4 Jogos Matemáticos
O mesmo material pode ser utilizado em atividades para diferentes faixas etárias.
Matemática é um conhecimento que precisa ser construído pelo próprio indivíduo, através de crescimento, construção e acomodação de seus esquemas de raciocínio, os quais resultam das experiências de sua mente, a partir de tentativas em resolver desafios.
Através dos jogos as experiências matemáticas passam a ser momentos de alegria, de participação social feliz e enriquecedora.
Confeccione um material que rende atividades para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 aprenderem matemática brincando.
Você vai precisar de:
- Tampinhas de garrafa pet
- Papéis coloridos
- Um dado de papel
- Cola e tesoura
Como fazer:
Recorte círculos coloridos e cole nas tampinhas – para realizar todas as atividades propostas será preciso juntar 60 tampinhas e escolher 6 cores diferentes. A cada 10 tampinhas uma cor.
O dado também deve ser colorido. Podendo aumentar o desafio usando cores diferentes. (vide imagem do nº 6 do dado)
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
1- Contagem, comparação e correspondência
Destinada a Educação Infantil.
Objetivo:
- Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Desenvolvimento:
De forma lúdica, instigar a criança a jogar o dado e, em seguida, buscar as tampinhas relacionadas. Neste momento pergunte qual a cor, peça que compare o dado com as tampinhas e realize a contagem.
Lembrando que pode-se alternar conforme sugerimos no número 6 do dado, o qual colamos 3 círculos azuis e 3 verdes.
2- Ordem crescente
Destinada a Educação Infantil.
Objetivos:
- Estimular a construção do número através da contagem.
- Construir conceito de ordem crescente.
Desenvolvimento:
Previamente organize as tampinhas de forma que a criança encontre cores associadas à numeração crescente, porém misture desafiando-a a contar e organizar por ordem crescente. Exemplo:
1- Laranja
2- Azul
3- Amarelo
4- Rosa
E assim sucessivamente…
3- Adição lúdica
Destinada a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo:
- Auxiliar a criança a realizar cálculo mental e resolver problemas de adição.
Desenvolvimento:
Joga-se o dado, pega-se as tampinhas correspondentes. Joga-se a segunda vez e realiza a soma.
Após a contagem no concreto (utilizando as tampinhas) sistematiza-se no papel.
A atividade pode ser dificultada propondo mais jogadas de dado até a realização da soma.
4- Brincando de tabuada
Destinada a alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático e o conceito de multiplicação.
- Motivar a aprendizagem e memorização da tabuada.
Desenvolvimento:
Em duplas – cada um joga o dado uma vez e a proposta é realizar a multiplicação. Exemplo: O primeiro participante joga e o dado cai no nº 3 o segundo cai no nº 4 – 3×4.
Para trabalhar no concreto pode-se utilizar as tampinhas.
Neste caso as cores são dispensáveis – o importante é a quantidade, portanto, posso colocar: 4 tampinhas azuis + 4 tampinhas amarelas + 4 tampinhas verdes = 12 tampinhas – resultado de 3 x 4.
A cada rodada deve-se sistematizar no papel.
Profª Paty Fonte – Consultora e conferencista educacional. Especialista em Educação Infantil e Pedagogia de Projetos. Escritora – autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos; Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice; Competências Socioemocionais na escola – todos publicados pela WAK Editora. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net.br