Vamos cuidar da água e da gente!
No dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. Mas mais do que comemorarmos o dia desse bem tão precioso que a natureza nos oferece de forma tão nobre, é fundamental ensinar a nossas crianças que esse recurso natural deve ser usado de forma sustentável.
Principais objetivos
Levar o aluno a:
- desenvolver sua expressão oral e artística.
- perceber a importância de usar a água de forma sustentável.
- preocupar-se com a higiene pessoal.
1a. etapa
Inicie a atividade solicitando aos pequenos que eles montem, coletivamente e com massinha de modelar, um bonito cenário em que o elemento água apareça com abundância.
Quando o cenário coletivo estiver finalizado, peça para que os alunos descrevam detalhadamente tudo o que criaram.
Na sequência, pergunte, então, aos pequenos para que a água serve. É importante que nesse momento os alunos percebam que, além da água representar para o ser humano uma possibilidade de matar a sede, é usada para muitas atividades diárias, como para a higiene e para a preparação de diversos alimentos.
Além disso, mostre às crianças que os animais e as plantas também necessitam de água para sobreviver, assim como as plantações precisam de água para se desenvolver.
Surgimento
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 para que anualmente as pessoas refletissem sobre a importância de saber utilizar esse bem natural da melhor forma possível.
2a. etapa
Pergunte às crianças se elas sabem qual é a quantidade de água que existe no mundo. Explique aos alunos que, embora pareça que há muita água no planeta, apenas uma pequena quantidade pode ser usada para consumo humano.
Aproveite esse momento para dizer que é por esse motivo que não devemos beber água dos rios ou do oceano e que também não devemos bebê-la diretamente da torneira por causa de pequenas impurezas que podem existir na água, mas que pelo seu tamanho, não as vemos.
Uma experiência…
Para exemplificar a importância de termos em casa um filtro de água, por mais simples que ele seja, coloque em um pequeno recipiente um pouco de água com pequenas pedras. Depois, reserve um outro recipiente e um coador de café de papel. Na sequência, realize a experiência de passar a água com as pedrinhas no coador de café. Quando toda a água já tiver sido passada de um recipiente para o outro, mostre às crianças quantas pedrinhas ficaram no coador. Diga aos pequenos, então, que o filtro de água, de forma geral, faz exatamente o que o coador de água fez durante a experiência, mas que o filtro limpa a água de impurezas que nossos olhos, muitas vezes, não são capazes de ver.
3a. etapa
Agora será o momento de refletir com os alunos a respeito do desperdício de água. Nessa etapa, será necessário pedir a ajuda de outro adulto e que haja em sua escola pelo menos um chuveiro. A ideia é que um adulto, com trajes de banho, tome banho na frente das crianças para que ele possa demonstrar como a maioria das pessoas desperdiça água durante esse momento de higiene pessoal.
Como muitas crianças, em determinado momento do seu desenvolvimento, tornam-se um pouco avessas ao ato de tomar banho, o momento também será importante para mostrar aos pequenos que o banho é fundamental e que não tomar banho não é um ato higiênico.
Antes do banho, a atividade poderia ser iniciada com a música BOLHA DE SABÃO, da Galinha Pintadinha, que mostra que tomar banho é bom e que todas as partes do corpo devem ser bem ensaboadas e lavadas.
É evidente que a professora poderia apenas dizer que é importante desligar a torneira enquanto passamos o sabonete no corpo, mas levando-se em consideração que as crianças pequenas aprendem muito mais com aquilo que elas visualizam concretamente, baldes poderiam ser colocados na direção da água que cai do chuveiro enquanto o adulto passa xampu e condicionador nos cabelos e enquanto se ensaboa. A ideia seria mostrar aos pequenos que, no dia a dia, baldes e mais baldes são enchidos de água durante esses momentos e isso é um verdadeiro desperdício de água. Além disso, a atividade pode ser bem divertida também!
Depois de o adulto tomar banho, exemplifique visualmente outras tarefas.
2ª IDEIA – ESCOVANDO OS DENTES
Peça, por exemplo, que um adulto escove os dentes e mostre aos pequenos a importância de não deixar a torneira aberta enquanto a escova está na nossa boca. Mostre, com calma, como os dentes devem ser escovados, como devemos, também, escovar a língua e, para finalizar esta parte da atividade, mostre um vídeo de uma das músicas do JACARELVIS e sua turma:
3a IDEIA – LAVANDO LOUÇA
Vá para a cozinha da escola e solicite à cozinheira que, ao lavar louça, primeiro passe o detergente em grande parte da louça para depois passá-la na água. A ideia é mostrar para as crianças que não podemos deixar a torneira aberta enquanto passamos detergente na louça.
4a IDEIA – LIMPANDO O CHÃO
Por fim, vá para uma parte da escola cujo chão esteja sujo com poeira ou substâncias que se acumulam naturalmente com o tempo. Em vez de usar água para varrer a sujeira, peça que um adulto demonstre aos pequenos que utilizar uma vassoura é a melhor opção para economizar água.
Se for possível e se a sua escola permitir, parte dessas atividades, como varrer o chão, também pode ser realizada pelas próprias crianças. Afinal, lembre-se: tudo é uma questão de hábito e conscientização!
Valéria Martins – Graduada em Letras e Pedagogia. Já trabalhou em todos os níveis da educação, ministrando aulas desde a Educação Infantil até a Universidade. Colunista da revista Educação Infantil – Editora Minuano – a qual publicou a presente matéria na edição nº 46.