Projeto Severino faz chover

O livro de Ana Maria Machado conta a história de Severino.

Severino não tinha nada demais, era parecido com muitos outros. Mas onde ele morava não era muito parecido com outros lugares. Era seco. A terra era seca, cheia de poeira. Então Severino chamou os amigos e começou a pedir um pouco de chuva para as nuvens. Uma celebração dos brinquedos infantis tradicionais.

 Filosofia na Educação Infantil

Para começar um trabalho filosófico com nossos alunos, é extremamente necessário:

  • Demonstrar a importância de compartilhar ideias;
  • Desenvolver atividades que possibilitem o autoconhecimento e autoestima para que ocorra uma motivação inicial;
  • O comprometimento e a criatividade dos professores.

O importante é motivar todos os alunos para participarem ativamente desses momentos desenvolvendo habilidades de ouvir, prestar atenção, dizer o que pensa, relatar, argumentar, repetir o que foi dito, formular hipóteses e formular perguntas. Respeitar os outros a partir das regras estabelecidas.

Na Educação Infantil é necessário oferecer oportunidades que favoreçam a pesquisa, a busca, o interesse, a curiosidade natural que é inata na criança.

Propostas de atividades:

1- Descrição do Severino e criação do personagem

2- Descrição da terra do Severino e comparação com o lugar que moramos

3- Figura do pai do Severino – descrição e pesquisa sobre hábitos, costumes, vestuários nordestinos

4- Relato dos passos de Severino ao tentar fazer chover. Orientação dos fatos

5- Severino conseguiu realizar seu desejo? Como? Foi Severino quem fez chover? Comparar com as crianças: o que fazem para realizar seus desejos?

Artes Plásticas

Criação do personagem depois da discussão de todas as suas características

Produção Textual

Descrição da terra do Severino depois de conhecer o personagem e suas características.

Natureza e Sociedade

  • Comparação do lugar que Severino mora com o lugar onde moramos
  • Confecção de moradias (prédios) feita de caixas de suco pintadas com guache e colagem de retalho de papel colorido.

Pesquisando e ampliando o conhecimento

  • Onde moram os outros personagens de histórias que conhecemos?
  • Propor que cada aluno leve uma história e conte-a ao grupo, enfatizando o personagem e o local onde vive.

Meio Ambiente

Alguns animais moram na terra do Severino, entre eles o Lagartildo e a tartaruga, que podem ir até a escola visitar a classe. Proporcionar momentos de descobertas apresentando animais (de brinquedo ou reais) ao grupo.

É interessante, também, confeccionar os animais com sucata, massa de modelar, recorte e colagem.

Situação – problema: Oferecer jornais às crianças e lançar a questão: Como podemos fazer chover?

Coordenação Motora e Psicomotricidade: Picotar os jornais e brincar de jogar para o alto cantando a música “Tomara que chova três dias sem parar” .

Refletindo:

Severino queria isso e nós, precisamos de chuva durante três dias sem parar? Por quê? Registrar por escrito as respostas das crianças.

Integração com a Festa Junina

Figura do pai do Severino – descrição e pesquisa sobre hábitos, costumes e vestuários nordestinos. Organizar uma festa nordestina com danças, exposição e comidas típicas.

A pedagogia de projetos de aprendizagem procura evitar que a aprendizagem se torne algo passivo, e, por conseguinte, desinteressante, abrindo o maior espaço possível para o envolvimento ativo da criança, não só na concepção e na elaboração dos seus projetos de aprendizagem, mas também na sua implementação e avaliação, pois esse envolvimento não só a motiva (por estar relacionado com seus interesses) como torna a sua aprendizagem ativa e significativa – um real fazer mais do que um mero absorver de informações.


Cíntia Borher Soares – Educadora, Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento, Pós graduada em Administração e Supervisão Escolar e em Especialização em Mediação Pedagógica em EAD. Realiza atividades de Tutoria nas universidades FGV, UFF, PUC e nos Cursos Online PPD. Palestrante da equipe Projetos Pedagógicos Dinâmicos .

Contato: cintiaborher@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *