Projeto Dinossauros

Os dinossauros dominaram a Terra por milhões de anos e mexem com a imaginação do homem há muito tempo. Eles eram seres fascinantes, terríveis, incríveis, assustadores…

E foi o tema escolhido pelos próprios alunos, em votação, durante a roda de conversas. As crianças, na faixa de 4 anos, apresentaram muito interesse e curiosidade sobre os dinossauros.

Neste sentido, foi importante deixar claro que na época dos dinossauros não existia vida humana.

As crianças repetiam sempre frases a respeito do tamanho dos dinossauros, então lançamos desafios:

  • Quantos pés cabem dentro de uma das patas de dinossauro?

  • Quantas crianças cabem na boca do dinossauro?

Com a reprodução do contorno de patas de dinossauros em tamanho real, as crianças compararam com o tamanho dos seus pés, com o tamanho do pé de um adulto, ainda foram instigadas a descobrir quantos pés cabem dentro de uma das patas.

É necessário que se encontrem interrogações nos percursos que as crianças fazem. Para tanto, é fundamental “emergi-las” em experiências e vivências complexas que justamente instiguem sua curiosidade. Nessas situações, é importante ressignificar as diferentes formas de interpretar, representar e simbolizar tais vivências, por meio do desenho, da expressão corporal, do contato com diferentes matérias.” ( BARBOSA e HORN. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, Editora Artmed. )

Com vários dinossauros de brinquedo, separamos por cores, espécies, tamanhos, sempre de forma lúdica.

Algumas crianças já sabiam sobre as diferentes espécies de dinossauros e contaram ter visto filmes onde apareciam as descobertas arqueológicas de ossadas. Aproveitando o gancho, começamos a explorar o assunto montando em grupo o esqueleto de dinossauros usando rolinhos de papel e depois, individualmente, com macarrão.

Os livros de Literatura Infantil escolhidos para explorarmos foram:

  • BROWN, Laurie Krasny. Dinossauros salvem a Terra. Editora Salamandra.

  • ROCHA, Ruth. Meu amigo dinossauro. Editora Melhoramentos.

No jogo simbólico, imitamos os dinossauros com todo o corpo e também só com as mãos:

Compartilhamos pesquisas e descobertas, listamos as dúvidas, reavaliamos as certezas. Todos os campos de experiências foram explorados!

Na aula de música, cantamos e dançamos com o Dinossauro Robô, de Marcelo Serralva.

Através do estudo dos dinossauros é possível levar a criança a:

  • compreender o que é extinção,

  • reconhecer o planeta na época dos dinossauros,

  • diferenciar animais carnívoros de animais herbívoros,

  • compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros,

  • despertar a consciência para a questão ecológica,

  • criar um ambiente em que a criança seja participativa nas atividades desenvolvidas,

  • aproximar a criança da natureza,

  • conhecer as diferentes espécies de dinossauros,

  • despertar a curiosidade, raciocínio e observação,

  • além de desenvolver hábitos de pesquisa.

CULMINÂNCIA:

Participação das famílias no “Parque dos Dinossauros” – evento para exposição dos trabalhos realizados, onde também foram expostas fotos e pequenos vídeos de todo processo de desenvolvimento do projeto, além disso, confeccionamos (com a participação dos alunos) alguns paineis para fotografias divertidas.


Projeto desenvolvido através da consultoria pedagógica da Profª Paty Fonte @patyfonte_ppd  idealizadora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos, em escola particular da zona sul do Rio de Janeiro.

Como não tivemos autorização para publicar as fotos das crianças, ilustramos com fotos disponibilizadas no Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *