Sugestões de Artes Plásticas

Pinturas com bolas de gude

A criança tem quase nenhum controle sobre o resultado dessa pintura. Porém, o efeito é muito bonito e o processo, divertido. Também é possível observar a dinâmica corporal dos alunos ao realizar a atividade: crianças menores sacodem todo o corpo, ao passo que as mais velhas conseguem mover os braços independentemente do movimento do corpo.

Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo.

Jogue dentro algumas bolinhas de gude.

Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai “dançar”, pintando o lado de trás do papel).

Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e …
… sacuda a caixa para os lados.

As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito “teia de aranha”.

Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco. Todas ficam interessantes.

Falso Vitral

Pode ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica. Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol.

A técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente (para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica. No segundo caso, deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho perde o efeito de vitral.

Atividades Fundamentais
  • Observação e identificação de obras de grandes artistas e sua biografia.
  • Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica.
  • Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
  • Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
Se quiser saber mais recomendamos:
  • Projeto Arte na escolaKOHL , F. Maryann e SOLGA , Kim. “Descobrindo grandes artistas”.Artmed Editora, Porto Alegre, 2001.
  • FONTE, Paty. “Projeto Arte – Educando PPD”. Rio de Janeiro, 2005. Apostila repleta de Sugestões de Mini Projetos & Atividades Artísticas baseadas nas obras de grandes artistas como: Botticelli, Leonardo da Vinci, Portinari, Monet, Rembrant, Linnaeus, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *