Aula dinâmica de Português – Encontre alguém que…

Com o nome de “Find someone who”, esta é uma atividade bastante conhecida entre professores de inglês. O seu objetivo é levar os alunos a entrevistarem uns aos outros para descobrir informações específicas, ao mesmo tempo que praticam determinadas estruturas gramaticais. Em português, pode ser útil para exercitar formas verbais que são usadas mais no papel do que na língua falada, como o verbo haver e a conjugação da 2ª pessoa do singular, tu. Mesmo entre pessoas com elevado nível de instrução, dificilmente encontramos quem use “há” em vez de “tem” em construções impessoais ou que não use a conjugação de 3ª pessoa do singular com o pronome tu.

É claro que, por outro lado, os aspectos sócio-linguísticos que regem as diferenças entre escrita e fala precisam ser levados em consideração, o que nos faz repensar o conceito de erro. Mas, pelo menos uma vez na vida, vamos ser preciosistas e exigir que o verbo haver e a segunda pessoa do singular voltem a brilhar em sala de aula como manda o figurino. Na parte bem de cima do quadro, o professor deverá escrever ENCONTRE ALGUÉM QUE e, logo abaixo, frases numeradas do tipo:

  1. foi ao cinema no último sábado,
  2. namorou ontem à noite,
  3. comprou uma roupa nova esta semana,
  4. não escutou o despertador esta manhã,
  5. perdeu algo de valor e ainda não o encontrou
  6. brigou com a mãe hoje antes de vir pra escola
  7. conheceu uma pessoa muito especial nas férias
  8. alguém que conheça o mar
  9. nem pensou em comprar materiais escolares
  10. toque numa banda
  11. goste muito de cantar
  12. desenhe muito bem
  13. trabalhe fora de casa
  14. brigou com o (a) melhor amigo (a)
  15. esteja com dor de cabeça
  16. vai comemorar o seu aniversário com uma festa.
  17. …more numa casa on e exista uma arvore no pátio
  18. saiba quantos .turnos teve a última eleição em BH.
  19. saiba o nome de um Ministro da República
  20. torça para o América Mineiro.

Procedimento:

Digamos que você tenha preparado doze frases: dê a cada aluno um pequeno pedaço de papel com seis a dez números, em ordem aleatória de um e doze (Ex:3, 7, 1, 5 , 8, 12,6). Tenha o cuidado de preparar uma seqüência diferente para cada aluno, mas com o mesmo número de itens.

Peça aos alunos que comecem a entrevistar os colegas pela pergunta corresponde ao primeiro número no seu papelzinho: o aluno que recebeu; à ordem sugerida acima começaria, então, pela terceira pergunta, depois faria a sétima, depois a primeira, e assim em ordem até chegar à sexta pergunta. É importantíssimo salientar que ninguém poderá passar para a pergunta seguinte sem ter conseguido achar um colega que se enquadre dentro daquilo que está sendo procurado.

A resposta “ninguém” é possível (por exemplo, ninguém estudou biologia ontem à noite, mas apenas se todos na sala, inclusive o professor, tiverem sido entrevistados.

À medida que os alunos forem se movimentando na sala à procura do que é solicitado no item em que estão trabalhando, eles deverão aproveitar para também deixarem-se entrevistar. O papelzinho com os números tornará bastante improvável que duas pessoas estejam procurando a mesma coisa ao mesmo tempo, e assim se evitará conversas em que apenas dois dos alunos do par usa conjugação correta do verbo, como em “Tu foste ao cinema no sábado? / Eu não, e tu?” .

De posse das informações, cada aluno terá de escrever frases com os seus achados para entregar ao professor, tendo o cuidado de incluir a expressão alvo. Exemplo: Suzana respondeu que sim à pergunta “Tu escutaste o despertador hoje pela manhã?”

No caso de se querer transformar a atividade em um jogo, pode-se estipular que o “vencedor” será aquele que mais rapidamente conseguir achar pessoas que se enquadrem dentro dos itens pedidos, além de redigir frases gramaticalmente corretas. Se houver erro, o professor deverá sinalizá-lo e devolvê-lo ao aluno para que o corrija. Nesse meio tempo, outro aluno poderá submeter as suas frases.

Sugestão:

 Num exercício para treinar o verbo haver, pode-se incluir diferentes tempos verbais e usar, na pergunta, outros verbos pessoais ou impessoais. Entretanto, é bom frisar nas instruções que as perguntas feitas oralmente deverão obrigatoriamente incluir o verbo alvo.

Usando o verbo haver nas suas diferentes formas, encontre alguém que…

…Há uma arvore no pátio da sua casa?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *