Projeto Poesias na Educação Infantil

Profª Izabel Cristina trabalha há 19 anos na Prefeitura Municipal de São Gonçalo, RJ, tendo os dez últimos dedicados à Educação Infantil.Atualmente, desenvolve um projeto através das poesias da literatura brasileira atreladas ao conteúdo da Educação Infantil.

As poesias servem como ponto de partida para a aprendizagem do aluno, despertando, assim, o interesse pela literatura. A Profª relata:  “Percebi que o trabalho na Educação Infantil deveria ser inovado, pois é nesta etapa que o sujeito se desenvolve para que haja sucesso de aprendizagem em toda sua vida.”

Neste semestre Izabel apresentou a sua classe poesias de Cecília Meirerelles e Vinícius de Moraes. A partir das poesias surgiram lindas produções e aumentou o interesse das crianças pelas leituras e livros.

Ao trabalhar com as poesias: Flor Amarela, Girassol e As borboletas, explorou: cores, formas geométricas, estações do ano e artes cênicas, alcançando um resultado muito positivo, pois surgiu grande interesse por parte dos alunos em aprender e explorar.

Através das poesias a professora promove momentos lúdicos de interação entre os alunos que desenvolvem a oralidade para se expressar, ampliando seu vocabulário. Além disso, a poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que podemos brincar com as palavras.
Desde a mais tenra idade é possível:

  • Incentivar as crianças a apreciarem pequenas poesias cantadas e ilustradas;
  • Estimular o prazer de ouvir pequenas poesias;
  • Desenvolver a capacidade auditiva de textos poéticos;
  • Informar a respeito do autor ou autores das poesias escolhidas para trabalhar;
  • Promover a recitação de pequenas poesias utilizando recursos variados, como: músicas, gravuras, fantoches, entre outros.

(…) Na medida em que a criança interage e dialoga com os membros mais maduros de sua cultura, aprende a usar a linguagem como instrumento do pensamento e como meio de comunicação. Nesse momento o pensamento e a linguagem se associam, consequentemente o pensamento torna-se verbal e a fala racional.(…)
(Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação, 2004, p.63,64,65) 

DICAS DE ATIVIDADES

Linguagem Oral e Escrita:

  • Folhear revistas coloridas com gravuras realizando a leitura e interpretação das mesmas;
  • Escrever e ilustrar poesiasjuntamente com as crianças;
  • Promover momentos de escrita espontânea e identificação de letras;
  • Explorar rimas através de brincadeiras com nomes dos alunos e com palavras retiradas das poesias;
  • Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.

Música e Movimento:

  • Construção de paródias utilizando músicas do repertório  infantil;
  • Trabalhar esquema corporal e lateralidade através de danças e ritmos;
  • Explorar rimas e cantigas de roda;
  • Promover brincadeiras rítmicas envolvendo nomes dos alunos.

Artes Visuais:

  • Ilustraçãodas poesias apresentadas através de variadas técnicas artísticas;
  • Confecção de cartazese/ou murais coletivos utilizando as ilustrações produzidos pelas crianças;
  • Confecção de fantoches e personagens de sucata.

Linguagem Matemática:

  • Explorar pequenas poesias que envolvam os números;
  • Realizar contagens diversas;
  • Explorar variadas formas e figuras geométricas.

Natureza e Sociedade:

  • Utilizar diversas linguagens para apresentação das poesias trabalhadas.

As Borboletas 
Brancas, azuis, amarelas e pretas
brincam na luz as belas borboletas.

Borboletas brancas
são alegres e francas.

Borboletas azuis
gostam muito de luz.

As amarelinhas
são tão bonitinhas!

E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!

Do livro: A arca de Noé, Vinícius de Moraes, Livraria José Olympio Editora: 1984; Rio de Janeiro; páginas 58 e 59. 14ª edição.

PARA BRINCAR:

Confeccione borboletas voadoras usando balão de festa (bexiga) do tipo alongada.
Pinte os olhos no balão, encha de ar, segure as pontas e fixe as asas da borboleta. Depois, é só soltar a ponta para a borboleta voar…


Profª Izabel Cristina – graduada em Letras (Português/ Literatura), atualmente cursa pós graduação em Educação Infantil e Psicomotricidade. Trabalha na Creche Municipal Pastor Benedito Panisset com a classe de Maternal I (crianças na faixa de 2/ 3 anos).

3 comentários em “Projeto Poesias na Educação Infantil

  • 21 de agosto de 2017 em 21:27
    Permalink

    Amei as dicas , muito bom me ajudou na construção final do meu projeto. Parabéns

    Resposta
    • 22 de agosto de 2017 em 20:11
      Permalink

      Olá Marlene. Muito obrigada pelo contato! Ficamos felizes em contribuir positivamente com o seu projeto. Forte abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *