Projeto Folclórico – O comportamento do Saci

Na semana do Folclore a Profª Cíntia Borher desenvolveu em sua turma de maternal o tema: “O comportamento do Saci” e nos relatou como foi.

“Descobrimos que o Saci é um menino que mora nas florestas, mas que gosta de visitar a cidade, conhecemos suas histórias e traquinagens, a partir daí fizemos dramatizações, cantamos música e ficamos felizes com esse novo amigo tão sapeca.

Brincamos muito com o nosso novo amigo e criamos a brincadeira “O Saci mandou”, onde executávamos os comandos que o Saci mais gostava de fazer. Pulamos em uma pena só, corremos pelo espaço, pegamos os pertences dos amigos e saímos correndo….

Confeccionamos uma carapuça vermelha que era mágica igual ao que o Saci usava, exploramos os softwares na aula de informática e conversamos sobre o comportamento desse menino levado.

Na biblioteca ouvimos a história do Saci e descobrimos que para ele não fazer mais bobeiras, temos que colocá-lo dentro de uma garrafa, e se abrirmos a garrafa o Saci foge e começa a aprontar tudo de novo!

Chegou um dia que o Saci bagunçou toda a sala do maternal! A turminha ficou danada… Ai, ai, ai seu Saci!!!!!!!! Tivemos que arrumar toda aquela confusão de brinquedos espalhados… E agora? O que fazer com o Saci? Vamos colocá-lo na garrafa e ensinar para ele que isso não é legal?

Escrevemos também no blocão, as coisas legais que podemos fazer em sala de aula, e com a ajuda da família montamos o nosso cartaz de combinados.

A preocupação inicial foi em estabelecer combinados para que nossa convivência torne-se ainda mais harmoniosa, sadia e prazerosa!

Construindo normas vamos compreendendo nossos direitos e deveres, bem como diferenciando momentos onde devemos ouvir, falar, dialogar, brincar, dançar, correr…

Com a argila modelamos o cachimbo do Saci e descobrimos os malefícios do fumo para a saúde. Para mostrar aos nossos pais que somos contra tudo que faz mal a nossa saúde, principalmente ao fumo, confeccionamos uma viseira com a frase: Obrigada por não fumar!

Decidimos que o Saci, durante a aula, ficaria olhando o bom comportamento do Maternal e no fim do dia, uma criança o levaria para sua casa e o ensinaria como devemos nos comportar. Junto com o Saci na garrafa foi também um livro de registro onde os pais anotaram a visita e adicionaram fotos e textos descritivos.

Foi uma brincadeira super divertida e animada rendendo várias semanas.

A turma ficou muito envolvida com o projeto “O Saci”. Adoraram pintar, desenhar e conhecer os amigos do Saci – Boto Rosa, Iara, Boitatá e Curupira. Inventaram histórias e criaram fantoches.

Também temos amigos, e assim como o Saci, nos divertimos e aprontamos muitas coisas juntos!

A paixão dessas crianças em descobrir coisas novas é surpreendente! Estão sempre prontas para novos conhecimentos! Querem desvendar cada espaço e estão cada vez mais motivadas pela descoberta do mundo. Executam com muito prazer e demonstram satisfação em mostrar o que já sabem.

As atividades de pesquisa compartilhada com as famílias também estão fazendo muito sucesso! Todos estão participando.

E ao propor: Agora que já conhecemos o Saci da história e das brincadeiras, me conte como é o seu Saci Pererê e faça o seu desenho. Surgiram grandes obras como as seguintes:

“Esse é o Saci Pererê. O nome do chapéu dele é carapuça. Ele tem nariz, boca, barriga e só uma perna, e um cachimbo marrom na boca. Que coisa feia!!!!!!” Beatriz – 2 anos e 11 meses

“Eu vou ensinar o Saci que não pode brigar com pessoas. Levou o Saci pra casa e ensinei que não pode. Dei um monte de beijo.” Thiago – 3 anos e 1 mês

Em um projeto, as crianças precisam de uma diversidade de situações de aprendizagem sobre um determinado assunto para aprender.


Cíntia Borher Soares – Educadora, Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento, Pós graduada em Administração e Supervisão Escolar e em Especialização em Mediação Pedagógica em EAD. Realiza atividades de Tutoria nas universidades FGV, UFF, PUC e nos Cursos Online PPD. Palestrante da equipe Projetos Pedagógicos Dinâmicos .

Contato: cintiaborher@gmail.com

Um comentário em “Projeto Folclórico – O comportamento do Saci

  • 24 de agosto de 2017 em 00:23
    Permalink

    Q aula!!!
    Vc é encantadora assim como seus projetos.
    Parabéns !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *