Projeto Mercadinho

O projeto surgiu com intuito de trabalhar a matemática, mais especificamente o sistema monetário, de forma prática e atrativa, pois a matemática é vista pelos alunos como difícil. A maioria apresenta dificuldades e como consequência não aprende, o que gera um grande desinteresse.  Entretanto, a riqueza do tema propiciou inúmeros outros trabalhos, como: educação financeira, conscientização ambiental, interpretação textual, alimentação saudável, etc. 

O projeto instiga o aluno a buscar soluções para resolver problemas do cotidiano, de maneira lúdica e significativa, ao invés de esperar respostas do professor ou livro. Dessa forma, diminuem as dificuldades existentes. 

Ao simular o mercadinho nos deparamos com várias situações reais, comuns do dia a dia, onde precisamos calcular para fazer as compras de casa, conferir o troco, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, entre outros.  

Dentre os objetivos do projeto estão: 

  • Desenvolver a leitura e a escrita das cédulas e moedas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico na resolução de situações – problema;
  • Construir conceitos de adição, subtração e multiplicação;
  • Identificar as cédulas e moedas que circulam no país, reconhecendo seu uso cotidiano;
  • Conhecer diferentes tipos de textos como: folhetos, embalagens e listas.

As professoras começam a separar os produtos durante o lanche dos alunos, assim já coletam algumas embalagens para a montagem do mercadinho, diminuindo a quantidade de lixo e transformando-o em ferramenta pedagógica. 

Atividades Desenvolvidas 
Com embalagens: 
  • Leitura e interpretação de rótulos, explorando informações contidas: nome do produto, marca, data de validade, peso, sabor.  
 Com folhetos:
  • Confecção de folhetos de propaganda com ofertas de produtos diversificados para que seus preços sejam comparados.
  • Pesquisar em folhetos reais os menores preços dos mesmos produtos, iniciando a educação financeira e a importância de economizar.
 Com listas de compras: 
  • Confeccionar listas variadas. Uma lista de compras ajuda a pessoa a não esquecer o que precisa comprar e essa atividade treina a escrita correta das palavras. 
  • Pesquisar listas reais. Cada um registra os produtos mais consumidos em sua casa e a quantidade. As listas são utilizadas nas simulações do mercadinho. Além disso, será que realizamos um consumo consciente? E nossa alimentação, é saudável?  
Super dinheiro: 
  • São utilizadas cédulas e moedas de brinquedo para que os alunos façam suas compras. 
  • Calculadoras e máquinas registradoras de brinquedo também são utilizadas para a simulação das compras e vendas. 
Litro X Quilo 
  • Sondar os conhecimentos prévios – solicitar que os alunos separem os alimentos em litro ou quilo. Em seguida, explicar os conceitos. 
Organizando o supermercado: 
  • Junto com os alunos classificar os produtos em: bebidas, açougue, frios, materiais de limpeza, etc. Identificar os produtos com placas e preços. 

Todos realizam suas compras e os alunos se revezam entre compradores e vendedores. A partir de desafios e brincadeiras os alunos constroem seus conhecimentos.  

“Nada deve ser dado à criança, no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração” (Azevedo, p. 27) 

Parabéns equipe linda!

Referências: 

  • AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho matemático pelo sistema montessoriano. In: Revista de Educação e Matemática, n. 3, 1979 (p. 26-27). 

Projeto desenvolvido no Centro Educacional Queen, localizado em Curicica, Rio de Janeiro, nas turmas do Ensino Fundamental 1.  

www.centroeducacionalqueen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *