Jogo do dígrafo
“Na escrita são duas letras, mas na fala é uma só.”
É a partir do som que se percebe e se compreende o fenômeno de que duas letras unidas podem soar uma única vez.
Primeiro é preciso que os alunos saibam distinguir fonema (o som) de letra (representação gráfica).
Compreendido o conceito pode-se lançar jogos e desafios para fixa-lo.
O jogo torna o conteúdo significativo para a criança, encantando-a para o aprender.
Material necessário:
- Tabuleiro(s)
- Tampinhas de garrafa pet
- Letras impressas que devem ser coladas nas tampinhas.
Objetivo: Contextualizar o conceito dígrafo de forma lúdica.
Faixa etária: Alunos do 4º e 5º anos.
Como jogar?
Monte tabuleiros para jogos em duplas ou em grupos com 4 integrantes (de acordo com o tamanho da turma).
Juntamente com as crianças construa as fichas recortando as letras e colando nas tampinhas.
Com todo material pronto desafie os alunos a escreverem seus nomes ou apelidos no tabuleiro (usando as fichas feitas com tampinhas) e montarem palavras com dígrafos.
Variante:
- Ditado de palavras com dígrafos – ao invés de registrarem as palavras no papel os alunos devem montá-las no tabuleiro.