O Sentido dos Projetos em Reggio Emilia

Os Projetos em Reggio Emilia visam com que as crianças possam extrair sentidos e significados de determinados eventos do interesse de pequenos grupos.

Enquanto parte do currículo, os projetos encorajam as crianças na tomada de decisões, nas escolhas colaborativas com os colegas.

Normalmente as crianças exploram um determinado tema/fenômeno por um longo período. Isso ocorre por observação, visitas, entrevistas, discussão e registros, normalmente por linguagem gráfica.

 Os registros realizados pelas crianças (que ainda não dominam a escrita) podem ser ditados para um adulto. Porém o que mais chama atenção nos projetos em Reggio Emilia são os relatos realizados com a linguagem gráfica.

A linguagem gráfica expressa o que já conheciam, suas hipóteses, seus sentimentos, suas dúvidas e problemas.

Desta forma, a linguagem gráfica é utilizada para comunicar as informações adquiridas, as investigações e descobertas durante o projeto.

Questionadas pelos professores acerca de seus desenhos, as crianças conseguem complementar suas ideias e expressões, as quais são sempre gravadas para orientar os professores sobre a evolução dos pensamentos e os novos desafios.

O ATELIER NAS ESCOLAS REGGIO EMILIA

Nas escolas de Reggio Emilia existem os espaços chamados de Atelier, os quais são laboratórios provocativos, onde as crianças podem criar. São espaços que disponibilizam ferramentas e artefatos para a criança pensar sobre o fenômeno trabalhado, principalmente nos projetos.

O Atelier possui basicamente duas funções, que são: o espaço para as crianças desenvolverem as linguagens simbólicas (pintura, desenho, modelagem, etc.) e o local de análise, reflexão e estudos dos professores sobre as hipóteses e conhecimentos das crianças.

No Atelier não existem as aulas expositivas, mas sim criativas, que são também registros acerca dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças.

São espaços frequentados também pelos pais que descobrem como seus filhos pensam e se expressam. Desta forma os pais podem descobrir as habilidades que seus filhos possuem.

Este envolvimento pais, escola (atelier) faz com que os pais também se envolvam e colaborem com os projetos.

REFLEXÕES

Analisando os projetos e trabalho realizado no Atelier, nas escolas de Reggio Emilia, podemos questionar alguns pontos sobre como estamos trabalhando com os projetos em nossa escola.

Como os alunos expressam inicialmente seus saberes e não saberes acerca de um tema ou fenômeno que poderá se transformar em um projeto?

Qual valor é dado para linguagem gráfica dos nossos alunos durante um projeto?

Que tipo de envolvimento temos com a família, quando realizado um projeto?

Os pais não freqüentam a escola por falta de tempo ou por não envolve-los nas produções de seus filhos?

Qual o espaço que temos para ser o laboratório de criatividade e comunicação dos nossos alunos?

Como fazemos os registros da evolução das crianças?

Os famosos portfólios são apenas pastas para depositarmos os trabalhos dos nossos alunos ou são ferramentas de análise, avaliação e planejamento de ações individualizadas ou para o grupo que trabalha um projeto?

Como analisamos e a que conclusão chegamos ao verificar as produções dos nossos alunos e como isso é sistematizado?

Quais questionamentos fazemos sobre as criações dos nossos alunos para entender mais sobre o que pensam?

Filmamos, gravamos e transcrevemos estas conversas para ler e reler as certezas e incertezas de nossos alunos?

Pretendo neste breve texto provocar estas e tantas outras reflexões sobre o que fazemos com os projetos em nossas escolas. Mas, principalmente o que precisamos ainda fazer para chegarmos à excelência dos projetos trabalhados nas escolas de Reggio Emilia.

Espero que tenham uma boa reflexão e que cheguem a algumas conclusões sobre a forma que trabalham com projetos em suas escolas.


Leia também:  Reggio Emilia: a pedagogia que encanta.


Publicação original: http://nilbonogueira.com.br/projetos-em-reggio-emilia/

PROF. DR. NILBO NOGUEIRA – Atua como consultor, produtor digital e escritor. Pratitioner em PNL. Doutor em Educação pela PUC – SP. Mestre em Educação pela USP.  Pedagogo, Psicopedagogo, Bacharel em Química com Licenciatura em Ciências Exatas.

Site: http://nilbonogueira.com.br/ | E-MAIL: nilbo@nilbonogueira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *