Estimulação das funções executivas por meio de jogos

Você sabe o que são funções executivas?

O termo “funções executivas” foi proposto por Muriel Lezak em 1982.

Funções executivas constituem um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Elas possibilitam ao indivíduo gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, isto é, tomar decisões com independência e responsabilidade.

São as funções executivas que nos permitem estabelecer, manter, supervisar, corrigir e realizar um plano de ação.

Um bom funcionamento executivo permite ao indivíduo refletir antes de agir, trabalhar diferentes ideias mentalmente, solucionar desafios inesperados, pensar sob diferentes ângulos, reconsiderar opiniões e evitar distrações. Assim, essas habilidades são fundamentais para tomar decisões, viver e pensar com autonomia.

O principal desenvolvimento das funções executivas ocorre de zero a seis anos de idade sendo fortemente influenciado pela qualidade e quantidade de experiências que as crianças podem ter, inclusive relacionadas aos aspectos biológico e emocional.

Um bom funcionamento executivo está associado à qualidade de vida, por meio de mais saúde física e mental e também de melhor aproveitamento escolar e realização profissional.

É possível considerar três dimensões das funções executivas que, apesar de distintas, são interligadas. São elas:

Memória de trabalho:

Permite armazenar, relacionar e pensar informações no curto prazo. Sem essa capacidade, por exemplo, o indivíduo não se lembraria do que estava fazendo após ser interrompido.

A memória de trabalho tem um papel fundamental no aprendizado das crianças, pois um bom funcionamento da mesma aumenta a atenção, sendo indispensável para que a criança consiga compreender instruções e comandos mais complexos (orais ou escritos), resolver problemas matemáticos e ler textos com fluência e compreensão.

Controle inibitório:

Possibilita controlar e filtrar pensamentos, ter o domínio sobre atenção e comportamento. Conseguir ler um texto, mesmo na presença de barulhos incômodos, é um exemplo de uso dessa habilidade.

É a habilidade para filtrar nossas ações e pensamentos, controlar impulsos, eliminar distrações e hábitos, parar e pensar antes de agir.

 Flexibilidade cognitiva:

Permite mudar de perspectiva no momento de pensar e agir, e considerar diferentes ângulos na tomada de decisão. Por exemplo, essa capacidade é fundamental para o indivíduo perceber um erro e poder corrigir.

A Flexibilidade refere-se a uma capacidade de alternar com facilidade e rapidez, conforme as perspectivas ou o foco de atenção, ajustando-se de modo flexível a novas ameaças ou usar o poder raciocinar de maneira não convencional. Flexibilidade cognitiva tem tudo a ver com criatividade!

 DICAS DE JOGOS PARA ESTIMULAR AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

 A memória de trabalho pode ser estimulada com jogos diversos:

  •   Jogos da memória com imagens
  •  Repita a história
  •  O que tinha aqui?
  •  Complete a canção
  •  Histórias acumulativas, como: Eu fui a feira e levei…

– Jogos para memorizar informações e recuperar informações depois de distrações.

– Adicionar regras a brincadeiras conhecidas – manipular e manter a informação.

– Estimular a criança a organizar os procedimentos para realizar tarefas e refletir sobre o que foi planejado.

Jogos de Tabuleiro tradicionais como: trilha, ludo, damas, batalha naval, resta 1, damas chinesas e xadrez envolvem decisões estratégicas e, portanto, exigem que a criança (1) aprenda e aplique regras (2) faça planejamentos a curto e longo prazo, (3) antecipe jogadas, (4) imagine possíveis jogadas oponentes e (5) adapte sua estratégia ao longo do jogo.

– Nos jogos de tabuleiro a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva trabalham juntos.

Jogos de bola como o Queimado: precisam de muita atenção, monitoramento constante, remoção de distratores, conhecimento e aplicação de regras, decisão rápida e controle de impulsos. É um jogo excelente para crianças um pouco maiores e que estimula além do controle inibitório outras funções executivas.

Jogo das palavras secretas: Nesse jogo, a criança vai puxar as letras aos poucos, cada vez que sair uma nova letra a criança vai falar várias palavras para tentar acertar. Com isso, ela trabalhará a flexibilização com ações para adequar-se a novas situações (outras letras), ou seja, vai adaptar a mente a várias possibilidades. Além disso, o jogo estimula questões fonéticas, decodificação de código linguístico, etc.

 Mais sugestões de jogos para estimular as funções executivas no vídeo:

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