Projeto Higiene

Sabendo da importância de desenvolver nas crianças hábitos saudáveis relacionados à saúde e higiene, temos no espaço escolar como meio de socialização e construção da autonomia, recursos valiosos para promover comportamentos e posturas adequadas e sadias.

A Educação Infantil (0 a 6 anos) é a fase crucial de consciência acerca do esquema geral do corpo. Assim sendo, nos cabe a tarefa de ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal e demonstrar a importância dos cuidados com o corpo para a saúde a fim de favorecer a auto-estima da criança e seu pleno desenvolvimento.

O grande desafio é garantir uma aprendizagem efetiva – que se traduz em hábitos e atitudes cotidianas.

Sugestões de Atividades

1- Levar para a roda de conversas alguns materiais imprescindíveis para uma boa higiene. Mostrar um por um aos alunos instigando-os a nomeá-los e a relatarem experiências relacionadas aos mesmos. Por exemplo: sabonetes, cremes dentais, pentes, escovas de dentes e de cabelos, lenços umedecidos, fraldas, desodorantes, perfumes, toalhas de banho, papel higiênico, etc. Para maior interesse das crianças na conversa o(a) professor(a) deve criar um ambiente lúdico e atrativo.

Conversar com as crianças sobre cada objeto, nomeá-los corretamente e permitir a fala dos alunos, cada um pode contar suas histórias e experiências. Durante a conversa enfatizar a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, entre outras. Será possível verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos, assim como aqueles que necessitarão de mais atenção.

2- Explorar dramatizações utilizando objetos como: toalhas de banho, guardanapos, escovas de dente e cabelos. Propiciar que as crianças se olhem em espelhos e brinquem de se cuidar e arrumar. É interessante também brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar as brincadeiras e dramatizações para ensinar os alunos a utilização adequada dos objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, etc.)

O(a) professor(a) pode levar dois bonecos bebês – um limpinho e bem vestido e outro bastante sujo. Lançar questionamentos e permitir que as crianças criem hipóteses a respeito do que aconteceu com os bebês e o que deve ser feito. Proporcionar a higiene e o cuidado do bebê para que ele possa viver saudável e feliz.

3- Explorar músicas, histórias em livros e pequenos vídeos sobre o tema. Escolhendo e planejando de acordo com os interesses e faixa-etária dos alunos. É importante apresentar uma atividade diária e explorá-la ao máximo, mas não abusar das informações, pois podem confundir as crianças que, nesta fase, sentem necessidade de repetir várias vezes as mesmas músicas, histórias e brincadeiras.

Dicas:
  • Canção popular – O sapo não lava o pé – trocando o sapo pelos nomes das crianças e perguntando – Fulano lava o pé? Como? Onde? Por quê?
  • Ratinho do Castelo Ra-tim-bum – contém vídeos pequenos e músicas sobre tomar banho, escovar os dentes, entre outras – vale a pena apresentar aos alunos e ensiná-los a cantar e dramatizar com o ratinho.
  • CD Xuxa Só para baixinhos 8 – canção “Escove os dentes”.
  • Livro-brinquedo – Vamos escovar os dentes? Editora Salamandra – Autora: Leslie McGuire

4- Combine um dia para brincar de salão de beleza. Corte, lixe e pinte as unhas dos alunos. Aproveite para pentear os cabelos – faça penteados diferentes nas meninas. Durante a brincadeira converse sobre a importância de sempre agir assim, criando o hábito saudável de cuidar de todo o corpo. Passe hidratante nas mãos e braços das crianças massageando-os.Deixe-os se olharem no espelho e brincar livremente durante um tempo antes de encerrar a atividade. No final pode se presentear os alunos com um kit de beleza que esteja dentro do orçamento e das possibilidades da escola e/ou do professor.

5- Após cada etapa do projeto proponha aos alunos registrarem, de alguma forma tudo o que foi conversado, visto, explorado… Para tal ofereça recursos variados para desenhos, recortes e colagens e registre por escrito as principais falas de cada aluno.

Controle do Esfíncter requer atenção

Entre os 18 e 30 meses, a maioria das crianças começa a controlar os esfíncteres, músculos responsáveis pela expulsão das fezes e da urina. Nesse mesmo período, os pequenos adquirem habilidades corporais fundamentais para o processo de desfraldamento, como ficar de cócoras, cruzar as pernas, subir e descer escada, sentar sozinho no penico/vaso sanitário e tirar a própria roupa.

Muitas crianças cedo vão para creches e lá passam pelo desfraldamento – que é um processo de aprendizagem que necessita de muita sintonia entre a criança e seus cuidadores e educadores.

Considerando nossas regras sociais, é necessário um processo de educação do controlar do xixi e do cocô, isto é, as crianças precisam aprender a fazer suas necessidades no lugar certo. É importante fazer com que esse processo ocorra de forma tranqüila para criança, sem cobranças, senão, ela poderá sofrer com isso e apresentar outros tipos de problemas no decorrer do tempo.

Cada criança tem um ritmo próprio de desenvolvimento que precisa ser respeitado.

Durante o tempo em que está aprendendo a controlar os esfíncteres, a criança está construindo sua auto-estima, desenvolvendo uma boa relação com o seu corpo e, conseqüentemente, consigo mesma.

Alguns livros que abordam o tema podem ajudar e tornar o processo mais divertido.

Sugestões:
  • O que tem dentro da sua fralda? / Guido Van Genecheten. São Paulo: Brinque-Book, 2012.
  • Cocô no trono / Benoit Charlat. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
  • Cadê meu penico? / Mij Kelly; ilustrações de Mary Mc Quillan. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.
  • O pombo fez cocô! / Elizabeth Baguley; ilustrações de Mark Chambers. São Paulo: Globo, 2012.
  • Livro-brinquedo – Hora do penico – separado para meninos e meninas – Editora Salamandra – Autor: Dawn Sirett
  • Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela / Werner Holzwarth; ilustrações de Wolf Erlbrunch. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.

Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela editora WAK; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br

Contatos: www.patyfonte.com.br | www.facebook.com/pedagogiadeprojetos/

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