. Essas embalagens foram identificadas por todos e usadas numa brincadeira divertida de supermercado.

Em seguida, os rótulos das embalagens foram utilizados para confeccionar uma lista cujo objetivo era orientar as compras que seriam feitas no supermercado.

Com isso, em maio, a turma do Infantil II fez a sua primeira excursão do ano ao supermercado próximo à escola. Lá, identificaram alguns setores da loja, compararam os preços dos produtos e fizeram a compra planejada, consultando a lista feita com os rótulos dos produtos. Na semana seguinte, as crianças deram um banho em Patrícia, utilizando os produtos de higiene comprados no supermercado: lavaram o cabelo da boneca com xampu e condicionador, limparam sua orelha com cotonete e, por último, passaram hidratante em seu corpo. Patrícia ficou muito cheirosa!

Nessa mesma semana, um fato emocionante aconteceu: o nascimento da irmã de Patrícia. Como o bebê, que estava na barriga da mamãe de Patrícia, já estava pronto para nascer,as crianças decidiram que seria necessário chamar um médico. Em uma brincadeira de faz de conta, a médica chegou à sala de aula, examinou a mamãe e tirou com cuidado o bebê de dentro de sua barriga, sob os olhares atentos das crianças. Os alunos esperaram a médica limpar o bebê para, enfim, poderem tocá-lo e descobrir o seu sexo. Ao descobrirem que era outra menina, eles logo decidiram escolher um nome para ela. Três nomes foram sugeridos pelas crianças: Izabela, Rebeca e Vitória. Por meio de uma votação, o nome escolhido foi Izabela. Ela ganhou um berço para dormir tranquila.

Mesmo durante os preparativos para a festa junina, as crianças do Infantil II deram continuidade ao projeto de uma maneira que foi significativa para toda a turma: um sorteio, às sexta-feiras, passou a ser feito em sala de aula, no qual era definida a criança que levaria a Patrícia para passar um fim de semana em sua casa. Durante a estada da Patrícia junto à família, o aluno teria a oportunidade de cuidar e de se divertir com a “colega”. Esta visita da Patrícia foi registrada, com a ajuda dos pais, com fotos e anotações em uma agenda.

Para encerrar as atividades do primeiro semestre, a turma fez uma apresentação para todas as crianças da escola, ao som da música “Adeus Cheirinho de Suor” do grupo Ra-timbum.

Foi um momento de alegria e descontração quando elas puderam demonstrar, de uma forma bem-humorada, o que aprenderam sobre os cuidados com o corpo na hora do banho.

A segunda etapa

No mês de agosto, após as férias, as crianças retomaram o projeto.

Elas receberam a visita da Paula, irmã de 10 meses da Laura (aluna da turma) que, muito sorridente e com a ajuda da mamãe, demonstrou como era a alimentação da irmã. As crianças gostaram muito de ver Paula comendo maçã raspadinha e banana amassada.

Logo, tiveram a ideia de experimentar algumas frutas preparadas dessa maneira.

Após as comemorações do Dia dos Pais, as crianças deram continuidade ao projeto. Como queriam construir uma moradia para a família da Patrícia, precisavam conhecer bem os componentes de uma casa. Começaram explorando os cômodos da escola.

Ao visitarem a cozinha, os alunos viram onde são preparados os alimentos de que eles gostam tanto, como bolos e pipocas. Observaram também a geladeira e tudo que se deve guardar dentro dela. Descobriram o local onde são guardados os pratos e os copos.

Foi uma exploração feita com cuidado, pois aprenderam, também, que cozinha não é lugar para brincadeira.

As crianças fizeram o registro da visita à cozinha usando o desenho e, neste momento, surgiu a ideia de a turma fazer um fogão para a casa da Patrícia. Os alunos pintaram de branco as caixas utilizadas na confecção do fogão e colaram as peças que o compunham. Durante uma roda de conversa sobre os alimentos que são preparados num fogão, surgiu a ideia de fazer uma sopa de macarrão. Como na semana seguinte estava programada uma visita das famílias à escola, a turma gostou da ideia de preparar a sopa de legumes e macarrão para servir aos pais. Para prepará-la, as crianças precisavam comprar legumes e, com esse objetivo, fizeram uma excursão ao sacolão, onde conheceram vários legumes e verduras, escolhendo alguns para o preparo da sopa.

Além das hortaliças, elas compraram carne e macarrão para deixar a sopa mais nutritiva e saborosa.

Nesse período, as crianças tiveram atividades que ressaltaram a importância de uma alimentação saudável e colorida e a necessidade de lavar bem os alimentos antes de serem usados.

A sopa foi preparada com a ajuda das crianças e servida às famílias que visitaram a nossa sala.

Nas conversas realizadas em sala sobre a residência de cada aluno, as crianças demonstraram dificuldade para distinguir a diferença entre um prédio de apartamentos e uma casa.

Por este motivo, foi programada uma excursão à casa vizinha à escola, onde mora uma família amiga, e outra excursão à um prédio próximo, onde mora a família de um aluno da turma. Nessas excursões, as crianças puderam, além de explorar as diferenças entre os dois tipos de moradia, identificar as funções dos cômodos existentes nas casas e apartamentos.

Num mural, cada criança representou a sua moradia escolhendo, para isso, uma figura geométrica recortada em papel (quadrado para casa e retângulo para prédio) que mais se aproximou com a forma da sua moradia, colando, em seguida, as fotos de seus familiares nas janelas. Ao final desta atividade, os alunos fizeram um mural de casas e prédios na sala de aula.

Em seguida, as crianças fizeram uma excursão em torno do quarteirão onde está situada a escola e um tour pelo bairro para observar diferentes tipos de casas e prédios existentes na região e como eles se organizam no espaço urbano. Através dessas excursões, as crianças perceberam que existem locais definidos para a construção (as ruas). Viram também que existem prédios e casas que não têm a função de moradia (como hospitais, farmácias e padarias). Esses conhecimentos foram registrados numa maquete do bairro, onde as crianças representaram o que observaram nos vários lugares visitados.

Na mesma época, um outro trabalho foi desenvolvido na turma, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância das pequenas atitudes de respeito e ajuda aos amigos.

As crianças descobriram algumas palavras mágicas na leitura do livro Atchim, dos autores Mary França e Eliardo França, que tem, como personagens, os pingos. A turma teve a ideia de apresentar os pingos às outras crianças da escola e ensinar-lhes as palavras mágicas que aprenderam com eles.

Em setembro, a turma do Infantil II fez a apresentação “Palavras Mágicas”, quando ensinou, aos demais alunos da escola, as palavras que ajudam as pessoas a conviverem com mais harmonia: por favor, obrigado, com licença, tudo bem, desculpe e parabéns.

Este foi um momento divertido e de integração entre as turmas.

Já na primeira semana de outubro, as crianças iniciaram os preparativos para a Feira de Cultura. A construção de uma casa para a Patrícia e sua família foi retomada e definida como a contribuição da turma para a feira. Para ajudar na construção da casa, alunos de outra turma trouxeram os avós da Patrícia e alguns objetos domésticos. À nossa turma coube fazer a cama da Patrícia e a de seus pais, o chuveiro, o sofá e o fogão. Alguns móveis e acessórios já existentes na escola foram aproveitados para mobiliar a casa.

Além da construção dessa casa,as crianças, junto com os alunos das demais turmas da escola, participaram da construção de um globo terrestre gigante, onde cada turma representou os espaços estudados durante o projeto.

Nossa turma levou miniaturas de componentes do espaço urbano observados nas excursões que fizeram. O globo foi exposto na Feira de Cultura.

Mesmo envolvida com as comemorações de Natal, a turma do Infantil II finalizou o projeto “Cuidando das pessoas” com a construção do Diário da Patrícia. Cada criança montou o seu diário com os relatos de visita de Patrícia à sua casa. Todas as visitas foram relembradas e comentadas por elas. As páginas dos relatos foram decoradas pelas crianças.

Avaliação do projeto

A avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e do meu trabalho pedagógico foi feita durante os dois semestres. Em um caderno, registrei acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças da minha turma ou de determinadas crianças, dados e situações significativos em relação ao trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos dos alunos. Análises e discussões semanais sobre o trabalho pedagógico foram realizadas durante supervisões pedagógicas que tive com a coordenadora pedagógica, juntamente com minha auxiliar de sala, e nas reuniões pedagógicas que aconteceram com toda a equipe de professores da escola.

Ao final de cada semestre, fiz uma avaliação descritiva sobre os aspectos de desenvolvimento de cada criança e a entreguei aos pais em uma reunião particular com cada um deles, na qual discutimos sobre os fatores mais importantes em relação àquela criança.

Além dessa avaliação, ao final de cada semestre, cada aluno recebeu um portifólio contendo um texto detalhado de todo o processo de desenvolvimento do projeto, juntamente com fotos de cada etapa descrita, e as atividades feitas em sala de aula. O portifólio foi enviado à família com a recomendação de que fosse lido com a criança, para que ela pudesse, nas férias, se lembrar dos momentos de alegria, das vivências e aprendizados adquiridos naquele semestre.

Resultados

Na avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e da minha atuação como professora, percebi que o projeto “Cuidando das pessoas” atingiu os objetivos pedagógicos específicos para a faixa etária e vários aspectos do desenvolvimento das crianças. Ao final do semestre, os alunos já eram capazes de cuidar da Patrícia e dos outros colegas da turma no que diz respeito aos bons hábitos de higiene e alimentação; as crianças aprenderam as regras básicas de convívio social (esperar a vez nas atividades e brincadeiras, utilizar as palavras mágicas, saber ouvir umas às outras,etc.); os animais e a horta da escola eram tratados por todos com cuidado e carinho; as torneiras da escola utilizadas da forma correta evitando o desperdício de água; as crianças tornaram-se mais autônomas, sendo capazes de cuidar dos seus materiais e desempenhar as atividades com independência adequada à idade, além de resolver conflitos simples ocorridos no dia a dia.

Neste projeto, várias áreas de conhecimento foram trabalhadas de forma interdisciplinar e várias linguagens puderam ser utilizadas pelas crianças. Elas identificaram muitos cuidados necessários para manter a saúde do nosso corpo através de bons hábitos de higiene e alimentação e aprenderam sobre as atitudes importantes para preservar um bom relacionamento com os colegas. Com a Patrícia, demonstraram de forma espontânea todo esse aprendizado e, com isso, foi possível perceber que essa boneca-colega cumpriu o seu objetivo na turma, pois, mesmo sendo uma boneca, ela foi tratada com muito carinho e zelo.

Sendo assim, podemos dizer que as dezesseis crianças da turma do Infantil II aprenderam como cuidar das pessoas, transformando o nosso planeta Terra em um lugar melhor de se viver!


Maria Regina Cortes Raposo é pedagoga e professora do Miudinhos Centro de Educação Infantil localizado em Belo Horizonte-MG.

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