Projeto tabuada lúdica e divertida

Duração: Projeto desenvolvido do 1º ao 4º bimestre, utilizando uma aula a cada mês para realização da gincana.

Meta: Aumentar o número de alunos com a capacidade de entender e memorizar a tabuada justificando o processo usado.

Justificativa:

Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino fundamental (1) , é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. E isso gera um déficit no ensino fundamental (2).  O grande número de alunos que cometem erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria. Pensando nisso, desenvolvemos o presente projeto para que possa ser empregado como elemento de apoio aos professores  no ensino da matemática.

Objetivo Geral:
  • Estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar a tabuada;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e cálculos;
  • Aumentar o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aproveitamento, as competências e habilidades necessárias à aprendizagem.
Objetivos Específicos:
  • Estudar a tabuada de divisão, multiplicação, adição e subtração;
  • Conhecer a regra de resolução das expressões numéricas;
  • Completar quadros de tabuada de multiplicação;
  • Resolver exercícios envolvendo as tabuadas estudadas em sala.

Além disso, o projeto visa desenvolver também capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo tais como:

  • A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole:
  • O espírito de decisão e a coragem;
  • Estimular a autoestima e a competição saudável.
Desenvolvimento:

Os participantes do projeto são alunos de 6º ao 9º anos. Os mesmos deverão estudar as quatro operações para a realização de atividades propostas pelo professor em sala.

O docente em sala de aula estimulará os alunos ao uso do raciocínio rápido, a compreensão do processo da tabuada, bem como a memorização, através de atividades relativas e os preparando para a competição.

Ao final de cada mês acontecerá a gincana da seguinte forma:

Em sala de aula o professor deverá dividir os alunos em dois grupos, (impares e pares) e no período de 50 minutos aplicar as atividades propostas para a execução dessa gincana.

Atividades:

1 – O professor escolhe um aluno de cada equipe e faz perguntas sobre as 4 operações simultaneamente. Cada acerto terá sua pontuação.

2 – Será distribuído para as duas equipes cartolinas onde terão que preencher em menos tempo os espaços com os cálculos.

3 – Escolher 5 alunos de cada equipe e entregar um balão para cada um. Dentro do balão o professor terá que já ter colocado algumas questões de raciocínio lógico. Na ordem do professor os alunos terão que encher o balão e quando estourar correr até o quadro e escrever o resultado da questão. Vence a prova aquela equipe que terminar primeiro.

4 – Recortar polígonos quadriláteros e neles escrever a numeração de 0 a 9 e distribuir em forma de crachá. Nesta atividade será necessário a participação de 9 componentes de cada equipe, ficando assim cada um com um crachá. Obs:(os alunos não poderão falar nesta atividade).O professor fará uma linha e em seguida uma pergunta onde os alunos vão se organizar em fila para responderem corretamente.

A correção será feita pelos aplicadores.

Recursos:

Humanos: Professores, alunos, coordenadores.

Físicos: computadores, folha a4, pinceis azul, preto, vermelho, cartolina, balão, barbante.


Coordenador do Projeto: Prof. Ermírio José Das Neves Filho – projeto realizado na Escola Estadual Valter Moreira Dos Santos – Mambaí – GO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *