Projeto Nomes Próprios

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”…

A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.

A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os nomes estejam fixados nas grades, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.

Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório.

O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.

É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita.

É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais.

O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.

Sugestões de atividades

1 – Explorar recursos variados para escrever a letra inicial do próprio nome

Caixa de areia – excelente para trabalhar a movimentação correta da letra

Caminhar em cima da letra desenhada no chão também é uma forma da criança fixar o desenho correto enquanto desenvolve o esquema corporal e a coordenação motora ampla.

Montar a letra com tampinhas, palitos, massa de modelar, entre outros materiais. O ideal é variar ao máximo as possibilidades de exploração.

2 – História do nome:

Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.

Material: Folhas de papel ofício.

Procedimento:

  • Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
  • Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: – Quem escolheu meu nome? – Por que me chamo …..? O que significa ….. ?
  • Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)

Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.

Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.

3 – Fichário:

Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.

Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.

Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.

Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3×4 da criança.

Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome

4 – Lista de Palavras:

Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.

Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.

Procedimentos:

  • Explorar com a classe a letra inicial do nome.
  • Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
  • Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
  • Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
  • Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.

Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.

Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

5 – Letras Móveis:

Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.

Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc…

Procedimentos:

  • Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
  • Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.

Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.

Observações:

  • Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
  • Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
6 – Bingo:

Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.

Procedimento:

  • Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
  • O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
  • Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
  • As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
  • A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.

Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

7 – Dança da Cadeira:

Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.

Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.

Procedimentos:

  • O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
  • Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
  • Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

8 – Corrida dos Balões:

Objetivo: Escrever seu nome.

Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.

Procedimentos:

  • Formar as crianças em duas filas.
  • Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
  • Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
  • A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
9 – Jogo dos Dados:

Objetivos:

  • Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
  • Reconhecer as letras do seu nome.
  • Ordenar as letras que compõem seu nome.

Materiais:

  • Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
  • Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
  • Fichinhas com as letras.

Procedimentos:

  • Distribuir os alunos em pequenos grupos.
  • Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
10 – Sapata ou Amarelinha:

Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.

Materiais: Pedrinhas e giz.

Procedimentos:

  • Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
  • Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
  • O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?

Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.

Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.

Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.


Se quiser saber mais recomendamos:

  • FONTE, Paty. Projeto Alfabetização e Letramento.. Rio de Janeiro,2004.
  • CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • RODRIGUES, Maria Bernadete;
  • AMOEDO, Maria Celina. O espaço pedagógico na Pré-Escola. Porto Alegre: Meditação, 1997.

2 comentários em “Projeto Nomes Próprios

  • 24 de março de 2018 em 15:33
    Permalink

    Amei conhecer esse site.
    Parabéns aos idealizadores.

    Resposta
  • 24 de março de 2018 em 15:34
    Permalink

    Amei esse conhecer esse site.
    Parabéns aos idealizadores.

    Resposta

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