9 práticas pedagógicas para turbinar as aulas no Ensino Híbrido

 1- Evite distrações enquanto você ensina. Foco e concentração são práticas mentais que a escola ajuda a desenvolver.

2- Cuide sempre do estado mental dos alunos. Certifique que eles estão em sintonia com o aprendizado.

3– Tenha postura de professor. Isso quer dizer – esteja sempre atento ao que o aluno precisa e atenda-o.

4- Faça pausas durante suas aulas. Nesse momento interaja com seus alunos, escute-os. Atente-se a eles. Compartilhe. Acolha. Ampare.

5- Entenda o limite biológico de sua turma. Todo professor deve saber quando seguir e quando parar. Respeite o limite da aprendizagem.

6- Prepare aulas dinâmicas. Cultura Maker é a indicação. Faça seus alunos colocarem a mão na massa.

7– Ler para os alunos é uma prática que patrocina a escuta. (Re)descubra essa possibilidade educativa.

8- Receba e despeça dos seus alunos em harmonia. Faz muito bem para o desenvolvimento de qualquer ser humano as relações em contentamento.

9- Ouça o que diz e o que pede seus alunos. Ouça e atenda os pedidos deles. Isso transforma totalmente a sua prática pedagógica.

 


Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista. É pedagogo pela UNESP-Universidade Estadual Paulista, de São Paulo. Mestre em Teoria Literária pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e Doutor em Crítica literária pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. É autor de mais de 70 livros, entre infantis, livros para educadores, livros para pais e livros de autoconhecimento.

Tem trabalhos internacionais com professores e crianças na Alemanha, Itália, Áustria, Bolívia e no Japão. Implantou na África, em Moçambique, um Programa de Leitura e escrita. Fez estudos de aperfeiçoamento em Educação Especial em Cuba. Tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens e faz palestras em todos os Estados do Brasil. Atualmente fundou o Projeto Pólen, em Curitiba no Paraná, do qual é diretor. Em 2020 passou a integrar a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em New York, onde tem Paulo Freire como patrono.

www.geraldoalmeida.com.br

Compre qualquer livro de Geraldo Peçanha de Almeida com 20% de desconto utilizando o código:  paty2021 no site: www.wakeditora.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *