Projeto de Leitura a partir da história de “Romeu e Julieta” (Ruth Rocha)
Objetivos gerais:
- Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento, como também ajudá-los a refletir sobre si mesmo e a importância de respeitar o próximo com suas diferenças, proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade e respeito;
- Conhecer e respeitar o outro com suas diferenças e/ou limitações, dialogando e trocando conhecimento e experiências;
- Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
- Respeitar a opinião/ escolha alheia.
Objetivos específicos:
Língua portuguesa:
- Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
- Conhecer outras fontes literárias;
- Conhecer dados biográficos da autora Ruth Rocha;
- Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
- Comparar versões;
- Produzir reescrita;
- Produzir versões; utilizando as estratégias de leitura;
- Utilizar diferentes formas de escrita: panfleto, cartaz, bilhete, poema (De lagarta a borboleta) coletivo e individual;
- Disposição de recursos gráficos e visuais;
- Continuar a Alfabetização pelo processo de letramento;
- Semântica: antônimo e sinônimo;
- Ortografia;
- Pontuação;
- Flexão das palavras, seu valor e significações;
- Estruturação de palavras, frase e texto;
- Compreensão do texto oral e escrito;
- Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
- Ordenação da história como registro de compreensão ,
- Conversas, comentários, interpretação e expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos, desenhos, movimento, sons, etc.
Matemática:
- Construir os fundamentos básicos no desenvolvimento da adição, subtração e multiplicação.
- Construir gráficos, como fonte de registro;
Ciências:
- Reconhecer seres vivos;
- Conhecer o ciclo das borboletas, sua função e seu habitat;
- Reconhecer os fenômenos da natureza;
- Reconhecer as estações do ano;
- Ambiente e meio ambiente;
- Ciclo da água;
- Pesquisa cientifica sobre as borboletas
- Apresentar as etapas da vida da borboleta
- Registrar as etapas em forma de recurso visual e escrito;
- Conhecer as variedades de borboletas;
- Saber como as borboletas se alimenta;
- Ter conhecimento de: Parasita, mundo vegetal, polinização e néctar,
- Reativar os sentidos: paladar e olfato
História/Geografia
- Compreender os diferentes tipos de paisagens
- Refletir sobre as diversidades;
- Desenvolver o conceito de valores e atitudes,
- Paisagem;
- Tempo;
- Espaço;
Artes:
- Desenvolver a criatividade;
- Construir personagens seguindo passos e etapas da dobradura
- Usar o desenho como recurso visual e de registro,
- Desenvolver habilidades com pintura, recorte e colagem;
- confeccionar painel com borboletas;
Desenvolvimento
- Explorar o uso social da escrita em diferentes aspectos: apresentar as informações disponível na capa;
- Estimular o conteúdo da leitura por meio da oralidade;
- Incitar a leitura com momentos descontraídos (cartaz das borboletas)
- Hora de conhecer a historia de Romeu e Julieta (Ruth Rocha), áudio narrado pela própria autora;
- Conversar sobre o texto e estimular a troca das borboletas para outro canteiro;
- Estimular a compreensão oral da história;
- Leitura oral, individual e coletiva;
- Registrar a história com recurso visual (ilustração)
- Produzir reescrita do texto de Romeu e Julieta com, enfatizando a oralidade do aluno;
- Correção coletiva dos textos;
- Apresentar a biografia;
- Leitura da história de Romeu e Julieta por capítulos;
- Apresentar outras versões: Romeu e Julieta;
- Desenvolver ortografia, pontuação, flexão e significados das palavras com trechos das histórias e com os textos produzidos pelos alunos;
- Desenvolver estruturação,
- Fazer enquete com registro gráfico;
- Registrar o conhecimento por meio da reescrita;
- Fazer correção coletiva;
- Tomar conhecimento do ciclo das borboletas por textos informativos (metarmorfose)
- Ordenar as histórias, ciclo das borboletas e de Romeu e Julieta;
- Fazer textos ;
- Escrita das cores das borboletas;
- Cruzadinha;
- Resolução de problemas com adição, subtração, multiplicação;
- Conversa sobre o ambiente e meio ambiente,
- Retomada da história para caracterização das paisagens;
- Recorte e colagem de figuras de diferentes paisagens ( zona rural , urbana, floresta, etc.);
- Confecção de painel;
- Características das estações do ano;fenômenos da natureza;
- Solo;
- Chuva;
- Ar;
- Ciclo da água (textos informativos, visuais gráficos e vídeos)
- Lista de atitudes preconceituosas;
- Lista de possíveis mudanças de atitudes;
- Desenvolver a criatividade;
- Correspondência com numero e quantidade,
Avaliação
Deverá ocorrer de forma contínua, valorizando o desenvolvimento, a participação e o interesse dos alunos observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta, de acordo com os objetivos previstos neste planejamento.
Desenvolvido pelo PROF: RONALDO NEPOMUCENO em AGOSTO de 2015 na classe do 3º ano da Escola Estadual Coronel Amantino Maciel situada na cidade de Piranga – MG.
Ronaldo Nepomuceno – Professor e Psicopedagogo clínico e institucional.
Contato: ronaldonepo2008@hotmail.com
Adorei esse jogo e ele encaixa no conteúdo que eu estou trabalhando. Obrigada.