Projeto: Lixo, lixo e mais lixo

O tema do projeto é de suma importância, pois traz grandes contribuições para o nosso Planeta, como também para despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, os quais servem de instrumentos para as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

Desenvolvido em 2018, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, no Centro Educacional Queen, localizado em Curicica – RJ, com base no livro paradidático adotado.

Após consultoria pedagógica com a Profª Paty Fonte, as professoras entusiasmadas definiram os objetivos do trabalho.

Objetivo Geral:

· Compreender e avaliar as questões relativas ao lixo no município, sob o ponto de vista ético para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito, articulando, integrando e sistematizando o conhecimento científico no enfrentamento de situações- problema, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção de lixo, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente.

Objetivos Específicos:

· Conhecer os impactos ambientais causados por resíduos sólidos proporcionando a reflexão e estimulando a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos;

· Despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo lixo pode ser reaproveitado;

· Organizar na escola uma campanha de conscientização sobre o lixo produzido por todos e divulgar a importância da coleta seletiva desse lixo, tanto na escola como na comunidade em busca de ações concretas e da mudança efetiva de hábitos;

· Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;

· Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu cotidiano.

· Criar brinquedos a partir das sucatas arrecadadas.

Metodologia:

Como o projeto Lixo, lixo e mais lixo, pretendeu-se não somente apontar problemas, mas, principalmente, ser parte ativa da solução, e, por isso, desenvolvemos um caminho claro para sua implantação.

A comunidade escolar jogava o lixo produzido na escola em diversas lixeiras, espalhadas pela área da Instituição, sem a preocupação de selecioná-los. Com a implantação do Projeto, lixeiras específicas para cada tipo de material, devidamente identificadas e bem localizadas pela área da escola, passaram a ser utilizadas.

As lixeiras existentes na escola foram reaproveitadas e passaram por um processo de adequação da cor, de acordo com o padrão adotado pela instituição.

Informamos aos alunos e comunidade a importância de adotar os 3 Rs em seu dia a dia, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar.

Atividades desenvolvidas:

1- Foi exibido no Datashow uma reportagem sobre: “Os caminhos do lixo”

Os alunos viram o descarte incorreto dos lixos, os catadores que ficam nos lixões e perceberam que quando o lixo é descartado corretamente, fica mais fácil o reaproveitamento.

2- Leitura plural do livro adotado: “ Lixo, lixo e mais lixo” (Editora Cidadania).

Conversamos sobre a quantidade de lixo que são produzidos todos os dias e que, nem sempre são descartados de maneira adequada

 

3- Realizamos vários debates acerca do assunto.

Confeccionamos latas com as cores e símbolos para identificação e descarte do lixo no lugar correto. Instigamos as turmas a falarem sobre o prejuízo do lixo mal descartado.

Os alunos mencionaram enchentes, pois têm lixos nos bueiros, as doenças causadas quando chove, onde a água se mistura com o chorume e com os dejetos, principalmente de rato. Onde vão parar (nos mares, matando animais marinhos).

Realizamos pinturas com guache sobre o tema em tela.

4- Criação de cartazes expondo o tempo de decomposição do lixo na natureza.

5- Exibição de diversos vídeos mostrando alternativas para a reciclagem.

Exemplo:

6- Confecção de brinquedos de sucata, inclusive materiais didáticos.

7- Confecção de panfletos de conscientização e visita as demais salas de aula visando orientar a todos para que depositem o lixo no local correto.

8- Confecção de objetos reciclados que podem ser fonte de sustento.

Após assistirem vários vídeos mostrando como os lixos podem ser reciclados, os alunos trouxeram de casa alguns lixos que poderiam ser reaproveitados.

Surgiram então:

  • vasos de flores com garrafas de Mate,
  • pulseira e cordões feitos com elos de latinhas,
  • CD’S que viraram quadros, bem como a tampa de papelão de pizza que enfeitaram o fundo com filtro usado de café,
  • plásticos de embalagens que viraram roupas, jornais também viraram roupas juntamente com embalagens de sucos,
  • porta guardanapos e caixas para presentes.

Os alunos também montaram casas para pássaros, confeccionaram brinquedos de sucatas: carros, robôs de latas e forraram fazendo composições com sobras de EVA.

Lixos tecnológicos como computadores e canudos de jornais enfeitaram uma caixa para porta revista.

Com os fundos de garrafas Pets criaram porta algodão e ainda confeccionaram jogos diversos, como: jogo da velha, bilboquê, jogo da memória, etc.

Durante todo esse processo que durou 6 meses, surgiu em conjunto o nome do projeto:

LIXO É TEC

LIXO É POP

LIXO É TUDO!

Avaliação:

Ficamos bastante satisfeitas, pois tema é muito atual, os alunos presenciam no dia a dia, e alguns relataram as enchentes nos bairros onde moram, são alunos que veem notícias na televisão, têm acesso à internet, se comoveram vendo a imagem da tartaruga com canudo no nariz, sufocada com sacos plásticos, também com uma baleia que apareceu morta e dentro dela muitos lixos. Tais informações foram levadas pelos estudantes.

Começaram a olhar com mais atenção as salas e observaram que as professoras aproveitam caixas, criam porta lápis com caixa de suco ou com garrafa Pet e viram a possibilidade de também diminuir seus lixos através da reciclagem.

Cabe ressaltar, que a direção da escola já trabalha muito com a sustentabilidade e os brinquedos do dia das crianças não são comprados, são confeccionados pelas professoras com sucatas.


Professoras responsáveis:

· Celma Lopes: Pedagoga, especialista em Administração Escolar, Coordenação, Supervisão e Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde.

· Elis Garcia: Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Mediadora Escolar, Cursando LIBRAS.

6 comentários em “Projeto: Lixo, lixo e mais lixo

  • em
    Permalink

    O projeto está excelente!!!. Não podemos parar de falar nesse assunto,principalmente para ensinar aos alunos de baixa renda a produzir brinquedos, reaproveitar qualquer embalagem plástica ,com a finalidade de construir novos utensílios. Alguns novos digital influencers estão trabalhando com reciclagem.Eu já faço na escola,mas seria muito bom um projeto onde a escola toda participasse,porem as ideias de projeto ja vêm prontas para a Sala de Leitura e então se trabalha em cima dele,não dando tempo para inserir outros.

    Resposta
    • em
      Permalink

      Olá!
      Que bom que vocês gostaram do projeto. Não pensei que ele iria sensibilizar e mobilizar tanto a comunidade escolar. As ideias trazidas por eles foram bem criativas. Toda segunda- feira eles chegavam com as sucatas dos finais de semana. Sinal que eles estavam com outros olhares para a melhoria do nosso planeta!
      Fiquei muito, mas muito feliz com o resultado.
      Obrigada pelo feedback!
      Celma Lopes

      Resposta
  • em
    Permalink

    Que projeto maravilhoso e de tamanha riqueza pedagógica!
    Contar com uma geração instruída e consciente da sua responsabilidade humanitária com o planeta é fundamental para conservação dos recursos naturais.
    Parabéns professora Celma Lopes e Elis Garcia por exercerem além da sua profissão a sua contribuição para melhoria do mundo.

    Resposta
  • em
    Permalink

    Parabéns pela dedicação e desempenho com os alunos. Com este projeto as crianças puderam aprender na prática como reciclar e a cuidar do meio ambiente.
    Uma ótima iniciativa para abordar a conscientização!

    Resposta
    • em
      Permalink

      Obrigada, linda!
      Trabalhar com os pequenos é como semear sementes para um futuro melhor!
      Beijos!

      Resposta
  • em
    Permalink

    Projeto maravilhosamente bem elaborado! Um tema muito importante para a geração atual e para fazer pensar sobre o quanto produzimos lixo em todos os setores da nossa vida, mas nem sempre pensamos no destino dele. Parabéns para as professoras Celma e Elis por esse projeto educacional!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *