Mondrian, notícia de jornal

Conceitos-Chave: Espaço / Forma / Luz-Cor

Indicação: Alunos a partir do 4º ano.

Objetivos:
  • Trabalhar linhas de contorno, identificando espaços internos e externos.
  • Utilizar plasticamente um suporte não convencional – o jornal.
  • Identificar formas geométricas.
  • Identificar as diferentes cores (pigmentos), experimentando combinações e misturas.
  • Utilizar características próprias dos materiais para criar plasticamente.
  • Reconhecer os elementos da linguagem plástica e suas diferentes possibilidades de ordenação.
  • Analisar resultados obtidos através de variações de ordenação dos elementos plásticos.
Desenvolvimento :
  • Contar algo interessante que tenham tido notícia ultimamente, através do rádio, TV, de uma revista ou jornal – Esta etapa tem por objetivo sensibilizar o grupo para a realização da atividade.
  • O professor distribuirá folhas de diferentes jornais aos alunos.
  • O aluno poderá selecionar uma notícia, anúncio, charge, fato, etc.
  • Ler silenciosamente uma página de jornal.
  • Escolher a noticia que mais chamar a sua atenção.
  • Contornar a noticia selecionada com lápis cera preto, observando a forma delimitada. Escolher uma cor para pintar o espaço interno. Oportunidade para observação da expressão de diferentes sentimentos e opiniões em relação a uma mesma cor.
  • Observar e discutir: Utilização das cores chapadas, sombreadas, com texturas, etc; o uso de figuras geométricas planas; a direção das linhas; as cores.
  • Ler para os colegas a noticia selecionada, justificando a escolha da cor utilizada.
  • Contornar as outras noticias da página com lápis cera preto, colorindo as áreas delimitadas.
  • Observar, no próprio trabalho e nos trabalhos dos colegas, as figuras geométricas utilizadas na diagramação de uma página de jornal (quadrados e retângulos) e a direção das linhas (vertical e horizontal).
  • Elaborar em pequenos grupos, uma página de jornal que apresente uma diagramação não convencional, onde outras formas geométricas planas regulares ou irregulares, que não o quadrado ou o retângulo, sejam utilizadas.
  • Identificar as diferentes cores e analisar os recursos utilizados pelos alunos no uso dessas cores sobre a página do jornal.
  • Observar, em reproduções de quadros de diferentes artistas e nos trabalhos feitos pela turma: o uso de figuras geométricas planas; a direção das linhas; as cores.
Variantes:

Trabalhar sobre outras páginas de jornal, individualmente ou em grupos, utilizando:

  • A cor, inicialmente escolhida, variando as tonalidades (monocromia) e elaborando texturas;
  • As cores características do NEOPLASTICISMO (vermelho, azul, amarelo, branco, preto,cinza).

O professor poderá, por exemplo, mostrar trabalhos de MONDRIAN e apresentar textos sobre o artista e os fundamentos do NEOPLASTICISMO.

Para conhecer melhor a biografia e obras de Piet Mondrian – pintor holandês, modernista, acesse : http://www.pietmondrian.org/

É importante explorar a identificação de formas geométricas regulares e irregulares; utilização de linhas inclinadas, curvas, mistas em diversas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *