Valorizando a mulher

No dia das mães mais que a figura materna, é a imagem feminina que deve ser celebrada, já que alguns alunos podem não ter sido criados pela mãe.

Dicas de Atividades

1- Palavras femininas

Público alvo: Alunos de 8 a 11 anos

Material necessário:

  • Revistas
  • Tesoura
  • Folha sulfite
  • Cola

Desenvolvimento: Mostre que até as palavras pode ser femininas e ensine a turma a classificá-las. Tudo com a ajuda de revistas e de forma divertida!

1 – Divida a classe em grupos e entregue uma revista para cada aluno,

2 – Peça para procurarem e recortarem 10 palavras femininas.

3 – Explique que a classe deve colá-las na folha sulfite e fazer uma ilustração para cada palavra.

4 – Logo após, questione como os grupos o que eles observaram para saber se uma palavra é feminina.

2- Stop Feminino

Público alvo: Alunos de 9 a 11 anos

Material necessário:

  • Folha sulfite
  • Caneta ou lápis preto
  • Régua

Desenvolvimento: Use a clássica brincadeira na hora de ensinar, mas inove utilizando só termos femininos.

Para começar a atividade, peça para cada aluno desenhar uma tabela com 11 linhas e cinco colunas. Diga para escreverem, no topo de cada coluna, os seguintes títulos: rodada, nome feminino, fruta, objeto e profissão.

Peça para as crianças jogarem em grupos e explique que a brincadeira começa com os alunos contando os dedos das mãos para ver qual será a letra da ro­dada. Eles deverão completar a tabela com palavras que comecem com a letra definida. Quem acabar de preencher primeiro deve falar em voz alta: “STOP!” (“pare”, em inglês). Quem completar todas as colunas da rodada faz ponto.Vence quem pontuar mais depois de 10 rodadas.

3- Coisas e mães

Público alvo: Alunos de 5 a 7 anos

Material necessário:

  • Revistas
  • Cola
  • Papel cartão
  • Livro Se as coisas fossem mães

Desenvolvimento: Com figuras e o livro Se as coisas fossem mães, incentive a imaginação das crianças propondo que criem frases de acordo com a lógica de versos da obra. Primeiro peça para os alunos recortarem figuras variadas de revistas. Em seguida, proponha que façam fichas colando as imagens em um papel cartão e colocando-as em uma caixa. Por fim, leia o livro e cada aluno deverá sortear uma ficha e completar a frase de acordo com a figura.

Se a _____________ fosse mãe, seria mãe ______________________.


Sheila Blasques Nobile – Palestrante, consultora (educacional e em gestão de pessoas). Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia; Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, graduada em Letras. Autora e tutora de cursos de capacitação formação continuada para educadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *