Mini Projeto Ecológico

Destinado a alunos do Ensino Fundamental II. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores de acordo com os interesses e necessidades do(a) professor(a).

Justificativa:

Segundo Luciano Rosa, entre as diversas formas de expressão humana, a música é uma das mais importantes e com maior poder de sensibilização.

A proposta do projeto é partir da música Verdes Sinais para desenvolver atividades de reflexão e pesquisa sobre os fenômenos biológicos, a biodiversidade e as interrelações entre todos os componentes do meio natural.

Objetivos:

Com o desenvolvimento do projeto,esperamos que os alunos se tornem capazes de:

  • Adotar posturas que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
  • Posicionar-se criticamente diante de condições ambientais da comunidade onde vivem;
  • Perceber, apreciar, respeitar e valorizar a diversidade natural.
Desenvolvimento

 momento – apresentar a canção à turma

VERDES SINAIS

Composição: Ricardo Esch

Quem me dera voltar a tempos atrás
Quanto tempo passou
Sem se preocupar
Em cuidar da terra que Deus nos deu
Para o nosso bem, para a nossa paz
De que vale vender o que nos faz respirar
Por não crer no amanhã
E não se importar
Que pela ganância todo o planeta desfalecerá
Terra, céu e mar
Cuidar do chão
Regar a flor
Manter o verde e o mar que tens
Para que não falte o amanhã a todos nós
Nem o frescor de uma manhã de sol
Desejamos andar em solos que se produz
Vida e preservar
E se assim não for
É tornar em negros tempos o amanhã
Que vem nos dizer por verdes sinais

 momento – Lançar questões para interpretação, reflexão e debate, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e sentimentos.

 momento – Trabalho de campo:

  • Observar de forma crítica o ambiente ao redor da comunidade escolar, identificando aspectos positivos e negativos, discutindo e propondo soluções para os problemas ambientais encontrados;
  • Utilizar o ambiente do qual a comunidade escolar faz parte propondo aos alunos que se posicionem diante dos problemas, identificando as situações de responsabilidade individual e as que demandam da participação coletiva;
  • Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação ao estudo realizado.
Contextualizando:
  • Pesquisar outras canções que abordem a temática ambiental;
  • Criar paródias ambientais a partir de canções conhecidas;
  • Pesquisar sobre a Bossa Nova;
  • Desenvolver atividades de artes plásticas reciclando objetos;
  • Confeccionar mapas simplificados do bairro (ou da cidade), localizando geograficamente a escola;
  • Descrever a topografia do local onde a escola está situada;
  • Propor ideias para a melhoria dos espaços destinados à arborização e ao ajardinamento e fazer um mapa do bairro, localizando as árvores.
  • Observar de forma crítica o ambiente ao redor da comunidade escolar e identificar um problema ambiental . Ex: lixo em terreno, rio assoreado, desmatamento, poluição inclusive visual ( propaganda excessiva), queimada etc.
  • Discutir que disciplinas ou campos disciplinares poderiam ajudar a discutir/solucionar o problema.Sem forçar a participação artificial de TODAS as disciplinas da escola.
  • Buscar em fontes variadas informações sobre problemas similares e as soluções encontradas em outras comunidades.
Culminância:

Expor os trabalhos e pesquisas em uma feira de confraternização ambiental. Apresentar as canções às famílias dos alunos através de danças, dramatizações, etc. Propor uma intervenção na comunidade em função do problema discutido ( uma cartilha informativa, um abaixo-assinado, um mutirão, etc.)

Referências:
  • DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2002.
  • ROSA, Luciano. A música a serviço da educação. In: Educação, set. 1999.

A música Verdes Sinais, interpretada por Marco Esch, consta no CD Bossa e Paz e foi gentilmente cedida para auxiliar os docentes na realização de atividades de sensibilização.

Composição: Ricardo Esch.


Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela editora WAK; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br

Contatos: www.patyfonte.com.br | www.facebook.com/pedagogiadeprojetos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *