8 erros comuns em gestão pedagógica
Para compreendermos e refletirmos sobre a figura do gestor pedagógico enquanto educador – na amplitude da palavra – e sua real importância à equipe docente é necessário primeiro respondermos algumas questões: O que é ser educador? Todos os professores e especialistas em educação são educadores? Que características identificam um verdadeiro educador?
Ouso dizer que o verdadeiro educador é aquele que acredita em seu potencial, que escolheu a profissão para realizar-se pessoalmente, pois verdadeiramente ama o que faz. Tudo que fazemos com amor e por amor é significativo e resulta positivamente.
Não existe receita para uma boa gestão pedagógica, entretanto, alguns erros devem ser evitados se visamos realizar um trabalho com excelência. São eles:
Falta de planejamento ou planejamento rígido
Um bom planejamento é realizado levando em consideração a equipe docente, agindo democraticamente e vislumbrando os múltiplos aspectos da escola. É fundamental listar os objetivos e estabelecer as decisões que serão tomadas para acompanhar e determinar os sucessos das diferentes propostas e ações implementadas. Nesse sentido, a falta ou rigidez do planejamento pode ser vital e levar ao fracasso.
Falta de conexão com as famílias
Criar um vínculo positivo com cada aluno e suas respectivas famílias é crucial. Para tanto, é preciso se conectar de forma transparente, transmitindo segurança, explicitando o processo pedagógico e enfatizando o papel de cada um para o sucesso do mesmo.
Falta de diálogo
Os problemas do cotidiano são tantos que o gestor erra ao decidir algo sem dialogar antes com as pessoas envolvidas. Portanto, é bom estar atento que ouvir professores, alunos, funcionários e familiares, promovendo um bom diálogo antes de tomar decisões importantes fará toda a diferença e pode prevenir maiores transtornos.
Resistir a mudanças e inovações
O mundo está em constante mudança e muitos gestores ainda resistem as inovações, pautam seu trabalho em conceitos ultrapassados que desmotivam os alunos e fazem a escola parecer “um mundo a parte” e não parte do mundo.
Buscar inovações e estimular a equipe a novas ideias só trará benefícios para instituição
Não motivar a equipe a sair de sua zona de conforto
É preciso criar mecanismos para oferecer a equipe uma formação constante, momentos de reflexão sobre a prática, visando proatividade, capacidade de lidar com desafios e superar obstáculos. Uma equipe motivada e proativa desenvolve seu trabalho com muito mais empenho e compromisso obtendo resultados surpreendentes.
Não investir em tecnologia, materiais e formação de qualidade
A gestão escolar é uma tarefa complexa e desafiadora, portanto torna-se necessário munir-se de materiais e recursos que possam nos auxiliar a desenvolver o trabalho de forma eficaz e significativa.
Desvalorizar bons profissionais e boas práticas
É fundamental valorizar o desempenho da equipe e de cada pessoa individualmente. Nunca repreender em público ou deixar passar desapercebido um bom trabalho.
Permitir disputas e desentendimentos entre os membros da equipe
Evidenciar a importância da união e de que ninguém realiza nada sozinho.
Com uma equipe unida e que mantém um bom relacionamento, fica mais fácil atingir aos objetivos e realizar um trabalho de sucesso.
Se você é gestor(a) já cometeu algum dos erros citados?
Se você é professor(a) conhece algum gestor(a) que precisa ler a matéria e ficar
mais atento(a) em sua prática?
Deixe aqui seu comentário. Vamos trocar experiências!
Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)
Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela editora WAK; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.
Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br
Contatos: www.patyfonte.com.br | www.facebook.com/pedagogiadeprojetos/