O hino nacional para os pequenos

Infelizmente, fazemos parte de um país cuja população, em sua maioria, não sabe cantar o hino nacional. Será que essa dura realidade não poderia ser alterada se ele fosse ensinado de uma forma mais tranquila desde a Educação Infantil?

As escolas comemoram no dia 19 de novembro o dia da bandeira brasileira. As crianças pintam, desenham ou fazem colagens que se referem à bandeira do Brasil e entendem o significado das cores que compõem um dos maiores símbolos da nossa pátria. E o hino nacional brasileiro? Ele recebe a mesma atenção no ambiente escolar?

No dia 13 de abril, comemora-se o dia do hino nacional brasileiro. Entretanto, é grande a quantidade de professores que julga que o hino seja difícil demais, principalmente no que se refere ao seu vocabulário, para as crianças. Partindo desse raciocínio, muitos docentes apenas tocam o hino para os alunos ouvirem e fazem uma breve explicação geral sobre seu conteúdo.

O projeto exposto a seguir busca ultrapassar essa barreira que envolve apenas uma abordagem superficial. Almeja-se, dessa forma, plantar na alma dos alunos o amor que temos de ter, sim, pela nossa bandeira, mas, também, a emoção que deve brotar em nossos corações quando surgem os primeiros acordes do hino nacional brasileiro.

Prontos para a cantoria? Vamos lá!

Principais objetivos:

 – Conhecer o hino nacional brasileiro, bem como compreender o seu significado.

– Valorizar o hino nacional e a bandeira brasileira.

– Desenvolver o senso de patriotismo.

– Criar no ambiente escolar um universo de respeito e amor à pátria.

– Compreender a postura adequada no momento de execução do hino nacional.

– Utilizar a linguagem musical, ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.

1o. passo

Duas semanas antes do dia do hino nacional brasileiro, selecione algum vídeo em que o hino nacional seja tocado. Escolha um evento marcante na história do nosso país ou uma ocorrência que tenha emocionado grande parte da população e explique o que acontece em cada uma das situações. Entre esses momentos, existem:

– Pódio dos atletas brasileiros nas últimas olimpíadas.

– Posse dos presidentes.

– Hino nacional tocado na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo.

Durante essa exibição, ressalte a importância da seriedade no momento em que o hino é tocado. Fale sobre a postura corporal que se deve apresentar e sobre o respeito que se deve dar ao hino. Aproveite, também, para dizer que não podemos ficar sentados durante a sua execução e que não devemos bater palmas ao seu término.

2o. passo

Depois de tocado o hino, pergunte às crianças o que elas entenderam com a letra que ouviram. Deixe-as falar construindo coletivamente um significado livre de qualquer conceito de certo e errado.

3o. passo

Pergunte às crianças se elas querem saber o que significa cada uma das partes e explique que elas poderão, assim, mostrar o que significa cada trecho para seus pais, amigos e familiares.

Diga a elas, ainda, que a letra do hino exalta grandes fatos históricos do Brasil, que trata das lutas que aqui ocorreram e que caracteriza a identidade do povo brasileiro.

O hino nacional foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e sua melodia composta por Francisco Manuel da Silva.

4o. passo

Trabalhe estrofe por estrofe o significado de cada uma das partes com as crianças.

É importante ressaltar que dependendo da turma e da estrofe estudada, talvez a análise de cada parte do hino dure uma aula.

Explique o significado de todas as palavras que elas disserem que não conheçam e apresente sinônimos.

Por fim, cante com as crianças cada uma das partes ao término de cada aula.

Segue abaixo uma sugestão de análise interpretativa:

 

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heroico o brado retumbante,

E o sol da Liberdade em raios fúlgidos,

Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Diga às crianças que essa estrofe retrata que as margens tranquilas do riacho Ipiranga ouviram o forte grito do heroico povo brasileiro. Além disso, explique que, nesse mesmo instante, o sol da Liberdade, que se refere à Independência do Brasil, brilhava intensamente no céu do nosso país.

O início do hino brasileiro refere-se ao famoso grito de D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil, dado no dia da nossa Independência, 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo.

Se o penhor desta igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte,

Em teu seio, ó Liberdade,

Desafia o nosso peito a própria morte!

Mostre aos alunos que esses versos explicam que se nós, brasileiros, conseguimos conquistar com braços fortes a Independência do Brasil, estamos, também, dispostos a continuar defendendo o país, mesmo em situações que nos levem à morte.

DICA DE ATUALIDADE: Aproveite esse trecho para trazer a bravura do povo brasileiro para a atual realidade do país que possui, infelizmente, em muitas cidades, grandes focos de violência que têm de ser combatidos por bravos policiais que, muitas vezes, morrem em serviço.

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Explique que essa estrofe exalta o amor pela pátria, que é idolatrada.

Idolatrada? O que é isso? Aproveite esse momento para discutir com as crianças o conceito de ídolo. Traga exemplos de grandes ídolos.

Brasil um sonho intenso, um raio vívido

De amor e de esperança à terra desce,

Se em teu formoso céu, risonho e límpido,

A imagem do Cruzeiro resplandece.

Comente com as crianças que se a imagem do Cruzeiro do Sul brilha tanto no céu limpo do Brasil, um sonho intenso de amor e de esperança também chega à nossa terra.

OLHANDO PARA O CÉU – Peça para as crianças tentarem encontrar, em uma noite com céu limpo, a constelação Cruzeiro do Sul, aquela cujo conjunto de estrelas forma uma cruz e que só pode ser vista no hemisfério sul. Diga, também, que talvez elas precisem da ajuda de algum adulto.

Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza

Diga aos alunos que nesses versos há uma comparação entre o tamanho do Brasil, que é belo, forte e corajoso, e o que ele pode oferecer a todos. Aqui se tem a ideia de que se ele é tão grande, terá um futuro igualmente grandioso. Não se esqueça de mostrar às crianças o mapa do Brasil para compará-lo ao de outros países. Você pode até mesmo mostrar as divisões da nossa nação por regiões e falar um pouco das diferenças linguísticas, geográficas e climáticas.

E HOJE?Aproveite o momento para explicar que, apesar da grande extensão territorial, temos consideráveis diferenças sociais no Brasil. Muitas crianças que moram nas capitais não têm ideia da pobreza vivenciada em outras localidades. Tal reflexão pode fazer com que elas valorizem mais o que têm.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

 

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria Amada,

Brasil!

Ao término da primeira parte do hino, mostre aos alunos que, novamente, exalta-se o amor pela pátria que é idolatrada e faz-se uma comparação com as outras pátrias do mundo, sendo o Brasil, na figura de mãe do povo, a mais amada por nós.

ÓDIO ENTRE NAÇÕES  – Abra com os alunos uma discussão que trate do ódio entre países. Diga que amar nossa nação é importante, mas que isso não justifica desmerecer outros países. Explique que essa é uma postura irracional. Você pode trazer como exemplo próximo a rixa entre Brasil e Argentina que surgiu por causa dos jogos de futebol.

Deitado eternamente em berço esplêndido,

Ao som do mar e à luz do céu profundo,

Fulguras, ó Brasil, florão da América,

Iluminando ao sol do novo mundo!

 

Depois de explicar que essa segunda parte do hino, muitas vezes, não é tocada em cerimônias oficiais devido ao tempo que se tem nos eventos, explique que esses versos retomam a ideia de que o Brasil, um país tropical ensolarado, rico em fauna e flora, é um país especial, o mais especial das Américas, sem, inclusive, grandes catástrofes naturais.

CATÁSTROFES NATURAIS – Por que não aproveitar esse momento para falar que devemos valorizar muito nosso país porque estamos livres de catástrofes naturais, como terremotos, furacões e tsunamis, que destroem intensamente muitas nações. Busque vídeos para mostrar esses tristes eventos às crianças!

Do que a terra mais garrida

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;

“Nossos bosques têm mais vida”,

“Nossa vida”, no teu seio, “mais amores”.

Nesse trecho, é interessante ressaltar a relação entre o hino nacional e o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, importante poeta brasileiro. Mostre, também, aos discentes como o tempo todo o hino valoriza as riquezas brasileiras. Nessa estrofe, ressaltam-se nossos campos que têm mais flores do que outros, nossos bosques que têm mais vida do que outros e, consequentemente, nossa vida na qual há mais amores.

Ó Pátria Amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo

O lábaro que ostentas estrelado,

E diga o verde-louro dessa flâmula:

– Paz no futuro e glória no passado

Agora, explique às crianças que o hino trata da bandeira nacional brasileira, outro símbolo máximo da nação, que deve ser exibida com amor eterno. Trate, ainda, do significado do verde e do amarelo, que segundo o próprio hino, clama por paz no futuro e glória pelo honroso passado histórico.

AS CORES DA BANDEIRA – Aproveite para explicar às crianças o que representa cada uma das cores da nossa bandeira. Além disso, discuta com os alunos: por que só valorizamos a bandeira brasileira na época de Copa do Mundo de Futebol?

Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Explique aos alunos que nesses versos se retoma a ideia de que o povo brasileiro lutará até a morte para fazer justiça, para defender a sua pátria adorada. CLAVA? Antiga arma de guerra

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

 

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada!

Brasil!

 

Finalize o hino nacional dizendo que, novamente, exalta-se o amor pela pátria, que é amada e idolatrada.

 5o. passo

Finalizado o estudo, comemore agora o dia do hino nacional, cantando-o conscientemente com as crianças. Viva o hino nacional! Viva o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *