Projeto Nomes Próprios

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”…

A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.

A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os nomes estejam fixados nas grades, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.

Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório.

O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.

É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita.

É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais.

O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.

Sugestões de atividades

1 – Explorar recursos variados para escrever a letra inicial do próprio nome

Caixa de areia – excelente para trabalhar a movimentação correta da letra

Caminhar em cima da letra desenhada no chão também é uma forma da criança fixar o desenho correto enquanto desenvolve o esquema corporal e a coordenação motora ampla.

Montar a letra com tampinhas, palitos, massa de modelar, entre outros materiais. O ideal é variar ao máximo as possibilidades de exploração.

2 – História do nome:

Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.

Material: Folhas de papel ofício.

Procedimento:

  • Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
  • Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: – Quem escolheu meu nome? – Por que me chamo …..? O que significa ….. ?
  • Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)

Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.

Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.

3 – Fichário:

Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.

Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.

Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.

Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3×4 da criança.

Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome

4 – Lista de Palavras:

Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.

Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.

Procedimentos:

  • Explorar com a classe a letra inicial do nome.
  • Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
  • Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
  • Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
  • Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.

Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.

Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

5 – Letras Móveis:

Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.

Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc…

Procedimentos:

  • Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
  • Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.

Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.

Observações:

  • Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
  • Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
6 – Bingo:

Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.

Procedimento:

  • Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
  • O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
  • Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
  • As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
  • A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.

Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

7 – Dança da Cadeira:

Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.

Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.

Procedimentos:

  • O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
  • Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
  • Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

8 – Corrida dos Balões:

Objetivo: Escrever seu nome.

Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.

Procedimentos:

  • Formar as crianças em duas filas.
  • Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
  • Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
  • A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
9 – Jogo dos Dados:

Objetivos:

  • Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
  • Reconhecer as letras do seu nome.
  • Ordenar as letras que compõem seu nome.

Materiais:

  • Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
  • Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
  • Fichinhas com as letras.

Procedimentos:

  • Distribuir os alunos em pequenos grupos.
  • Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
10 – Sapata ou Amarelinha:

Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.

Materiais: Pedrinhas e giz.

Procedimentos:

  • Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
  • Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
  • O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?

Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.

Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.

Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.


Se quiser saber mais recomendamos:

  • FONTE, Paty. Projeto Alfabetização e Letramento.. Rio de Janeiro,2004.
  • CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • RODRIGUES, Maria Bernadete;
  • AMOEDO, Maria Celina. O espaço pedagógico na Pré-Escola. Porto Alegre: Meditação, 1997.

5 comentários em “Projeto Nomes Próprios

  • 24 de março de 2018 em 15:33
    Permalink

    Amei conhecer esse site.
    Parabéns aos idealizadores.

    Resposta
  • 24 de março de 2018 em 15:34
    Permalink

    Amei esse conhecer esse site.
    Parabéns aos idealizadores.

    Resposta
    • 2 de março de 2019 em 20:04
      Permalink

      Muito obrigada pelo feedback Norma!
      Os comentários são muito importantes para nós.
      Fraterno abraço,
      Paty Fonte

      Resposta
  • 24 de janeiro de 2019 em 19:46
    Permalink

    SAITE MUITO PRODUTIVO PARA ATUALIZAR NOSSOS CONHECIMENTOS AMEI

    Resposta
    • 2 de março de 2019 em 20:03
      Permalink

      Oi Doralice!
      Fico muito feliz em saber que gostou!
      Continue nos visitando, pois atualizamos mensalmente, sempre com muito carinho, para que seja um apoio aos docentes.
      Fraterno abraço,
      Paty Fonte

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *