Dinâmicas de Páscoa

As datas comemorativas mobilizam as escolas. Por mais que saibamos que não adianta focar o processo ensino-aprendizagem nas comemorações passageiras, sem aprofundar e interligar os conhecimentos, é exatamente o que acontece, pois pais, alunos e professores esperam ansiosos por cada data. Se a escola inova corre o risco de ver mães frustradas, crianças tristes e professores perdidos. Por isso, há necessidade de planejar atividades diferentes e interessantes que possam transformar as festas significativamente.

Pensando nisso, elaborei as atividades a seguir. Espero que gostem e desenvolvam em suas classes, lembrando de adaptar aos interesses, necessidades e faixa etária de seus alunos. Fotografe os resultados e envie para nós!

As atividades sugeridas abaixo desenvolvem principalmente: a criatividade, a reflexão, a expressão artística, oral e escrita, o raciocínio lógico e a socialização. Ampliam o vocabulário e a visão de mundo. Foram elaboradas para alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, podendo ser facilmente adaptadas a alunos menores e maiores.

Tempo previsto de 1 dia inteiro para realizar cada atividade de forma eficaz.

Dicas de Atividades

1 – Metades criativas

Material necessário:

  • Figuras geométricas de cartolinas coloridas divididas ao meio;
  • Papéis pardo ou 40 kg – uma folha para cada dupla;
  • Cola e canetas coloridas;
  • Aparelho de som e CD com músicas de páscoa.

Desenvolvimento:

Num primeiro momento organize uma roda de conversas sobre os símbolos da Páscoa. Registre no mural os conhecimentos prévios dos alunos e suas principais falas, intervindo quando necessário para que nenhum símbolo seja esquecido. Em seguida, proponha a dinâmica das metades. Organize uma nova roda, com todos de pé e de costas. Entregue uma metade de figura para cada aluno e oriente que tocará músicas sobre o tema e que quando a música parar cada um deve encontrar a sua metade, quando a música retornar devem trocar as metades e circular pela sala. Assim faça algumas vezes oportunizando o momento lúdico.

Na última rodada da dinâmica todos devem estar com seus pares, então sugira uma nova proposta: cada dupla colará suas figuras, unindo as metades no cartaz de papel pardo e terá que transformar a figura em um símbolo da páscoa usando canetas coloridas.

Retângulos virarão coelhos, triângulos peixes, círculos ovos ou o que a imaginação das crianças permitir. Incentive-os a ousar e enfeitar seus símbolos.

As duplas completarão os cartazes escrevendo o que sabem sobre o símbolo que escolheram criar e o motivo da escolha.
Exponha os trabalhos no mesmo mural que registrou a conversa inicial.

2 – Criação coletiva

Material necessário:

  • Sucatas diversas como: CDs velhos, caixas de tamanhos variados, latas, pedaços de isopor, restos de EVA, retalhos de tecido, embalagens plásticas, garrafas pet, etc.
  • Cartolinas;
  • Colas e tesouras;
  • Fitas adesivas;
  • Canetas coloridas, giz de cera, lápis de cor, tintas e pincéis.

Desenvolvimento:

Divida a turma em grupos e explique que lançará uma situação – problema que será transformada em obras de arte. Entregue sucatas para cada grupo, procurando não misturar muito, por exemplo: grupo 1 recebe apenas CDs e restos de EVA; grupo 2 garrafa pet e retalhos de tecido; grupo 3 caixas e latas. A proposta é que cada grupo crie um coelho com as sucatas recebidas. Deixe claro que os grupos não poderão trocar as sucatas, terão que construir sua arte com o que receberam. Além das sucatas deixe a disposição de todos os grupos as colas, tesouras, fitas adesivas e materiais de pintura.

Com todos os coelhos prontos proponha que os grupos apresentem a sua criação: nomeando-a e contando algo de sua vida. Em seguida, cada coelho deve deixar uma mensagem de páscoa por escrito. Exponha os coelhos e suas mensagens.

3 – Mensagem da turma

Material necessário:

  • Folhas de papel Kraft ou pardo coladas formando base de um imenso painel – que deve cobrir uma parede inteira da sala de aula ou do espaço escolhido na escola.
  • Variante: cobrir toda a parede com cortiça.
  • Sílabas, palavras e letras diversas xerocadas em tamanho de ¼ de ofício.
  • Revistas velhas, jornais e panfletos que possam ser recortados.
  • Colas e tesouras.

Desenvolvimento:

A proposta é a criação do imenso painel com uma mensagem de páscoa coerente e original, só com recorte e colagem. Antes de começar é essencial uma roda de conversa sobre o verdadeiro sentido da páscoa, como seria a páscoa ideal, o que desejamos de bom nessa páscoa. Os alunos serão livres para escrever e ilustrar o painel desde que obedeçam as regras procurando transmitir o que todos pensam em uma única mensagem.

Lance o desafio e surpreenda-se!


Trecho do livro Pedagogia de Projetos: ano letivo sem mesmice. WAK Editora.

Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em Pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos: ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela WAK Editora. Consultora Pedagógica, autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora do site ppd.net.br            Instagram: @patyfonte_ppd 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *