David Ausubel – Aprendizagem Significativa

“O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece” 

 

O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008)  sofreu muito em sua vida estudantil. Filho de imigrantes judeus, sua história de vida não foi considerada pelos professores. As lembranças desagradáveis dos castigos e humilhações pelos quais passara o marcaram profundamente.  

As marcas negativas de uma educação violenta e reacionária o levaram a dedicar-se à educação no intuito de buscar as melhorias necessárias ao verdadeiro aprendizado. 

Para Ausubel aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. Sua teoria leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos professores na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária.  

Segundo o pesquisador, ensinar sem levar em conta os conhecimentos prévios das crianças é um esforço em vão. Em sua teoria da Aprendizagem Significativa defende que também não adianta uma aula divertida se o aluno não encontrar sentido no que está aprendendo. Portanto, enfatiza a aprendizagem através da descoberta, onde a motivação e a possibilidade de escolha por parte dos alunos desempenham um papel essencial.  

“A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal).”  (David Ausubel, Joseph D. Novak e Helen Hanesian no livro Psicologia Educacional ) 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *