Projeto Passeando nos jardins de Monet

Considerando que a criança, desde cedo, interage com o conhecimento social, deveremos levar em conta seu interesse e necessidade frente aos objetos da cultura e destacar o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.

O projeto desenvolvido pela Professora Cíntia Borher Soares na sua turma de maternal (crianças na faixa de 2/3 anos), em um colégio particular da Zona Oeste do RJ, visou o conhecimento da vida e obra do mestre do impressionismo: Claude Monet.

Dentre os objetivos traçados podemos destacar:

CONCEITUAIS:

  • Conhecer o artista e suas obras.
  • Desenvolver a percepção visual.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão.

PROCEDIMENTAIS:

  • Aprender como usar pinceis e tintas.
  • Aprender usar as cores.
  • Reconhecer a existência de formas e cores no mundo.
  • Produzir trabalhos artísticos, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Desenhar a partir do que será observado.

ATITUDINAIS:

  • Despertar a curiosidade e o gosto pelas artes visuais.
  • Respeitar e valorizar as produções próprias e dos amigos.

As crianças criaram: desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos das artes visuais; Exploraram e aprofundaram as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o “fazer” artístico; Organizaram e cuidaram dos materiais no espaço físico da sala, além de respeitarem as produções próprias e do grupo, valorizando-as.

Foram realizadas: Rodas de conversas;Apreciação de obras; Desenhos a partir de interferências; Desenhos de observação; Desenhos com tema;

Mosaicos;Recorte e colagem;Técnicas de Pintura; Modelagens (com argila e massa de modelar);Colagens mistas (com diferentes materiais) e Construção com sucatas.

A culminância foi a exposição de todos os trabalhos realizados na feira de conhecimento, já tradicional na instituição.

O amigo Sol feito com bola de plástico e aro de isopor, iluminou a sala de aula durante o desenvolver do projeto. Sendo a figura estimulante, orientadora das atividades propostas.

As crianças pesquisaram durante as aulas de informática, sobre os malefícios e benefícios do sol. Ficando muito preocupadas com o Planeta Terra. Surgiram conversas sobre o aquecimento global e questionamentos sobre as maneiras de ajudar o planeta a sobreviver ao calor intenso. Em seguida, foram confeccionados um planeta Terra e um Sol para ilustrar o mural.

“Ele tem que tomar aquele remédio amarelo ruim!” Maria Eduarda – 2 anos

“Eu também fiquei com febre e a tia Cátia me deu banho” Fernanda – 2 anos

“Coloca o termômetro nele, vamos ver se ele está muito quente e se tem que chamar a Urmes” (Referindo-se a Urgências Médico-Escolares) Eryck – 2 anos

Cuidar das plantinhas do mundo também é uma forma de ajudar a salvar o planeta Terra!

E quanto mais plantinhas, mais verde, mais ar puro e mais saudável fica a vida do planeta e conseqüentemente a nossa também.

Depois de descobrir isso, as crianças fizeram a sua parte. Foi realizado um “amigo-verde” que nada mais é do que um amigo-oculto de plantinhas.

Foi um sucesso! Todos se envolveram e os pais tiveram nota máxima em participação!

 
Maternal também faz atividade extra-classe!

Passearam no “Jardim de Monet”, ao descobrir que o vizinho tem um lindo quintal a professora não hesitou em pedir permissão para levar a turminha até lá. Foi uma tarde muito gostosa, onde os alunos descobriram muitas plantas, flores, pedras, gravetos, areias, formigas…. coisas que não fazem mais parte da infância de hoje em dia, já que a maioria vive em condomínios fechados.

Tudo era novidade! O verde da macia grama que cobria todo o jardim, as pedras de diferentes tamanhos,a sombra de diferentes tamanhos devido as árvores…. As crianças brincaram de pique-pega, corre-cotia, jogos cantados, jogos com bolas, cordas e petecas! No final foram recolhidas algumas lembranças do passeio para montagem de uma maquete. Foi criado, também, um blocão de registro.

 
Confeccionaram flores de garrafa pet .

Fizeram re-leituras de obras famosas de Claude Monet .

 

 

 

A feira do conhecimento foi um sucesso!


Cíntia Borher Soares – Educadora, Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento, Pós graduada em Administração e Supervisão Escolar e em Especialização em Mediação Pedagógica em EAD. Realiza atividades de Tutoria nas universidades FGV, UFF, PUC e nos Cursos Online PPD. Palestrante da equipe Projetos Pedagógicos Dinâmicos .

Contato: cintiaborher@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *