Vivências no Berçário

Conversamos com a Profª Daiana Princia Pedroza Farias, efetiva na Rede Municipal de Ensino de Bebedouro – SP há mais de 10 anos no CEMEI “Professora Mara Marques”. Ela é pós graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia. Atualmente atua no berçário, são 12 bebês na sua turma e seus alunos tem de 4 meses a 2 anos.

 

PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O SEU TRABALHO

A criança é um ser que se constrói, constrói sua cidadania e, neste processo, precisa ser criança, precisa ter tempo para brincar, tempo para poder ser criança. Dessa maneira, ela precisa ser compreendida como um ser complexo e contextualizado frente à realidade em que vive. Reafirma-se, assim, a concepção de criança como cidadã, e sua educação deve ter o mesmo grau de qualidade que se exige para as demais etapas da educação. A partir disso, os princípios que norteiam o meu trabalho são: o desenvolvimento da criança: (corpo e mente, cognitivo e afetivo; relações entre crianças (interações entre as crianças e seus parceiros); o espaço como terceiro educador (sempre deve ser organizado com intencionalidade e para mim, o mais importante é a ética e o respeito.

PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS

Estamos em processo de mudança em nossa rede municipal, saímos de um planejamento fragmentado para um planejamento mais abrangente, respeitoso e propositivo. “Desde minha época da faculdade já trabalhava e desempenhava esse tipo de trabalho como estagiaria, porém não tinha a fundamentação teórica. Estou sempre em formação continua, pesquisando e estudando”. Na escola nosso planejamento é semanal, no qual chamamos de “planilha”. Nossas propostas são planejadas com intencionalidade e estamos sempre atentas aos campos de experiências, especialmente aos direitos de aprendizagem. Tudo é experiência com significado e sentido e acontece de forma diferente de uma criança para outra. As vezes, a mesma proposta prioriza diferentes campos de experiência, dependendo de quem, com quem e como se experimenta.

DESAFIOS

O maior desafio que enfrentamos, com certeza é a falta de parceria, apoio e acompanhamento familiar. É preciso entender que do professor   exige-se mais que a tarefa do cuidar, entre algumas competências que se espera, como associar o cuidar e educar de forma que a criança consiga se desenvolver fisicamente, psicologicamente, intelectualmente e socialmente.

Para esses desafios serem superados, é preciso dar à infância seu devido valor, deixando para traz esse caráter unicamente assistencial que a Educação Infantil já teve um dia. Precisamos parar de pensar que qualquer coisa serve. Tem que existir realmente uma proposta educacional que seja muito importante no desenvolvimento integral da criança.

A falta de interação social tem sido outro enfrentamento em sala de aula pós pandemia, as crianças  perderam o contato com outras crianças  e adultos fora de seu vínculo familiar. Hoje encontramos crianças irritadas, deprimidas, resistentes a regras e rotina e bem desconfortáveis em ambientes desconhecido.

ALGUMAS VIVÊNCIAS

  • ABOBRINHA (e suas texturas)

Devemos sempre oferecer às crianças diferentes tipos de alimentos para o desenvolvimento dos sentidos, estimulação do paladar, percepção visual e a importância das frutas e legumes na nossa rotina

 

  • CENOURA (cenoura cozinha processada, cenoura cozida em rodelas, água do cozimento e cenoura in natura)

Nossa proposta tem centralidade na criança pequena e nas suas especificidades. Procuramos alternativas para superar práticas pedagógicas que se articulam tematicamente em torno das datas comemorativas e procuram preencher o tempo do trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reforçando valores consumistas e as possibilidade de construção de uma prática educativa significativa. Assim sendo, na semana da Páscoa proporcionamos aos pequenos contato com diversas formas de exploração, por meio da observação, da troca com os colegas e das orientações das educadoras. Com isso, elas exercitaram o tato e o olfato, além disso, aprenderam a compartilhar e conviver em grupo, respeitando regras e limites.

  • TEXTURAS DE CHOCOLATE (chocolate em pó, chocolate com água e chocolate com amido -mingau)

Os sentidos fornecem informações sobre o que nos rodeia e sobre o nosso próprio corpo. O estímulo tátil é fundamental desde cedo. Experimentar e entender os diferentes sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) é muito importante. Elas começam a perceber que podem agir sobre as coisas, provocando mudanças e produzindo algo para ser visto, ampliando sua capacidade de expressão. Tal vivência também foi desenvolvida na semana da Páscoa.

 

  • BRINCANDO com BETERRABA

 

Brincar com alimentos pode ser uma ótima forma de incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores, além de sentirem novas sensações. Eles precisam tocar nas frutas, legumes e sentir sua textura, explorando cores, etc.

 

  • CHEIROS, CORES e SABORES.

(bandeja com frutas/legumes picados: laranja, maçã e beterraba)

🌿Buquês de ervas: sálvia, salsinha e manjericão

A bandeja de experimentação é uma derivação do Jogo Heurístico e consiste na organização de materiais desestruturados pensados pelo educador para desenvolver nas crianças, de maneira autônoma através da exploração de texturas diferentes, cheiros, sabores, quantidades, etc. O papel do adulto é observar, incentivar a exploração, organizando o espaço, interpretar e documentar as sessões.

 

MENSAGEM FINAL

Em mais de dez anos de profissão eu mudei muito e com certeza amadureci demais. Aprendi a enxergar a criança como um ser capaz de construir conhecimento e, principalmente, de me ensinar muitas coisas. Hoje, com toda certeza do mundo, posso afirmar que eu sou a professora que eu queria ter “tido”. Amo novidades, sou proativa e inovar é meu sobrenome. Estou sempre pensando em novas maneiras de ensinar pois essa é minha paixão!

 

“Nossa tarefa, em termos de criatividade, é ajudar as crianças a escalar suas próprias montanhas, o mais alto possível.”  (Loris Malaguzzi)

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