Projeto Semelhanças e Diferenças

O respeito à diversidade deve ser um também constantemente trabalhado na Educação Infantil, porque as crianças desde cedo devem aprender a lidar com as diferenças e não ter preconceitos.

Aqui apresentamos um projeto a ser desenvolvido de forma positiva, sem entrar na questão de escravidão, maus tratos, mas sim amizade, de convivência e relacionamento interpessoal com as pessoas independente de cor ou raça.

Justificativa: Faz-se necessário na Educação Infantil trabalhar assuntos de relacionamento interpessoal, devido à socialização, e principalmente trabalhar o respeito independente de raça, cor ou credo.

Objetivo: O projeto tem como objetivo principal o relacionamento interpessoal, isto é, o relacionamento sem preconceitos, respeitando as diferenças e as semelhanças.

Objetivos:

  • Promover a socialização entre os alunos;
  • Aprender a conviver com as diferenças;
  • Propiciar situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades.

Avaliação:Será feita através de observação e relatórios do professor sobre as atitudes dos alunos durante as atividades.

Conclusão:Faça um grande mural, com fotos dos alunos, mostrando suas diferenças e semelhanças através dos gostos e até mesmo características físicas. . Exponha também os painéis.

Atividade 1: Painéis-reflexão das cores

Objetivos: conscientizar que as cores e dão vida a vida

Materiais: cartolinas, revistas velhas, cola, tesoura.

Desenvolvimento da atividade

1 – Divida a sala em grupos;

2 – Cada grupo irá criar dois painéis, sendo um com figuras diferentes, mas da mesma cor e outro de figuras diferentes e de cores diferentes;

3 – Será feito um grande mural com os painéis e com uma pergunta. Em qual mundo você vive: No mundo monocromático ou no mundo das cores e das diferenças?

4 – Aproveite este momento para fazer uma reflexão sobre a semana da consciência negra, questione:

– “ E se todos tivessem que usar o mesmo tipo de roupa e da mesma cor?”

-“ Se todos tivessem o mesmo corte de cabelo”.

Atividade 2: Interpretando cenas

Objetivo: conscientizar os alunos de que a sociedade é feita de pessoas diferentes, desenvolver a interpretação de imagens.

Material: cartelas com figuras (Cenas) de pessoas de diferentes etnias.

Como desenvolver a atividade:

1 – Dividir a sala em equipes; o professor entrega para as equipes palavras já recortadas;

2 – As figuras são fixadas na lousa com fitas crepes o mesmo número de equipes (6 grupos = 6 figuras).

Desenvolvimento:

1 – Os grupos têm um tempo para analisar a figura e deverá encontrar palavras, que interpretem ou que têm características das figuras.

Observação: esta atividade pode ser feita com alunos acima de 4 anos, usando figuras. Exemplo: no lugar de carinho o professor faz um coração ou recorta uma figura de coração, amizade – mãos dadas; alegria- um sorriso. Antes de apresentar as figuras deverá explicar o que significa cada figura interpretativa : coração, sorriso, etc.

Atividade 3: Você é o personagem

Prepare a atividade

1 – Crie um painel com personagens negros, não precisa ser necessariamente os que as crianças conhecem (Pelézinho, A menina bonita do laço de fita), pode até criar alguns;

2 – Explique cada personagem para a classe: Quem é ele. Porque ficou conhecido. O que ele faz ou fazia. (Pode apresentar personagens infantis, como Pelézinho, A menina do laço de fita) e se quiser pode criar alguns personagens. O ideal é ter um personagem para cada grupo de até quatro crianças

Desenvolvimento da atividade

1 – Cada grupo receberá um personagem;

2 – Entregue uma folha de questões sobre o personagem para que sejam completadas, os alunos deverão responder como se fossem o personagem e também como se fosse uma entrevista. Assim eles deverão se colocar no lugar do outro e ser criativos.

a) A cor que eu mais gosto é……………………..

b) Tenho saudade…………………………………….

c) O dia mais feliz da minha vida foi…………

d) O que eu mais gosto em mim ……………….

e) Admiro as pessoas que………………………..

f) Meu melhor amigo é…………………………..

Atividade 4: Cultura africana

Objetivo: valorizar a cultura africana.

Materiais: objeto da cultura africana

Desenvolvimento da atividade

1 – Cada aluno deverá trazer de casa um objeto, ou um a figura ou um alimento que pertence à cultura africana.

2 – O objeto, ou figura será apresentado à classe, explicando, por exemplo, porque tem em casa, qual é a utilidade dele e como é usado.

Atividade 5: Jogo das diferenças e semelhanças

Objetivo: fornecer aos alunos subsídios para entendam que somos diferentes em algumas coisas, mas na verdade somos diferentes.

Material: nenhum

Como desenvolver a atividade:

1. Num pátio, ou quadra os alunos formarão filas indianas de acordo com o pedido do professor:

Exemplos:

Os alunos deverão formar filas:

a) cabelos curtos, cabelos médios e cabelos longos;

b) quem gosta da cor azul, cor verde e cor rosa.

c) quem gosta de filme comédia, filme romântico e filme de ação.

2. Depois será feito um debate sobre diferenças e semelhanças, independente de raça e de cor. Deverá ser questionado para os alunos se sabiam que alguns colegas tinham os mesmos gostos.


Sheila Blasques Nobile – Palestrante, consultora (educacional e em gestão de pessoas). Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia; Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, graduada em Letras. Autora e tutora de cursos de capacitação formação continuada para educadores.

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