Projeto Semelhanças e Diferenças
O respeito à diversidade deve ser um também constantemente trabalhado na Educação Infantil, porque as crianças desde cedo devem aprender a lidar com as diferenças e não ter preconceitos.
Aqui apresentamos um projeto a ser desenvolvido de forma positiva, sem entrar na questão de escravidão, maus tratos, mas sim amizade, de convivência e relacionamento interpessoal com as pessoas independente de cor ou raça.
Justificativa: Faz-se necessário na Educação Infantil trabalhar assuntos de relacionamento interpessoal, devido à socialização, e principalmente trabalhar o respeito independente de raça, cor ou credo.
Objetivo: O projeto tem como objetivo principal o relacionamento interpessoal, isto é, o relacionamento sem preconceitos, respeitando as diferenças e as semelhanças.
Objetivos:
- Promover a socialização entre os alunos;
- Aprender a conviver com as diferenças;
- Propiciar situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades.
Avaliação:Será feita através de observação e relatórios do professor sobre as atitudes dos alunos durante as atividades.
Conclusão:Faça um grande mural, com fotos dos alunos, mostrando suas diferenças e semelhanças através dos gostos e até mesmo características físicas. . Exponha também os painéis.
Atividade 1: Painéis-reflexão das cores
Objetivos: conscientizar que as cores e dão vida a vida
Materiais: cartolinas, revistas velhas, cola, tesoura.
Desenvolvimento da atividade
1 – Divida a sala em grupos;
2 – Cada grupo irá criar dois painéis, sendo um com figuras diferentes, mas da mesma cor e outro de figuras diferentes e de cores diferentes;
3 – Será feito um grande mural com os painéis e com uma pergunta. Em qual mundo você vive: No mundo monocromático ou no mundo das cores e das diferenças?
4 – Aproveite este momento para fazer uma reflexão sobre a semana da consciência negra, questione:
– “ E se todos tivessem que usar o mesmo tipo de roupa e da mesma cor?”
-“ Se todos tivessem o mesmo corte de cabelo”.
Atividade 2: Interpretando cenas
Objetivo: conscientizar os alunos de que a sociedade é feita de pessoas diferentes, desenvolver a interpretação de imagens.
Material: cartelas com figuras (Cenas) de pessoas de diferentes etnias.
Como desenvolver a atividade:
1 – Dividir a sala em equipes; o professor entrega para as equipes palavras já recortadas;
2 – As figuras são fixadas na lousa com fitas crepes o mesmo número de equipes (6 grupos = 6 figuras).
Desenvolvimento:
1 – Os grupos têm um tempo para analisar a figura e deverá encontrar palavras, que interpretem ou que têm características das figuras.
Observação: esta atividade pode ser feita com alunos acima de 4 anos, usando figuras. Exemplo: no lugar de carinho o professor faz um coração ou recorta uma figura de coração, amizade – mãos dadas; alegria- um sorriso. Antes de apresentar as figuras deverá explicar o que significa cada figura interpretativa : coração, sorriso, etc.
Atividade 3: Você é o personagem
Prepare a atividade
1 – Crie um painel com personagens negros, não precisa ser necessariamente os que as crianças conhecem (Pelézinho, A menina bonita do laço de fita), pode até criar alguns;
2 – Explique cada personagem para a classe: Quem é ele. Porque ficou conhecido. O que ele faz ou fazia. (Pode apresentar personagens infantis, como Pelézinho, A menina do laço de fita) e se quiser pode criar alguns personagens. O ideal é ter um personagem para cada grupo de até quatro crianças
Desenvolvimento da atividade
1 – Cada grupo receberá um personagem;
2 – Entregue uma folha de questões sobre o personagem para que sejam completadas, os alunos deverão responder como se fossem o personagem e também como se fosse uma entrevista. Assim eles deverão se colocar no lugar do outro e ser criativos.
a) A cor que eu mais gosto é……………………..
b) Tenho saudade…………………………………….
c) O dia mais feliz da minha vida foi…………
d) O que eu mais gosto em mim ……………….
e) Admiro as pessoas que………………………..
f) Meu melhor amigo é…………………………..
Atividade 4: Cultura africana
Objetivo: valorizar a cultura africana.
Materiais: objeto da cultura africana
Desenvolvimento da atividade
1 – Cada aluno deverá trazer de casa um objeto, ou um a figura ou um alimento que pertence à cultura africana.
2 – O objeto, ou figura será apresentado à classe, explicando, por exemplo, porque tem em casa, qual é a utilidade dele e como é usado.
Atividade 5: Jogo das diferenças e semelhanças
Objetivo: fornecer aos alunos subsídios para entendam que somos diferentes em algumas coisas, mas na verdade somos diferentes.
Material: nenhum
Como desenvolver a atividade:
1. Num pátio, ou quadra os alunos formarão filas indianas de acordo com o pedido do professor:
Exemplos:
Os alunos deverão formar filas:
a) cabelos curtos, cabelos médios e cabelos longos;
b) quem gosta da cor azul, cor verde e cor rosa.
c) quem gosta de filme comédia, filme romântico e filme de ação.
2. Depois será feito um debate sobre diferenças e semelhanças, independente de raça e de cor. Deverá ser questionado para os alunos se sabiam que alguns colegas tinham os mesmos gostos.
Sheila Blasques Nobile – Palestrante, consultora (educacional e em gestão de pessoas). Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia; Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, graduada em Letras. Autora e tutora de cursos de capacitação formação continuada para educadores.
Parabéns!!!
Amei seu Projeto
muito bom, adorei, vou adotar
me ajudou muito, adaptei algumas atividades pois trabalho com alunos de 3 a 4 anos. parabéns…tem algo para grupos de 3 e 4 anos.
Olá, como você adaptou a atividade 3 ?
Gostei muito. Estava buscando inspirações para preparar atividades para meus alunos de 12, 13 e 14 anos. Vou adaptar as atividades para eles.