Projeto meu querido bichinho

Planejado de acordo com a nova BNCC

Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos animados e por todos os lugares da vida por onde andam, exercem grande fascínio e levam a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

O tema leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza.

 Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

 Objetivos:

  • Construir vínculos afetivos com os animais de estimação;
  • Desenvolver hábitos de cuidado e respeito com os animais;
  • Identificar os animais domésticos;
  • Entender a necessidade do cuidado diário com bichos e plantas;
  • Perceber os movimentos de segurar e agarrar;
  • Exercitar sentimentos contraditórios (carinho, raiva, medo, tristeza, etc).

Duração: Aproximadamente 1 mês.

Desenvolvimento – Sugestões de Atividades

Os 5 Campos de Experiência definidos pela nova BNCC para o desenvolvimento das crianças serão explorados.

Eu, o outro e o nós:

Rodas de conversas – para sondar os conhecimentos prévios dos alunos, perguntar quem tem um animal de estimação e quem não tem se gostaria de ter. Quais são eles? Como são? Como se chamam? Etc. Mostrar também imagens de animais variados e sondar se conhecem, gostam, sabem o nome ou algo a respeito.

Na segunda roda, em outro dia, cada um deve levar fotografias dos seus bichinhos de estimação e/ou imagens dos bichinhos preferidos e/ou daqueles que desejam ter.

É importante instigar cada aluno a falar sobre os bichinhos, seus nomes, suas características, o que comem, como são cuidados, o que sentem ao ver a foto, etc.

Montar um painel com as imagens e registro das principais falas dos alunos.

Corpo, gestos e movimentos:

Brincar de imitar diferentes animais: como se locomovem? Como é sua voz?

Se não cuidamos bem do nosso bichinho ele pode ficar doente? Brincar de imitar o bichinho doente.

Se bem cuidado, como fica o animal? Brincar de imitar animais felizes e recebendo carinho.

Quais animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê? Vamos imitá-los também?

Cabe ao professor variar as propostas de acordo com a faixa etária e os interesses da turma.

Traços, sons, cores e formas:

Propor desenhos, pinturas, modelagens, dobraduras, criação de bichinhos com pedras e sucata. Explorar as diferentes formas e cores variando os materiais. Novamente imitar as vozes dos animais.

Interpretar imagens diversas de animais – lendo-as – criando histórias para elas. As imagens podem ser pesquisadas em casa por alunos e professores para a realização da atividade. É fundamental registrar no blocão as produções dos alunos, para tal o(a) professor(a) faz o papel de escriba.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

Escolha canções que tenham animais como tema. Cante-as, dance, brinque com elas. Desenvolva brincadeiras orientadas de faz de conta usando máscaras ou fantoches.

Na roda de conversas interprete as canções oportunizando que cada criança fale e possa ouvir seus colegas. Pergunte: o que aconteceu? Onde foi? Como? Perceba se verbalizam coerentemente.

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações:

Escolha alguns animais para explorar, por exemplo: mostre figuras e/ou vídeos da vaca e de quando são filhotes: bezerros. Mostre fotos de bezerros mamando na vaca para que percebam a transformação em relação ao tempo e espaço.

Faça a eleição dos animais preferidos e monte um gráfico da turma. Quantos preferem o cachorro? E o gato? O coelho?

Organize o dia do bichinho de pelúcia ou plástico. Brinque de classificar os semelhantes, conte quantos animais de cada, conte o total de bichinhos, organize do maior para o menor e vice-versa. Sistematize as atividades desenhando-as no caderno.

Culminância:

Dia dos animais na escola.

Organizar juntamente com as famílias para que os animais de estimação de todos possam comparecer. Além disso, conte com apoio de empresas especializadas para conhecer de perto alguns animais diferenciados.

Nesse dia as crianças poderão brincar e ter a experiência de acarinhar, segurar e ver de perto vários bichinhos.

Professores, percebam que os cinco campos de experiências se integram e que nas sugestões de atividades sugeridas garantimos os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Parabéns pelo trabalho equipe!


Projeto elaborado pela Profª Paty Fonte especialmente para a Creche Escola Espaço Kids a qual faz assessoria pedagógica.

Tem interesse em uma assessoria pedagógica em sua escola? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso: contato@ppd.net.br


Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” ; “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”; “Competências Socioemocionais na Escola” – todos publicados pela WAK Editora; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora do site: www.projetospedagogicosdinamicos.com 

Contatos: www.patyfonte.com.br | www.facebook.com/pedagogiadeprojetos/

Um comentário em “Projeto meu querido bichinho

  • 22 de março de 2019 em 20:19
    Permalink

    Paty,

    Foi realmente muito prazeroso e enriquecedor para todos pequenos. Esse ano teremos mais!

    Abs,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *