Projeto Celebrando o Carnaval com Carmem Miranda

Justificativa:

A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. O centenário de Carmen Miranda vem abrilhantar ainda mais essa data que traz o samba em sua trajetória de vida.

Objetivos:
  • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem;
  • Identificar músicas de Carnaval;
  • Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
  • Incentivar a pesquisa no centenário de Carmen Miranda.
Desenvolvimento:
  • Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
  • Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marcinhas)
  • Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
  • Oficina de Maracas: Pintar as maracas com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
  • Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar de Carmen Miranda com contas coloridas e materiais diversos.
  • Espetinho de Frutas: Fazer um espetinho de frutas diversas trabalhando cor, sabor, espessura com as crianças e ressaltando a importância das frutas para o crescimento e bem estar.
  • Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido o turbante da Carmem Miranda e colar frutas feitas de jornal ou de plástico para um bloco carnavalesco.
    Apresente Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.
Culminância:
  • Promover o Baile de Carnaval na escola.
  • Entregar aos alunos um álbum de músicas carnavalescas como lembrança do evento.
  • Durante o baile pode-se promover um Festival de Frutas incentivando uma alimentação saudável.
Desfile das Frutas:

Alas:

  • Comissão de Frente: Crianças vestidas de baianas e chapéu de frutas de Carmen Miranda na cabeça tocando maracás.
  • Sugestões de Música: CD “Samba para crianças” e CD “Carnaval” da Palavra Cantada.

Alas das Frutas: Pedir aos pais que levem as crianças com uma roupa bem fresquinha (de acordo com a cor da fruta) e confeccionar juntamente com as crianças as máscaras com as respectivas frutas, tais como banana, maçã. mamão, laranja, uva, abacaxi.

Sugestão de Música : Música Pomar do CD “Canções Curiosas” da Palavra Cantada

Teatro Samba da nossa gente

Duração : 20 Minutos

Cenário: CDs velhos pintados pelas crianças fazendo um móbile no teto e painel de fundo azul com CDs colados.

Roteiro do Teatro:

(Narrador) O Brasil é um país muito rico, na nossa cultura temos vários estilos musicais, mas existe um ritmo que está no sangue desde bebês – o samba. Mesmo quem não sabe dançar, sabe dar uns passinhos e mexer o seu corpinho. Vamos viajar agora no tempo do samba da nossa gente…

Entram crianças (vestidas de sambistas, com roupas coloridas ou fantasias) sambando ao som da música Aquarela do Brasil.

(Narrador) No samba temos alegria e magia, além de muito ritmo que sempre acompanhado de diversos instrumentos fazem ferver e vibrar nosso corpo.

Entram as crianças tocando diversos instrumentos de percussão como: maracas, pandeiros e tambores, que poderão ser confeccionados de sucata .

(Narrador) Mas não pára por aí! Falar de samba é falar em Carmen Miranda que neste ano comemora o centenário de uma personagem que tem muita história. Vamos, então, homenageá-la, trazendo beleza e graciosidade dos seus movimentos . A alegria, a cor, o movimento, a música, fazem parte de um Brasil que gostamos de reconhecer como nosso.

Entram crianças vestidas de Carmen Miranda sambando ao ritmo da Música O que é que a baiana tem?

(Narrador) As máscaras trazem um encantamento, um mundo imaginário, podemos transformar em fadas, bruxas, princesas ou super heróis. Tudo é permito neste universo de faz de conta e fantasia. Falar em Carnaval é permitir que o samba, a fantasia e a animação façam parte do nosso mundo infantil, com marchinhas inesquecíveis, de vários anos de tradição e memória.

Entram crianças fantasiadas com máscaras diversas, ao som de marchinhas carnavalescas antigas como: As Pastorinhas, Mamãe eu quero, Máscara Negra, entre outras.

(Narrador) Ah! Que beleza! O samba é raça, é nosso povo e temos muito que comemorar, afinal de contas hoje é dia de Carnaval e vamos todos agora sambar e fazer desta festa mais que uma data, mas um momento de celebração da cultura do nosso povo, que faz parte dos nossos corações.

Entram todos pulando e dançando ao som da música Hoje é dia de Carnaval de: Paulo e Zé Tatit.

OBS: Para encerrar o teatro os pais/responsáveis devem ser convidados a dançarem junto com seus filhos. Durante a dança os professores devem animar lançando confetes e serpentinas, oferecendo às crianças e adultos para que também os lancem.


Monique Corrêa Saliba – Professora de dança, teatro e música. Especialista em técnicas de teatro infantil e coreografias para eventos diversos.

Telefone : (31) 3077-1747 / (31)8873-6553 – E-mail: moniquesaliba@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *