Projeto Playeduca – A História contada com o mundo Playmobil

JUSTIFICATIVA:

Os métodos do ensino de História têm sido discutidos ao longo dos anos e entende-se que é necessário instruir uma história mais crítica, reflexiva e dinâmica. Em nossa sociedade atual o ensino precisa buscar novas abordagens, unindo teoria e prática, além de criar

O lúdico unindo teoria e prática.

diferentes estratégias educacionais utilizando também a ludicidade. Como professor em sala de aula, percebo grande dificuldade dos alunos em contextualizar os fatos históricos, a construção dos cenários em suas mentes, não alcançando uma plena compreensão. O Projeto PlayEduca vem em resposta a esses anseios, com uma proposta lúdica usando bonecos e itens da linha Playmobil para lecionar História. O projeto traz a utilização métodos inovadores, sendo um diferencial na construção de conhecimento, que une a criatividade e a interação com um brinquedo, buscando um novo olhar sobre o ensino no espaço escolar.

MÉTODOS:

A questão central do projeto tem por objetivo usar itens da linha Playmobil para desenvolver mais facilmente os principais conteúdos de uma determinada aula, despertando nos educandos a motivação do estudo a partir do “brincar”, correlacionando a teoria com a prática. Buscar concretizar, materializar mais o os processos históricos. São feitas exposições itinerantes nas escolas e vários temas dos conteúdos programáticos são privilegiados. Os cenários históricos são montados para serem visualizados (Paleolítico, Egito, Roma, Medieval, História do Brasil, Temas Bíblicos, atuais…) e são debatidos em grupo.  Também os alunos trabalham conjuntos de itens da linha Playmobil, a fim de que o próprio estudante crie o cenário (oficinas em grupos) e possa também produzir textos, debater, interagir com os colegas, fazer correlações, inclusive trazendo os seus exemplos práticos sobre o processo histórico explanado.

RESULTADOS:
Aspectos do antigo Egito.

Esse projeto lúdico tem sido implantado desde 2010 como um complemento ao ensino regular em sala de aula. Ele pode ser associado a todas as disciplinas através de correlações interdisciplinares e pode ser adaptado para atender todos os anos do ensino fundamental e médio. É uma importante ferramenta do educador para proporcionar ao estudante maior interesse na educação, entendendo melhor os contextos, tendo mais prazer em aprender. As aulas que já utilizaram esse recurso lúdico demonstraram que os alunos conseguiram desenvolver uma experiência nova e motora, capaz de provocar mudanças nos seus comportamentos, servindo de referência para uma formação pessoal, cidadã e profissional para o mundo do trabalho.

O PlayEduca permite ampliar a visibilidade da educação quanto aos recursos lúdicos, ajuda a desenvolver habilidades e competências, que já são uma realidade na educação e tem mostrado grande eficácia na concentração, desenvolvimento da criatividade, protagonismo, melhor relacionamento com a disciplina, permitindo assim, uma maior motivação quanto à escola e a participação nas aulas.

O projeto é itinerante e pode ser levado à escolas, colégios, universidades, igrejas…


Juberto Santos é formado em História pela UFRJ, atuando desde então em escolas e em pesquisas na área de História. É professor da rede municipal do Rio de Janeiro, cursos e escolas particulares. Também atua como consultor na área de concursos públicos em palestras de Motivação para mercado de trabalho, melhoria de rendimento escolar e na área de Concursos; é especialista em História, Atualidades e Conhecimentos Gerais.

Telefone: (21) 99738-2216  E-mail: historiador_ufrj@yahoo.com.br

Maiores informações: Página: https://www.facebook.com/playeduca | Blog do projeto: http://playmobileduca.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *