Projeto tabuada lúdica e divertida
Duração: Projeto desenvolvido do 1º ao 4º bimestre, utilizando uma aula a cada mês para realização da gincana.
Meta: Aumentar o número de alunos com a capacidade de entender e memorizar a tabuada justificando o processo usado.
Justificativa:
Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino fundamental (1) , é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. E isso gera um déficit no ensino fundamental (2). O grande número de alunos que cometem erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria. Pensando nisso, desenvolvemos o presente projeto para que possa ser empregado como elemento de apoio aos professores no ensino da matemática.
Objetivo Geral:
- Estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar a tabuada;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático e cálculos;
- Aumentar o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aproveitamento, as competências e habilidades necessárias à aprendizagem.
Objetivos Específicos:
- Estudar a tabuada de divisão, multiplicação, adição e subtração;
- Conhecer a regra de resolução das expressões numéricas;
- Completar quadros de tabuada de multiplicação;
- Resolver exercícios envolvendo as tabuadas estudadas em sala.
Além disso, o projeto visa desenvolver também capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo tais como:
- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole:
- O espírito de decisão e a coragem;
- Estimular a autoestima e a competição saudável.
Desenvolvimento:
Os participantes do projeto são alunos de 6º ao 9º anos. Os mesmos deverão estudar as quatro operações para a realização de atividades propostas pelo professor em sala.
O docente em sala de aula estimulará os alunos ao uso do raciocínio rápido, a compreensão do processo da tabuada, bem como a memorização, através de atividades relativas e os preparando para a competição.
Ao final de cada mês acontecerá a gincana da seguinte forma:
Em sala de aula o professor deverá dividir os alunos em dois grupos, (impares e pares) e no período de 50 minutos aplicar as atividades propostas para a execução dessa gincana.
Atividades:
1 – O professor escolhe um aluno de cada equipe e faz perguntas sobre as 4 operações simultaneamente. Cada acerto terá sua pontuação.
2 – Será distribuído para as duas equipes cartolinas onde terão que preencher em menos tempo os espaços com os cálculos.
3 – Escolher 5 alunos de cada equipe e entregar um balão para cada um. Dentro do balão o professor terá que já ter colocado algumas questões de raciocínio lógico. Na ordem do professor os alunos terão que encher o balão e quando estourar correr até o quadro e escrever o resultado da questão. Vence a prova aquela equipe que terminar primeiro.
4 – Recortar polígonos quadriláteros e neles escrever a numeração de 0 a 9 e distribuir em forma de crachá. Nesta atividade será necessário a participação de 9 componentes de cada equipe, ficando assim cada um com um crachá. Obs:(os alunos não poderão falar nesta atividade).O professor fará uma linha e em seguida uma pergunta onde os alunos vão se organizar em fila para responderem corretamente.
A correção será feita pelos aplicadores.
Recursos:
Humanos: Professores, alunos, coordenadores.
Físicos: computadores, folha a4, pinceis azul, preto, vermelho, cartolina, balão, barbante.
Coordenador do Projeto: Prof. Ermírio José Das Neves Filho – projeto realizado na Escola Estadual Valter Moreira Dos Santos – Mambaí – GO.