Jogo do dígrafo

“Na escrita são duas letras, mas na fala é uma só.”

É a partir do som que se percebe e se compreende o fenômeno de que duas letras unidas podem soar uma única vez.

Primeiro é preciso que os alunos saibam distinguir fonema (o som) de letra (representação gráfica).

Compreendido o conceito pode-se lançar jogos e desafios para fixa-lo.

O jogo torna o conteúdo significativo para a criança, encantando-a para o aprender.

Material necessário:

  • Tabuleiro(s)
  • Tampinhas de garrafa pet
  • Letras impressas que devem ser coladas nas tampinhas.

Objetivo: Contextualizar o conceito dígrafo de forma lúdica.

Faixa etária: Alunos do 4º e 5º anos.

Como jogar?

Monte tabuleiros para jogos em duplas ou em grupos com 4 integrantes (de acordo com o tamanho da turma).

Juntamente com as crianças construa as fichas recortando as letras e colando nas tampinhas.

Com todo material pronto desafie os alunos a escreverem seus nomes ou apelidos no tabuleiro (usando as fichas feitas com tampinhas) e montarem palavras com dígrafos.

 Variante:
  • Ditado de palavras com dígrafos – ao invés de registrarem as palavras no papel os alunos devem montá-las no tabuleiro.
MOLDE DAS LETRAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *