Projeto de leitura: “Descobrindo novos leitores e poetas”

“A leitura é a extensão da vida das pessoas na escola.” Profª Maria Juraci de Araújo

O projeto desenvolvido na Escola Estadual Teônia Amaral localizada em Florânia – RN – é um grande sucesso em toda comunidade escolar. Conheça-o:

Objetivos gerais:
  • Estimular os alunos e despertá-los ao prazer pela leitura, reescrita e escrita de poemas;
  • Proporcionar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, expressão oral e escrita e da capacidade de escuta, reconhecendo suas diferenças.

Objetivos específicos:

  • Incentivar a leitura de poesias de autores locais, regionais e nacionais;
  • Despertar o gosto pelas produções poético-literárias visando melhorar a produção de textos orais e escritos;
  • Apresentar à comunidade escolar os novos talentos da poesia local.
Justificativa:

O projeto apresenta uma proposta de trabalho de incentivar o aluno á prática da leitura e produção textual, com a finalidade de desenvolver suas habilidades poéticas e melhorar a autoestima, além de influenciar um maior rendimento escolar.

O presente projeto também propõe uma maior integração entre aluno – biblioteca – aluno, de forma espontânea e com a permissão dos docentes das diversas turmas trabalhadas.

Procedimento metodológicos:

Tendo em vista que uma das funções da escola é também a de ensinar o educando a gostar de ler e fazê-lo por prazer, a biblioteca “Pe. Sinval Laurentino de Medeiros” propõe uma nova proposta de incentivo à leitura de gêneros poéticos e a produção de textos com o objetivo de incentivar alunos desmotivados.

Vale salientar que a clientela inserida no Projeto é do Ensino Médio, no turno diferenciado e advindos da zona rural, cujos poucos frequentaram os bancos escolares e não se apropriaram do hábito da leitura e da escrita.

1º passo – visita nas salas de aula, mostrando a importância da leitura e da produção de textos. A partir daí conhecer melhor o acervo literário da biblioteca e tiragem de livro.

2º passo – os professores bibliotecários reuniram-se com a coordenadora pedagógica para trocar ideias e experiências sobre a implantação do projeto de estímulo ao hábito da leitura e escrita, pois a leitura e a escrita edificam a construção do conhecimento.

3º passo – esse projeto contou com a participação de professores poetas da comunidade escolar e os novos alunos/poetas, através de exposição de trabalhos.

“Escreve bem quem lê e tem o que escrever.”
(Revista Mundo Jovem)

O projeto foi desenvolvido em 8 meses conforme o cronograma abaixo:

Atividades desenvolvidas

MARÇO: Elaboração do Projeto e Exposição das Damas da Literatura poética floraniense

ABRIL : Continuação das atividades literárias

MAIO : Idem ao mês de abril

JUNHO : Exposição dos poetas, cronistas e cordelistas floranienses

JULHO : Leitura e produções de poemas

AGOSTO: Continuação de produções de poemas

SETEMBRO: Idem ao mês de agosto

OUTUBRO :Oficina e Exposição dos trabalhos dos alunos

Avaliação:

Durante o processo observou-se o desempenho, a participação e o envolvimento dos alunos individualmente e/ou em grupo, além de melhorar a frequência dos mesmos à biblioteca para empréstimos de livros e para a realização de trabalhos e pesquisas.


CRÉDITOS:

FRANCISCO DAS CHAGAS GUEDES DE AZEVÊDO – Diretor da Escola Estadual Teônia Amaral

MARIA DAS GRAÇAS AZEVEDO FAGUNDES – Vice-diretora

MARIA DO SOCORRO ARAÚJO SILVA SANTOS – Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Teônia Amaral

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PE. SINVAL LAURENTINO DE MEDEIROS

EQUIPE EXECUTORA DO PROJETO: Profª RITA DEUSA DA SILVA PINHEIRO, Profª DIVONETE PEREIRA CRUZ DE MACÊDO, Profª MARIA JURACI DE ARAÚJO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *