Projeto Planetas

O projeto teve duração de aproximadamente dois meses – setembro e outubro, com classes de Educação Infantil (fase II), em escola bilíngue da rede particular, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

I – Objeto detonador:

Durante a rodinha de novidades, os alunos começaram a conversar sobre os planetas entre si e logo em seguida, fizeram várias perguntas à professora.  Nem todas perguntas tiveram respostas.  Resolvemos então, estudar mais sobre os planetas do nosso Sistema Solar e outros enigmas do universo.

II – Justificativa:

O nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas.  Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude.  Antes o ser humano acreditava que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia.  Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar.  Nem os cientistas (astrônomos, astrofísicos etc.) conseguiram respostas para todos os fenômenos observados ou não.  Aqui está a grande semelhança com o pensamento infantil que, como o cientista, busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.

III – Perfil do grupo:

Crianças de cinco e seis anos de idade, que demonstram grande interesse em criar, descobrir e participar.

IV – Objetivos:

Conceituais:

Saber o nome dos planetas estudados,

  1. Identificar as letras do nome dos planetas,
  2. Identificar algumas características dos planetas – permitindo reconhecer semelhanças e diferenças entre eles,
  3. Contar a quantidade de letras em cada nome,
  4. Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar,
  5. Inventar planetas, seres etc.
  6. Desenvolver habilidades criativas, auditivas e verbais,
  7. Descobrir o que são seres vivos.

  Procedimentais:

  1. Observar o céu, as plantas, as cores, longe e perto, dimensões,
  2. Criar personagens,
  3. Inventar histórias (individual e coletivamente),
  4. Registrar reportagem e desenhos a partir de histórias,
  5. Confeccionar personagens (teatro),
  6. Confeccionar planetas (planetário),
  7. Experiências,
  8. Aguçar perguntas interessantes,
  9. Evocar interesse por notícias – jornais,

Atitudinais:

  1. Estimular o gosto pela criação e arte,
  2. Expressar-se com o corpo,
  3. Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar.
V – Janelas:

Linguagem oral e escrita;

  • Matemática;
  • Movimento;
  • Artes Visuais.
VI – Atividades:
  • Sondar o conhecimento prévio das crianças sobre o tema,
  • Explicar que os cientistas acreditavam que a terra era plana (prato e bola),
  • Explicar que os cientistas acreditavam que a terra estava no centro do Sistema (apontando a possibilidade de mudar posturas anteriores),
  • Explicar que o Sol é a maior estrela do nosso sistema. O sol tem luz própria e ilumina o nosso planeta durante o dia.
  • Mostrar para as crianças que as estrelas estão presentes sempre, mas só podemos vê-las durante a noite, pois de dia a luz do sol é muito intensa e ofusca a luz das estrelas e da lua.
  • O Sol ilumina a terra – dia e noite. Experiência com o globo terrestre e abajur.
  • Sol, Lua e Terra – movimentos de rotação. Uma criança parada no centro é o Sol. Outra criança gira em torno do sol – a Terra (ano e as quatro estações) e outra gira em torno da Terra – Lua (dia e noite).
  • Organização do Sistema Solar – ordem dos planetas e algumas de suas características.
  • Pedir que as crianças observem os cartazes, reconhecendo o Sol e os planetas.
  • Contar quantos planetas há no Sistema Solar.
  • Comparar os diversos tamanhos e distâncias entre a Terra e os demais planetas.
  • Observar cores, tamanhos e formas a partir de um móbile (empréstimo).
  • Convidar as crianças a se deitarem ao ar livre e observarem o céu, sentirem o calor do sol no corpo, observarem os desenhos que se formam nas nuvens, tentando adivinhar com o que se parecem, conversar a respeito.
  • Características do astronauta – roupa especial, alimentação, permanece muito tempo no espaço etc.
  • Construir um planetário em sala – fundo redondo preto com estrelas pequenas, planetas de bolas de isopor (com Artes).
  • Explicar o que são cometas (gelo) – fenômeno de Tugunska,
  • Explicar o que é Via Láctea e Galáxia (conjunto de estrelas o Sol é apenas uma delas), Buraco Negro (alguns cientistas acreditam que seja resultado da morte de uma estrela, aspirador) e Velocidade da Luz (muito rápido e mesmo assim demora anos pra viajar até os planetas – comparar com a idade dos alunos).
  • Introduzir nomes dos planetas em alemão.
  • Estimular que as crianças tragam livros, revistas, notícias, pesquisas de casa – expor em sala.
  • Mostrar fotos e ilustrações de diversos livros.
  • Mostrar fotos da NASA (Internet)
  • Galileu Galilei (livro: “O Mensageiro das Estrelas”) – período histórico, dificuldade de aceitar novos paradigmas etc.
  • A partir do livro “O Planeta Lilás”: recontar coletivamente a história, desenho e registro (Imaginação),
  • História coletiva em três cartazes – foguete saindo da terra, outro planeta e retorno – desenhar elementos.
  • A partir do livro “O Pequeno Planeta Perdido”: conversa sobre astronautas, se sentir sozinho e desenho com registro.
  • A partir do livro “Pedro e Lua” – Recontar coletivamente, desenho com branco e cinza em lixa preta e registro.
  • Mostrar reportagens atuais sobre novas descobertas e fotos – mural de notícias.
  • Compor com os pais uma reportagem a ser apresentada na “televisão” da sala (caixa vazada) – para jornal da turma.
  • Confecção de um jornal com as reportagens e com ilustrações das crianças
  • Desenhar personagens (planetas, ETs, astronautas etc.) em papelão, fixando vareta (marionete) para teatro improvisado a ser apresentado à turma.
  • Brincadeiras livres com os personagens.
  • O planeta Terra: Importância das plantas para o Oxigênio, camada de ozônio, atmosfera (céu azul), pólos sul e norte, eventos naturais (terremotos, vulcões, furacões etc.), preservação ambiental.
  • Escrever convites para demais turmas visitarem o planetário – dinâmica Galeria de Arte (adapt.)
  • Vernissage, “cocktail” de inauguração convidando outras classes.
  • Visita ao Planetário.
  • Visita ao MAST.
VII – Avaliação:

Registro de observações, brincadeiras, documentos variados. Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na realização das tarefas.

VIII – Referências bibliográficas e dicas de leitura:
  • MORAES, Odilon. Pedro e Lua. Editora Cosac Naify, 2004.
  • PINTO, Ziraldo Alves. O planeta lilás. Editora Melhoramentos, 1979.
  • PINTO, Ziraldo Alves. O pequeno planeta perdido. Editora Melhoramentos, 1985.
  • SIS, Peter. O mensageiro das estrelas. Editora Ática, 2006.

Equipe PPD aponta como o ponto alto do projeto a escolha dos livros de literatura infantil – todos de muita qualidade!

IX – Webgrafia:

Autoria: Gabriela Miller (Pedagoga e Psicóloga)

E -mail : gabimiller2003@yahoo.com.br

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