Atividades do(a) Gestor(a) Pedagógico(a)

Em educação não se age por agir, não se faz algo por fazer. Toda ação educativa deve ser intencional. Tem por finalidade buscar alcançar determinados resultados referentes à aprendizagem ou mudanças de comportamentos.

O papel do(a) gestor(a) pedagógico(a) diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade do aluno, trazendo-o para dentro da escola, no sentido da melhor promoção do seu desenvolvimento.

A práxis educativa do(a) gestor(a) deverá valorizar a criatividade, respeitar o simbólico, permitir o sonho. O conhecimento não exclui o sentimento, o desejo e a paixão. Precisamos encontrar em cada um de nós esse espaço e, simplesmente, deixá-lo existir.

Como agente de ligação entre a escola e a família, o(a) gestor|(a) pedagógico(a) manterá uma comunicação constante com a mesma, respeitando os seus valores e procurando obter sua colaboração, já que ambos têm por objetivo o bem-estar, o desenvolvimento e a plena formação do educando.

O(a) gestor(a) como articulador(a) estará constantemente observando o rendimento dos alunos. É importante que os fatores, sócio-econômicos-culturais, ambiente escolar e familiar próprios; professores bem preparados e motivados; métodos de ensino e material didático (adequados) além de, por parte do aluno, assiduidade, adaptação à escola, disciplina, bons hábitos de estudo, condições físicas e psicológicas favoráveis e um bom relacionamento com professores e demais funcionários, bem como com os colegas, sejam levados em conta, pois favorecem o bom rendimento escolar.

O(a) gestor(a) pedagógico(a) busca constantemente a integração do aluno à escola e à sociedade. Pode-se dizer que, em grande parte, experiências positivas ou negativas vivenciadas na escola irá refletir-se pela vida toda do indivíduo. Gostos, traumas, aversões por determinadas matérias, opções profissionais, amizades e até apelidos, em geral, frequentemente tiveram suas origens nos bancos escolares. Portanto, a adaptação do estudante à escola torna-se muito importante e deve ser preocupação de todos, inclusive do(a) gestor(a) pedagógico(a) desde o início da vida escolar, para que a escola represente um ambiente acolhedor e afetivo.

O(a) gestor(a) pedagógico(a) estará sempre atento para que todas as atividades programadas pela escola visem a formação integral do educando, isto é, uma formação que considere, de forma completa e harmônica, os diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno, como o intelectual, o físico, o social, o emocional, o moral, o espiritual, o cívico, o vocacional, enfim, todos aqueles que dizem respeito ao pleno desenvolvimento do ser humano.

A escola tem assumido cada vez mais, a responsabilidade pela educação integral do aluno. Tal objetivo não deixa de ser legítimo, pois o indivíduo que aprende é um ser complexo que se desenvolve não só no aspecto intelectual como também, e concomitante, no afetivo-emocional, físico-motor, social, sexual, vocacional, enfim, em todos os aspectos de sua personalidade.


Gestor(a) Pedagógico(a) quais são as suas principais atividades? E seus principais desafios?
Compartilhe conosco suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *