Portfólio Identidade

Por que utilizar o portfólio?

Comumente as crianças são avaliadas levando em consideração o que não sabem fazer segundo a expectativa do adulto. Entretanto, é necessário a compreensão de que cada ser é único e possui uma história, um ritmo e um desenvolvimento próprio.

A construção do Portfólio é um eficiente instrumento de avaliação, pois serve para acompanhar a trajetória da criança, apontando suas conquistas, possibilidades e dificuldades. Além disso, orienta os pais quanto a possíveis caminhos a serem trilhados na educação de seus filhos e, sobretudo, auxilia o/a docente a refletir sobre sua prática pedagógica diária.

As fichas avaliativas contendo aspectos do desenvolvimento infantil, ainda muito utilizadas nas escolas, são objetivas, mas extremamente padronizadoras. Já os relatórios individuais com a descrição do desenvolvimento das crianças, sem dúvida são mais interessantes que as fichas, mas não servem como material de reflexão e transformação. Nos relatórios professores preocupados em não rotular as crianças acabam fazendo relatos genéricos, homogêneos e subjetivos que não favorecem a aproximação entre escola e família.

A utilização de Portfólio vem do campo da arte. Artistas plásticos, designers, arquitetos costumam montar pastas na qual exibem uma seleção de produtos que marcam sua trajetória profissional.





Para fazer o registro das aprendizagens em um portfólio é preciso que o(a) professor(a) tenha claro o que quer revelar: por quê, para quê e de que forma organizará as informações para que o leitor compreenda as etapas e as singularidades do processo. É um trabalho de construção coletiva, que ultrapassa os muros das salas de aula e envolve todos os membros da comunidade escolar.

Quando registramos a história escolar da criança compreendemos seu desenvolvimento. Para tanto, defina objetivos e estratégias, junte em uma pasta: identificação da criança, lista e foto com nome de todas as crianças da turma, relatório dos trabalhos realizados em cada bimestre, amostras dos trabalhos das crianças com comentários das professoras, fotografias diversas, entrevistas com familiares, com antigas professoras, desenhos, bilhetes da mãe, fotografias e relatos escritos sobre o desenvolvimento sócio afetivo das crianças…

É importante que o portfólio mostre quais projetos e atividades foram desenvolvidos por bimestre e como cada criança se desenvolveu. Construir Portfólios é muito mais do que organizar uma pasta com amostras de trabalhos das crianças. Quando todos estão cientes de sua importância, o documento contribui para o enriquecimento da prática pedagógica sendo um valioso instrumento de avaliação do processo de crescimento das crianças, dos professores e da escola como um todo.

Baixe gratuitamente o Projeto completo “Quem sou eu? Trabalhando identidade”


Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela editora WAK; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br

Contatos: www.patyfonte.com.br | www.facebook.com/pedagogiadeprojetos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *