Ensino-aprendizagem no século XXI
Em relação a competências e habilidades para o século XXI pode-se afirmar que:
a) não dá mais para centrar a aula em conteúdos, mas sim em adquirir habilidades que por sua vez levam o aluno a algumas competências;
b) as competências precisam ser desenvolvidas para a resolução de problemas que vão surgindo no decorrer da vida;
c) não basta saber, mas também saber fazer. Falta muito ligar os saberes com a prática do dia a dia;
d) o uso das tecnologias contribui para a autonomia e criatividade na aquisição dessas competências necessárias na resolução de problemas;
e) o professor do século XXI precisa ter competência para flexibilizar o currículo de acordo com o interesse e necessidade dos educandos, saber utilizar as tecnologias para produção de conhecimento tanto seu quanto dos alunos, tornar-se também um aprendiz, propor trabalhos colaborativos.
O aluno do século XXI precisa adquirir competências para resolução de problemas, para aprender a aprender, trabalhar de forma cooperativa, exercitar a autoria, tornar-se empreendedor. Os educadores e gestores parecem já estar conscientes da necessidade de mudanças na educação, porém existe ainda uma distância entre o que se diz e se faz na escola, na maioria dos casos.
O que nossos alunos precisam aprender para conseguirem ser felizes em sua vida profissional e pessoal? Vamos elencar algumas habilidades que pensamos ser da maior importância:
a) Habilidades para pesquisar (procurar, selecionar, guardar, compreender, depurar,elaborar);
b) Autores de sua Aprendizagem (Argumentar, fundamentar, questionar com propriedade, propor e contrapor);
c) Usar Tecnologias Digitais (interagir através de e-mail, procurar e selecionar na Internet, editar, desenhar, hospedar, publicar, simular, experimentar);
d) Colaboração em prol da aprendizagem (propor, sugerir, criticar, questionar).
É possível desenvolver essas habilidades em uma prática tradicional, centrada no professor e nos conteúdos específicos elencados por ele?
Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?
A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se depara, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade.
Como reconhecemos bons professores?
Infelizmente ainda há muita resistência por parte dos profissionais de educação em mudar as estratégias de ensino. O tradicionalismo impera na maior parte do país. Enquanto não nos conscientizarmos da urgente necessidade de mudança não avançaremos.
Aqueles que se destacam são motivadores, otimistas e apaixonados. Ousam em suas aulas utilizando possibilidades variadas de atuação e não repetem modelos e técnicas enraizadas.
Necessitamos de Resiliência
A palavra resiliência apresenta várias definições de acordo com a área em que se emprega o termo. Entretanto, todos os significados conduzem ao mesmo entendimento convergindo para um ponto central. Daí a sua validade para o emprego na área educativa.
Essa palavra tem origem no latim. Resílio significa retornar a um estado anterior. Na engenharia e na física ela é definida como a capacidade de um corpo físico voltar ao seu estado normal, depois de ter sofrido uma pressão sobre si. Em ciências humanas representa a capacidade de um indivíduo, mesmo num ambiente desfavorável, construir-se positivamente frente às adversidades.
Vários estudos revelam que a partir da promoção da resiliência as pessoas apresentam: capacidade de resolver problemas, autonomia, controle interno, boa autoestima, empatia, desejo e capacidade de planejamento e senso de humor.
Uma observação oportuna é que essas pessoas, em vez de saírem traumatizadas após serem submetidas a grandes problemas, ao contrário, sentem-se mais competentes para encarar os desafios inerentes às crises.
Então, sejamos resilientes e inquietos buscando transformações efetivas.
A pedagogia da mudança não condiz com seres pacatos, mas exige pessoas dinâmicas e dispostas a se fazerem presentes.
Versão legendada em português de um vídeo no qual diversas empresas falam das exigências atuais postas à escola, na tarefa de formar cidadãos no Século XXI. A necessidade de incorporar as tecnologias digitais é destacada.
Vale a pena assistir e refletir: