4 Jogos Matemáticos

Jogos com tampinhas de garrafaO mesmo material pode ser utilizado em atividades para diferentes faixas etárias.

Matemática é um conhecimento que precisa ser construído pelo próprio indivíduo, através de crescimento, construção e acomodação de seus esquemas de raciocínio, os quais resultam das experiências de sua mente, a partir de tentativas em resolver desafios.

Através dos jogos as experiências matemáticas passam a ser momentos de alegria, de participação social feliz e enriquecedora.

Confeccione um material que rende atividades para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 aprenderem matemática brincando.

 Você vai precisar de:

  • Tampinhas de garrafa pet
  • Papéis coloridos
  • Um dado de papel
  • Cola e tesoura

 Como fazer:

Recorte círculos coloridos e cole nas tampinhas – para realizar todas as atividades propostas será preciso juntar 60 tampinhas e escolher 6 cores diferentes. A cada 10 tampinhas uma cor.

O dado também deve ser colorido. Podendo aumentar o desafio usando cores diferentes. (vide imagem do nº 6 do dado)

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

 

1- Contagem, comparação e correspondência

Destinada a Educação Infantil.

Objetivo: 

  • Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.

Desenvolvimento:

De forma lúdica, instigar a criança a jogar o dado e, em seguida, buscar as tampinhas relacionadas. Neste momento pergunte qual a cor, peça que compare o dado com as tampinhas e realize a contagem.

Lembrando que pode-se alternar conforme sugerimos no número 6 do dado, o qual colamos 3 círculos azuis e 3 verdes.

2- Ordem crescente

Destinada a Educação Infantil.

Objetivos:

  •  Estimular a construção do número através da contagem.
  •  Construir conceito de ordem crescente.

Desenvolvimento:

Previamente organize as tampinhas de forma que a criança encontre cores associadas à numeração crescente, porém misture desafiando-a a contar e organizar por ordem crescente. Exemplo:

1- Laranja

2- Azul

3- Amarelo

4- Rosa

E assim sucessivamente…

 3- Adição lúdica

 Destinada a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo:

  • Auxiliar a criança a realizar cálculo mental e resolver problemas de adição.

Desenvolvimento:

Joga-se o dado, pega-se as tampinhas correspondentes. Joga-se a segunda vez e realiza a soma.

Após a contagem no concreto (utilizando as tampinhas) sistematiza-se no papel.

A atividade pode ser dificultada propondo mais jogadas de dado até a realização da soma.

 4- Brincando de tabuada

Destinada a alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos:

  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e o conceito de multiplicação.
  • Motivar a aprendizagem e memorização da tabuada.

 Desenvolvimento:

Em duplas – cada um joga o dado uma vez e a proposta é realizar a multiplicação. Exemplo: O primeiro participante joga e o dado cai no nº 3 o segundo cai no nº 4 – 3×4.

Para trabalhar no concreto pode-se utilizar as tampinhas.

Neste caso as cores são dispensáveis – o importante é a quantidade, portanto, posso colocar: 4 tampinhas azuis + 4 tampinhas amarelas + 4 tampinhas verdes = 12 tampinhas – resultado de 3 x 4.

A cada rodada deve-se sistematizar no papel.


Profª Paty Fonte – Consultora e conferencista educacional. Especialista em Educação Infantil e Pedagogia de Projetos. Escritora – autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos; Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice; Competências Socioemocionais na escola – todos publicados pela WAK Editora. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *