Descrição
Destinado a alunos da Educação Infantil ao 5 º ano do Ensino Fundamental.
Duração: Projeto contínuo.
CONTEÚDO:
- Público alvo
- Período / Duração
- Objetivos
- Apresentação
- Justificativa
- Informações fundamentais
- Hipótese pré-silábica
- Hipótese silábica
- Hipótese silábico-alfabética
- Hipótese alfabética
- Observações importantes
- Importância da sondagem
- Os primeiros passos
- Trabalhando com nomes
- Sugestões de atividades divertidas
- Caixa surpresa
- Linguagem oral e escrita
- Atividades didáticas envolvendo letras, palavras e textos
- Contando histórias
- Calendário
- Correspondência entre escrita e objetos
- Álbum de fotos
- Relatos de final de semana
- Registros
- Receitas
- Supermercado
- Música
- Trabalho com textos
- Leitura
- Passos fundamentais para o desempenho do papel do “professor-letrador”
- Sugestões de atividades para o nível pré silábico
- Atividades para nível silábico em diante
- Brincando e Aprendendo
- Trabalhando com quadrinhas e parlendas
- Trabalhando com Cantigas de Roda
- Trabalhando com lendas
- Trabalhando com Contos de fadas
- Tem remédio pra tudo
- Cartas e receitas criam atividades
- Pontos de observação
- Corrigir ou aceitar – o erro no processo de alfabetização?
- Ambiente alfabetizador
- A alfabetização no cotidiano escolar
- O compromisso com o êxito dos alunos
- Avaliação
- Bibliografia
Formato Apostila – 81 páginas – Tamanho A4
ATENÇÃO!
Alertamos que não elaboramos os projetos com intuito de auxiliar trabalhos universitários, os mesmos são úteis como materiais de apoio , mas não devem ser copiados a risca e é fundamental acrescentar os devidos créditos em sua bibliografia.
Os projetos PPD também não são elaborados com o intuito de fazer chegar às mãos dos (das) professores(as) “receitas mágicas”, mas sim modelos, dicas, ideias para que o (a) professor (a), refletindo sobre sua prática diária, possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso, significativo e realmente eficaz para os alunos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.