Projeto de Leitura a partir da história de “Romeu e Julieta” (Ruth Rocha)

Objetivos gerais:
  • Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento, como também ajudá-los a refletir sobre si mesmo e a importância de respeitar o próximo com suas diferenças, proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade e respeito;
  • Conhecer e respeitar o outro com suas diferenças e/ou limitações, dialogando e trocando conhecimento e experiências;
  • Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
  • Respeitar a opinião/ escolha alheia.
Objetivos específicos:

Língua portuguesa:

  • Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
  • Conhecer outras fontes literárias;
  • Conhecer dados biográficos da autora Ruth Rocha;
  • Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
  • Comparar versões;
  • Produzir reescrita;
  • Produzir versões; utilizando as estratégias de leitura;
  • Utilizar diferentes formas de escrita: panfleto, cartaz, bilhete, poema (De lagarta a borboleta) coletivo e individual;
  • Disposição de recursos gráficos e visuais;
  • Continuar a Alfabetização pelo processo de letramento;
  • Semântica: antônimo e sinônimo;
  • Ortografia;
  • Pontuação;
  • Flexão das palavras, seu valor e significações;
  • Estruturação de palavras, frase e texto;
  • Compreensão do texto oral e escrito;
  • Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
  • Ordenação da história como registro de compreensão ,
  • Conversas, comentários, interpretação e expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos, desenhos, movimento, sons, etc.

Matemática:

  • Construir os fundamentos básicos no desenvolvimento da adição, subtração e multiplicação.
  • Construir gráficos, como fonte de registro;

Ciências:

  • Reconhecer seres vivos;
  • Conhecer o ciclo das borboletas, sua função e seu habitat;
  • Reconhecer os fenômenos da natureza;
  • Reconhecer as estações do ano;
  • Ambiente e meio ambiente;
  • Ciclo da água;
  • Pesquisa cientifica sobre as borboletas
  • Apresentar as etapas da vida da borboleta
  • Registrar as etapas em forma de recurso visual e escrito;
  • Conhecer as variedades de borboletas;
  • Saber como as borboletas se alimenta;
  • Ter conhecimento de: Parasita, mundo vegetal, polinização e néctar,
  • Reativar os sentidos: paladar e olfato

História/Geografia

  • Compreender os diferentes tipos de paisagens
  • Refletir sobre as diversidades;
  • Desenvolver o conceito de valores e atitudes,
  • Paisagem;
  • Tempo;
  • Espaço;

Artes:

  • Desenvolver a criatividade;
  • Construir personagens seguindo passos e etapas da dobradura
  • Usar o desenho como recurso visual e de registro,
  • Desenvolver habilidades com pintura, recorte e colagem;
  • confeccionar painel com borboletas;
Desenvolvimento
  • Explorar o uso social da escrita em diferentes aspectos: apresentar as informações disponível na capa;
  • Estimular o conteúdo da leitura por meio da oralidade;
  • Incitar a leitura com momentos descontraídos (cartaz das borboletas)
  • Hora de conhecer a historia de Romeu e Julieta (Ruth Rocha), áudio narrado pela própria autora;
  • Conversar sobre o texto e estimular a troca das borboletas para outro canteiro;
  • Estimular a compreensão oral da história;
  • Leitura oral, individual e coletiva;
  • Registrar a história com recurso visual (ilustração)
  • Produzir reescrita do texto de Romeu e Julieta com, enfatizando a oralidade do aluno;
  • Correção coletiva dos textos;
  • Apresentar a biografia;
  • Leitura da história de Romeu e Julieta por capítulos;
  • Apresentar outras versões: Romeu e Julieta;
  • Desenvolver ortografia, pontuação, flexão e significados das palavras com trechos das histórias e com os textos produzidos pelos alunos;
  • Desenvolver estruturação,
  • Fazer enquete com registro gráfico;
  • Registrar o conhecimento por meio da reescrita;
  • Fazer correção coletiva;
  • Tomar conhecimento do ciclo das borboletas por textos informativos (metarmorfose)
  • Ordenar as histórias, ciclo das borboletas e de Romeu e Julieta;
  • Fazer textos ;
  • Escrita das cores das borboletas;
  • Cruzadinha;
  • Resolução de problemas com adição, subtração, multiplicação;
  • Conversa sobre o ambiente e meio ambiente,
  • Retomada da história para caracterização das paisagens;
  • Recorte e colagem de figuras de diferentes paisagens ( zona rural , urbana, floresta, etc.);
  • Confecção de painel;
  • Características das estações do ano;fenômenos da natureza;
  • Solo;
  • Chuva;
  • Ar;
  • Ciclo da água (textos informativos, visuais gráficos e vídeos)
  • Lista de atitudes preconceituosas;
  • Lista de possíveis mudanças de atitudes;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Correspondência com numero e quantidade,
Avaliação

Deverá ocorrer de forma contínua, valorizando o desenvolvimento, a participação e o interesse dos alunos observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta, de acordo com os objetivos previstos neste planejamento.


Desenvolvido pelo PROF: RONALDO NEPOMUCENO em AGOSTO de 2015 na classe do 3º ano da Escola Estadual Coronel Amantino Maciel situada na cidade de Piranga – MG.

Ronaldo Nepomuceno – Professor e Psicopedagogo clínico e institucional.

Contatoronaldonepo2008@hotmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *