Isolamento e distanciamento físico – como fica a educação? 10 dicas aos professores

Com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o homeschooling, ou educação domiciliar, passou a ser prática e assunto de milhões de famílias brasileiras.

São muitos os desafios que pais e professores enfrentam neste momento.

Professores não estão de férias e precisam se reinventar para dar continuidade ao processo ensino – aprendizagem à distância através do auxílio tecnológico. Esta demanda implica em um planejamento criativo ao qual muitos sentem dificuldade.

Em contrapartida, as famílias precisam dar conta de acompanhar os filhos durante as atividades propostas pela escola, realizarem seus trabalhos dentro de casa e ainda cuidar das refeições e limpeza do ambiente.

Portanto, é preciso muita sensibilidade e empatia de ambos os lados. Para que a prática seja funcional, o diálogo franco entre família e escola é fundamental.

Muito além da quantidade de conteúdo, o mais importante é manter o vínculo com os alunos, uma rotina para suprir, ou ao menos minimizar, a falta da presença física no ambiente escolar.

A quantidade não será funcional e ainda causará muita ansiedade e frustrações às famílias. Assim sendo, as escolas precisam investir na qualidade. Mas, como fazer?

01 – 

Lançar propostas e desafios adequados à cada faixa-etária e receber o feedback dos alunos, tendo consciência que nem todos responderão ao mesmo tempo, já que isso dependerá da realidade de cada família.

02 – 

Vídeo aulas curtas e sempre com objetivo de que seus alunos façam uma descoberta ou atividade relacionada ao que foi explanado.

03 – 

 Solicitar as atividades através de recursos variados: os alunos podem responder por escrito, por áudio, vídeo, fotografias, etc.

04 – 

Propor músicas, artes plásticas, jogos e brincadeiras para os alunos e suas famílias. Uma coisa por vez e sempre visando materiais simples que todos possam ter em casa. Solicite o feedback (vide item 3).

Em nosso Pinterest várias sugestões de jogos e artes com sucatas: https://br.pinterest.com/patyfonte/

05 – 

Valorizar a contação de histórias e aproveitar para plantar a semente da leitura prazerosa, tanto nos alunos como em seus familiares. Histórias e gêneros textuais diversos devem ser abordados: poesias, fábulas, receitas, histórias em quadrinhos, histórias reais, fictícias, notícias, etc. Aposte na fantasia, imaginação, experiências lúdicas, investigativas e desafiadoras. Nada de obrigatoriedade e cobranças visando uma futura avaliação, pois isso extinguirá o prazer. 

06 – 

Além das plataformas de ensino à distância outros recursos podem ser grandes aliados neste processo: o WhatsApp por exemplo – através de grupos com pais e/ou alunos; chamadas individuais com dia e hora marcados e tempo estipulado – para sanar dúvidas dos pais, orientá-los em relação as atividades propostas; conversar com os alunos em relação ao seu desenvolvimento como um todo. No caso dos grupos avise de antemão os dias e horários em que estará disponível para interação.

07 – 

Para os alunos maiores existem alguns aplicativos que podem ser úteis, tais como:

Duolingo – aplicativo gratuito voltado especificamente para o aprendizado de idiomas (inglês, espanhol, alemão ou francês). Inclui uma interface leve, fácil de usar e bastante ilustrada, ideal para quem procura uma forma de conhecimento mais descontraída ou para usuários que querem altos níveis de conhecimento no idioma.

Semper – oferece recursos diferenciados e uma interface de excelente usabilidade, ele possibilita aos usuários aprender qualquer coisa apenas desbloqueando a tela do celular, ou então ao abrir os seus aplicativos favoritos. Você pode optar pela visualização de um quebra-cabeça de idiomas ou então de exercícios matemáticos, conhecimentos gerais, entre outras possibilidades de interação.

Geekie games enem – como o nome já diz um auxiliador de estudos para o enem. Com um enorme acervo de aulas e ensinamentos preciosos (de como estudar para o enem e para o vestibular) ele oferece uma lista de opções e recursos: inclui simulados do novo enem, gabaritos e resoluções para estudo e uma lista de assuntos e temas para revisão. Também oferece simuladores para o Sisu 2017.

PhotoMath – otimiza o tempo de estudos da matemática e resolve de forma simples e rápida até as fórmulas mais complexas, “desembaraçando a mente” e oferecendo a resolução passo a passo de como chegar ao resultado final.

Wattpad – um eficiente recurso de leitura, desenvolvido com interface leve e uma usabilidade perfeita, para auxiliar ao máximo os momentos de estudo. Contém uma biblioteca mundial ilimitada (e em constante expansão) com novos livros e histórias periodicamente adicionados e permite que você escreva e publique suas histórias para que outros usuários possam ler. Além de leitura de livros offline com personalização individual para experiências melhores.

Entre tantos outros…

No caso de sugerir o uso de um aplicativo, o professor deve antes utilizá-lo, testá-lo e planejar uma maneira de como explorar o recurso – através de conversas a respeito da experiência, perguntas diversas, relatos e opiniões.

08 – 

 Existem também alguns aplicativos para as crianças. Dentre eles sugiro os gratuitos:

Matemática fácil – Ajuda no aprendizado das operações matemáticas simples, como continhas de soma, subtração, multiplicação e divisão. O aplicativo monta um histórico com todos os erros e acertos.

Aprender a ler – O jogo é para aprender a ler escrever. Existem duas formas: na primeira, aparece uma palavra e a criança escolhe a figura correspondente. Ele ensina crianças de 4 a 8 anos a ler e escrever em português de uma forma gradual e muito engraçada, sem a ajuda de um adulto.

Jogo Educativo Crianças – O aplicativo tem um mix de jogos: ensina as cores, os números, os animais e as formas geométricas. Os pequenos também podem brincar com jogos típicos da infância, como de memória, quebra-cabeças e figuras para pintar.

09 – 

Crianças precisam de tempo para o brincar livre e sem tecnologia. Através do brincar a criança se desenvolve de forme integral nos aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais, linguísticos e sociais.

10 – 

Dê voz e vez aos seus alunos! Ouça-os e incentive-os a novas produções e descobertas. Lembre-se que com prazer qualquer atividade tem mais possibilidade de se tornar produtiva.

 

É necessário promovermos o talento criativo em busca de soluções mais adequadas e assertivas para o problema que estamos enfrentando.

A coordenação pedagógica e a equipe docente, apesar de não poderem se reunir, devem se unir e planejar as ações possíveis de serem implementadas de acordo com sua realidade, com menos rigidez e mais criatividade, com empatia, solidariedade e afeto.

Tem interesse em uma assessoria comigo?

Envie um e-mail para: patyfonte@ppd.net.br

Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” ; “Pedagogia de Projetos: ano letivo sem mesmice” e “Competências Socioemocionais na Escola” todos publicados pela WAK Editora. Autora e tutora de cursos presenciais e on-line de formação continuada a docentes, coach, palestrante e conferencista.

Idealizadora e diretora do site: www.ppd.net.br

 

Um comentário em “Isolamento e distanciamento físico – como fica a educação? 10 dicas aos professores

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    Excelente dicas!! Paty, preciso de orientações para aulas on line de alunos especiais. Autistas e alunos não alfabetizados nos anos finais. Obrigada! Você arrasa!!!!

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