Reciclando Giz de Cera

Pedaços quebrados de giz de cera… Você já se perguntou o que fazer com eles?

Nas escolas sobram vários, mas em casa também. Atenção, pais e professores: Nunca mais joguem fora aquele giz velho, usado ou quebrado. Guarde tudo em um pote e pode misturar marcas e cores.

Procedimentos:

1- Remova todo o material colado ao giz de cera como adesivos e papel. As crianças podem ajudar nessa etapa e é uma excelente oportunidade para explicar a importância da reciclagem para cuidar do nosso planeta.

2- Separe por cores escolhendo as tonalidades próximas ou misturando, de acordo com o que deseja no resultado final.

3- Arrume os pedaços de giz de cera na forma ou recipiente adequado para ir ao forno ou micro-ondas. Geralmente são formas de silicone ou de metal untada. Se necessário quebre um pouco mais para que não fiquem além do buraco da forma. Se for utilizar forma de silicone nossa dica é colocar uma forma de alumínio por baixo no forno, assim não há risco dela dobrar que o giz de cera derretido escorrer e causar algum acidente ou queimadura. Ouse no desenho das formas para ficar mais divertido. Existem formas de coração, estrelas, bonequinhos, etc.

No forno convencional:

Pré-aqueça o forno por 5 minutos em 200°C. Coloque a forma com os pedacinhos para derreter. O tempo médio é de 10 minutos, porém pode variar de acordo com o forno, tamanho e qualidade do giz de cera. Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais.

Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.

No forno de micro-ondas:

Leve a forma ou recipiente adequado para micro-ondas e ligue por 4 minutos em potência alta. Retire com cuidado e mexa com um palito de madeira. Se o giz não estiver completamente derretido coloque no micro-ondas por mais 2 minutos. Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais.

Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.

Desenformando:

Após derretido o giz de cera leva cerca leva algum tempo para esfriar e endurecer, esse tempo vai variar de acordo com o tamanho dos recipientes. Para acelerar você poderá colocar na geladeira ou freezer por 15 a 40 minutos. Uma forma com recipientes pequenos leva em torno de 1 hora para que o giz de cera fique pronto. Aguarde até que esteja bem firme e desenforme. Se estiver gelado muitas vezes ele “salta” da forma com facilidade. Desenformar não é tão simples quanto parece e pode acontecer de quebrar. Nesses casos basta voltar para a forma e derreter novamente.

Uma ideia legal é usar o giz de cera reciclado como lembrancinha, basta embalar de forma bonita e criativa. As crianças amam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *