Preciso estar encantado para encantar as crianças.
O professor é a primeira pessoa que precisa ir feliz para a escola, feliz por estar exercendo sua docência, feliz por estar em contato com as crianças, feliz por realizar uma pedagogia das crianças e para as crianças. Exercer o oficio de ser professor necessita de docentes apaixonados pelo o que fazem, que transbordem afeto e pedagogias das infâncias. em uma de minhas leituras encontrei um trecho de um artigo que dizia: “preciso estar encantado para encantar”, essa frase me remeteu a diversas reflexões e discussões sobre o que realmente as escolas (não somente as de Educação Infantil, mas em todas as etapas de ensino) estão proporcionando às nossas crianças, encantamentos ou tradicionalismo?
A criança é um ser potente, e toda a sua potência necessita ser aguçada, instigada e valorizada por cada profissional da educação da melhor maneira, que torne a criança como o centro da escola e de todo o processo de aprendizagem que ela realiza durante a sua jornada na Educação Infantil. Mas precisamos enquanto docentes estarmos com o brilho nos olhos e o amor pelas infâncias, respeitando e propondo as melhores condições para a sua vida. Estar encantado é poder enxergar além do que os nossos olhos nos mostram, é transmitir a empatia, carinho e calma, pois cada criança é única e aprende da sua maneira e no seu tempo, não o tempo do relógio, mas sim o seu próprio tempo.
Estar feliz dentro da escola é acolher a criança como um todo, é estar aberto as possibilidades, retrocessos e processos, é saber que o que encanta é a simplicidade de uma folha caindo no chão, de escutar o barulho da chuva, de se sujar no barro, na argila ou na tinta, receber de uma criança uma pedra ou uma flor. Encanto é poder exercer a docência ao lado de grandes pessoas que nos ajudam a sermos melhores .. nossas crianças.
Que possamos a cada dia estarmos encantados e encantar nossos alunos com as minúcias do cotidiano, pois o que faz a escola não são as paredes, mas sim o principal pilar que sustenta todas as escolas: as crianças.
João Luiz Silva da Rosa – Coordenador projeto Social Redipasc – Assessor Pedagógico na Escola de Educação Infantil Miró/Portão-RS / Pedagogo com especialização em Educação Especial Inclusiva e Psicopedagogia Institucional / e-mail joaosilvapedagogo@gmail.com / telefone para contato : (51) 980639401 / Porto Alegre-RS (Brasil).