Projeto 5S na escola
O 5S ainda é pouco conhecido no meio acadêmico, por isso surgiu o desejo de multiplicá-lo nas escolas, já que acreditamos na tomada de consciência desde cedo. Somente assim, teremos a chance de que as próximas gerações usufruam uma melhor qualidade de vida, habitando um planeta mais saudável.
O que é?
O 5S, também conhecido como Programa 5S ou ainda como Housekeeping, é uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.
Uma vez implementada é capaz de modificar não só o ambiente de trabalho, mas, se for estendido para o campo pessoal de cada indivíduo, pode trazer melhora do humor, na maneira de conduzir suas atividades e nos relacionamentos interpessoais.
Como surgiu?
Sua origem se deu no Japão, logo após a 2º Guerra Mundial (década de 50) onde, diante de um cenário de destruição e sujeira nas fábricas, o professor Kaoro Ishikawa elaborou uma metodologia, tendo por base práticas milenares de educação oriental, para evitar o desperdício e organizar o ambiente diante de um país devastado e com escassez de recursos.
A prática surtiu efeito e alcançou grande sucesso no Japão, sendo incorporada às rotinas de trabalho das empresas orientais e ganhando repercussão internacional no meio corporativo, de forma que outras empresas ao redor do mundo começaram a adotar essa metodologia e a disseminá-la.
No Brasil, o 5S foi formalmente lançado na década de 90 sendo fortemente difundido entre as empresas cuja finalidade foi a de aumentar a produtividade com as práticas de redução de desperdícios e aumento de produtividade.
O que significa?
O nome 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, as quais foram acrescidas do termo “senso” na tradução para o português a fim de melhor expressar o sentido de cada palavra conforme seu significado original. São elas:
整理 SEIRI – Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização
整頓 SEITON – Senso de Ordenação, Arrumação, Organização
清掃 SEISO – Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo
清潔 SEIKETSU – Senso de Saúde, Padronização, Higiene, Asseio, Bem estar
躾 SHITSUKE – Senso de Autodisciplina, Disciplina, Autocontrole, Respeito
Cada conceito integrante do 5S representa um pouco da filosofia oriental através de uma atitude, uma ação que, quando conjugados, expressam as ideias centrais de organização e controle. Quando praticados reiteradamente e incorporados ao dia a dia, o 5S pode proporcionar melhora na qualidade de vida, refletindo diretamente em um ganho na produtividade profissional e também pessoal de cada indivíduo.
Por que aplicar na escola?
-
Para prevenir acidentes;
-
Melhorar a autoestima, o respeito aos semelhantes e o desenvolvimento pessoal;
-
Eliminar desperdícios e reduzir custos;
-
Incentivar a criatividade;
-
Integrar as pessoas;
-
Maior aproveitamento de tempo e recursos;
-
Melhorar a qualidade de vida no ambiente escolar.
Joel Medeiros
Palestrante, integrante do grupo Equalizando Emoções @equalizandoemocoes promove a aplicação do programa 5S nas escolas.
Trabalhou 35 anos na Acesita, hoje Aperam South América.Trabalhou na Manutenção das Aciarias, Decapagem de Inox e no Meio Ambiente. Foi Coordenador de CCQ, Multiplicador do SQA e Auditor da Qualidade onde contribuiu com a implantação do Programa 5S. Hoje é aposentado e está na vice presidência da AMBE, Presidente do Conselho Fiscal das Associações de bairros, Coordenador Voluntário da ASCATI e em 2018 atuou na Defesa Civil da Prefeitura de Timóteo.