Você sabe o que é o Brincar Heurístico?

No dia 20/07/2020, às 20:00h, realizamos o segundo programa Trocando Experiências, em um bate papo ao vivo com João Luiz Silva da Rosa. Ele é pedagogo, psicopedagogo institucional, pós-graduando em psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem pela PUC RS, Assessor pedagógico, Coordenador SCFV Redipasc núcleo Alvorada/RS e colaborador do instituto Ciência & Saber.

Profª Paty Fonte (RJ) e Prof. João Luiz (RS) conversaram no Instagram sobre o Brincar Heurístico.

Dentre várias perguntas e dúvidas que surgiram, o João respondeu:

O que não é considerado Brincar Heurístico?

Ele nos respondeu que a abordagem sugere que não se utilize plástico na brincadeira e nem brinquedos estruturados prontos. Quanto menos plástico melhor será a brincadeira e pesquisa das crianças.

Perguntamos também:

Qual é o papel do adulto nessa abordagem?

Sua resposta foi:

“O papel do educador nas sessões do brincar heurístico é de grande valia, pois o mesmo prepara o ambiente, observa a interação das crianças com seus pares, crianças com os materiais e crianças com o espaço, faz os registros e anotações do que as meninas e os meninos realizaram, onde toda a sua movimentação e ação autônoma necessita nesses momentos de tocar, sentir, escutar, cheirar, olhar tudo o que rodeia e levar até a boca. Sendo fundamental esse adulto ter um olhar afetuoso sobre a aprendizagem daquelas crianças, um educador que saiba valorizar o todo e proporcione momentos de grande qualidade nas sessões.”

Durante o programa compreendemos o que é o Brincar Heurístico, quais seus benefícios, como promover a abordagem, em qual faixa etária e muito mais…

Você quer deixar uma pergunta? Aproveite esse espaço ou assista nossos próximos programas em tempo real no Instagram @patyfonte_ppd

Sortearemos 4 apostilas em E-book sobre o tema, repletas de sugestões do Prof. João Luiz (RS) e da Profª Paty Fonte (RJ). Acompanhe nossas redes para participar deste e de outros sorteios. 

Junte-se a nós porque brincar é coisa séria!

Brincando a criança não apenas se distrai e diverte, mas sobretudo, constrói seu conhecimento, aprende e se desenvolve com criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *