Dinâmica Muros Grafitados

Atividade de pesquisa focada para introdução de conceitos qualquer disciplina e que agrega a discussão de valores, arte e vandalismo na cultura do mundo contemporâneo.

Momentos

Inicia-se essa atividade com a participação dos alunos acerca do assunto pichação. O que acham dessa manifestação? Quando surgiu? Será que na Pré-História já ocorria esse tipo de interação em muros? Algum aluno já pichou alguma vez na vida?

Depois passa-se na lousa , ou distribui-se em uma folha separada e impressa um texto que pode ser o seguinte:

“Em uma manhã fria do mês de agosto, os muros das cidades russas (pode ser qualquer cidade do mundo) amanheceram pichados com os seguintes dizeres:

N.E.P SOVKHOZES KOLKHOZES

Descubra o significado de cada uma dessas palavras pesquisando-as em seu livro didático da página x à página xx.

No exemplo acima foi utilizado em uma aula de História em que estava sendo lecionada a Revolução Russa e o professor acrescentou à atividade um concurso com os melhores muros grafitados.

No caso de matemática pode ser outros termos utilizados como ÁBACO, ABSCISSA ou COEFICIENTE.

Nas aulas de Biologia ou Ciências pode-se afirmar que as palavras escolhidas para pesquisa estavam escritas no tronco de uma árvore.

Após a apresentação dos muros, se faz necessário uma auto-avaliação por parte dos alunos, descrevendo e narrando pontos positivos e negativos da tarefa.


Dinâmicas de Aprendizagem para Professores de Todas as Disciplinas e Alunos de Todas as Idades – Prof. Somar Draude

Contato: SISTEMAPROSPERAR@BLOGSPOT.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *